sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Brasil 4 x 2 Chile - Goleada com show de Nilmar e festa na Bahia...

brasilxchile_004_ori.jpg O Brasil fez a festa da torcida baiana nesta quarta-feira à noite. Já classificado à Copa do Mundo de 2010, o time de Dunga goleou o Chile por 4 a 2, no Estádio Pituaçu, em Salvador, e manteve a liderança isolada das Eliminatórias, agora com 33 pontos ganhos. Em terceiro lugar, o Chile fecha a 16ª rodada com apenas 27 e tentará sua classificação nas próximas rodadas.

Confira também:


O placar, porém, é um pouco enganoso pelo que as duas equipes produziram em campo. Nilmar e Júlio Baptista marcaram para o Brasil no primeiro tempo, enquanto Suazo, de pênalti, fez o primeiro dos chilenos.

Na etapa final, Felipe Melo foi expulso e complicou a vida brasileira. O Chile se aproveitou e empatou com Suazo. Melhor em campo, os visitantes abriram espaços na defesa, muito bem aproveitados pelos brasileiros. Nilmar, com mais dois gols, garantiu a vitória e, provavelmente, um lugar entre os preferidos de Dunga para a Copa de 2010.

Freguês tem sempre razão!
O Chile manteve a sina de sempre perder por goleada para o Brasil. Há nove anos sem vencer o pentacampeão mundial, o time do El Loco Marcelo Bielsa sofreu a sexta goleada nos últimos seis encontros entre as seleções.

Em 2005, o Brasil venceu por 5 a 0, em Brasília, pelas Eliminatórias. Dois anos depois, fez 4 a 0, em amistoso disputado em campo neutro. No mesmo ano, na Copa América, mais duas goleadas: 3 a 0 e 6 a 1. No último encontro, Brasil 3 a 0, com dois de Luís Fabiano e um de Robinho.

Craque-dependência!
brasilxchile_003_270x180.jpgO primeiro tempo deixou clara a dependência brasileira da dupla Kaká e Luís Fabiano. Sem o camisa 10 e o principal artilheiro em campo, o Brasil viu-se perdido na armação de jogadas. Júlio Baptista esteve perdido em campo, o que prejudicou a criação de jogadas do time.

Assim, as melhores chances aconteceram através da bola lançada na área chilena. Após cobrança de escanteio de Daniel Alves, Luisão cabeceou forte no canto direito, mas o zagueiro chileno tirou em cima da linha, evitando a abertura do placar.

Único jogador da cidade, Daniel Alves teve outra boa chance aos 12 minutos. Escalado como meia, o baiano arranjou espaço na entrada da área e chutou forte no canto direito. Braco defendeu em dois tempos, mas Nilmar chegou atrasado e não aproveitou o rebote.

O Chile assustou em chutes de longe também, principalmente aqueles saídos do pé direito de Matias Fernandez. O meia arriscou da meia-lua e forçou boa defesa de Júlio César, no canto esquerdo. Foi a única intervenção mais difícil do goleiro brasileiro.

Em uma nova jogada de cruzamento, o Brasil encontrou o seu gol, mas não de cabeça. Daniel Alves recebeu pela direita e levantou na área. A bola passou por Adriano, mas não por Nilmar, que se jogou e tocou com o bico do pé direito. O gol animou o Brasil, que perdeu mais uma chance com Adriano. O Imperador driblou o goleiro, mas chutou em cima da marcação.

Júlio opera milagre e Brasil aproveita!
Os chilenos assustaram mais o gol do Brasil nos minutos finais, até para tentar uma reação próxima ao intervalo. Mas pararam em (mais uma) noite inspirada de Júlio César. Aos 38 minutos, Fernandez recebeu dentro da pequena área e chutou de primeira. No reflexo, o goleiro brazuca espalmou para longe e salvou o time de Dunga.

brasilxchile_001_180.jpgComo quem não faz, toma, a Seleção Brasileira aproveitou um contra-ataque para resolver a situação ainda no primeiro tempo. Aos 40 minutos, Daniel Alves avançou pelo meio e rolou para Júlio Baptista. O substituto de Kaká finalizou de primeira, no canto esquerdo, sem chance para o goleiro chileno.

Nos acréscimos, os visitantes diminuíram a vantagem. Felipe Melo cometeu pênalti em Alex Sanchez pelo lado direito. Na cobrança, Humberto Suazo cobrou forte, no canto direito e alto, sem chance de defesa para Júlio César. O camisa 1 até pulou na bola, mas ela era indefensável.

Susto atrapalha a festa!
A etapa final tinha tudo para ser de festa para o Brasil. Sem mudanças, os brasileiros voltaram com bom toque de bola e sem sofrer sustos. Isso tudo até os cinco minutos, quando Felipe Melo coroou uma noite infeliz com uma entrada violenta no adversário e recebeu, justamente, o cartão vermelho.
Sem um dos volantes, a Seleção Brasileira perdeu seu ponto de referência e abriu espaço para o Chile, que não demorou a empatar. Aos sete minutos, Suazo recebeu cruzamento da esquerda e, de voleio, venceu Júlio César, com um chute potente no canto esquerdo.

O gol de empate deixou no Chile mais perigoso e o Brasil, sem nenhuma saída de bola, mais acuado. Dunga tentou corrigir os problemas com as entradas do volante Sandro, que fez sua estreia na Seleção principal, e do meia Elano, nos lugares de Júlio Baptista e André Santos. Para completar, pôs Diego Tardelli na vaga de Adriano.

Com mais qualidade no toque de bola, o Brasil evitou a pressão do adversário e melhorou sua saída de bola. No entanto, o fato de jogar com um a menos no gramado do Pituaçu fez a diferença. O time brasileiro preferiu, ao contrário do que queria a torcida, controlar o jogo na posse de bola.

Nilmar garantido em 2010!
brasilxchile_002_300.jpgO controle da posse de bola deu tranqüilidade ao Brasil. Foi desta forma que a equipe brasileira conseguiu encontrar espaços na esburacada defesa chilena e marcar gols que garantiram não só a vitória, como também mais uma goleada para o retrospecto de Dunga.
Aos 28 minutos, Elano encontrou Maicon na linha de fundo. O lateral cruzou na cabeça de Nilmar, que se antecipou ao zagueiro e finalizou no canto direito, sem chance para Braco. Dois minutos depois, passe brilhante de Elano para Maicon. Desta vez, o camisa 2 decidiu arriscar o chute. O goleiro chileno defendeu, mas Nilmar pegou o rebote para marcar.

O Chile ainda tentou uma reação nos minutos finais – já com o ex-palmeirense Valdívia em campo –, mas não chegou nem perto disso. A defesa brasileira evitou todos os ataques possíveis.

Próximos Jogos
As duas seleções voltam a jogar pelas Eliminatórias somente no mês de outubro. Já classificado, o Brasil enfrenta a Bolívia, em La Paz, e a Venezuela, em Campo Grande. Ainda com chances de classificação, o Chile encara a Colômbia, rival direto por uma vaga, em Bogotá, e fecha sua participação contra o Equador, em Santiago.

Ficha Técnica

Brasil 4 x 2 Chile

Local: Estádio Pituaçu, em Salvador-BA
Árbitro: Jorge Larrionda-URU
Público: 30.370 pagantes
Renda: R$ 4.350.425,00
Cartões Amarelos: Felipe Melo (Brasil); Jara e Alex Sanchez (Chile)
Cartões Vermelhos: Felipe Melo (Brasil); Alex Sanchez (Chile)
Gols: Nilmar aos 31’/1T, aos 28’/2T e aos 30’/2T e Júlio Baptista aos 40’/1T (Brasil); Suazo, de pênalti, aos 45’/1T e aos 7’/2T (Chile)

Brasil
Júlio César; Maicon, Luisão, Miranda e André Santos (Elano); Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Júlio Baptista (Sandro); Nilmar e Adriano (Diego Tardelli).
Técnico: Dunga.

Chile
Braco; Medel, Jara, Ponce e Millar (Isla); Carmona, Vidal (Cereceda), Matias Fernandez e Alex Sanchez; Suazo (Valdívia) e Beausejour.
Técnico: Marcelo Bielsa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora espero que Dunga deixe o Nilmar
no luga do robinho que nao vem jogando nada...