quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sul-Americana: Botafogo foi o único brasileiro a vencer...

A rodada de ida das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana teve sequência, na noite desta quarta-feira, com quatro partidas. O único brasileiro a sair de campo vitorioso foi o Botafogo, que esqueceu a crise do Campeonato Brasileiro e passou por cima do Emelec-EQU. Internacional e Fluminense vacilaram e só empataram. Já o Vélez Sarsfield venceu em jogo polêmico. O Fluminense provou que quando a fase não é boa nada dá certo. Após um bom começo de jogo, o time carioca cedeu o empate para o Alianza Atlético-PER (penúltimo colocado no Peruano), por 2 a 2, em Piura, no interior peruano. Luis Alberto abriu o placar para os tricolores, mas Aponte e Valverde viraram, na segunda etapa. Aos 29 minutos, Conca, de falta, salvou o Flu.

Apesar de estar a 11 jogos sem vencer - ainda não ganhou sob o comando de Cuca -, o Tricolor das Laranjeiras acabou levando um bom resultado para casa. Agora, pode empatar sem gols ou por 1 a 1 na volta, na próxima quinta-feira. O vencedor deste confronto pega Internacional ou Universidad do Chile.

Campeão estreia mal
O Internacional decepcionou os poucos torcedores presentes no Estádio Beira-Rio, em sua estreia na edição de 2009 da Sul-Americana. Os atuais campeões ficaram apenas em um empate contra a Universidad do Chile-CHI, por 1 a 1. Os chilenos saíram na frente com Motillo, mas Kléber empatou.

Com o tropeço em Porto Alegre, o Colorado terá de buscar a vitória ou um empate por mais de um gol na partida de volta, que acontece na próxima quarta-feira, em Santiago. Aos chilenos, basta uma vitória simples ou um empate sem gols.

Único vencedor brazuca
Lutando contra o rebaixamento, o Botafogo vive um clima de paz na Sul-Americana. O time alvinegro deu um importante passo rumo à classificação ao vencer o Emelec-EQU, por 2 a 0, no Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. Os gols da vitória foram marcados por Renato e André Lima, ambos de cabeça.

A vitória por dois gols de diferença garante a vantagem do Fogão poder perder por um gol ou até dois gols de diferença, caso marque no mínimo um. A volta acontece na próxima quarta-feira, em Guayaquil. O vencedor deste confronto vai encarar Goiás ou Cerro Porteño.

Duvidoso, hein?
Em uma partida com arbitragem, no mínimo duvidosa, o Vélez Sarsfield conseguiu uma virada heróica. Com dois gols nos acréscimos, o time argentino venceu o Unión Española, por 3 a 2, de virada, no Estádio Jose Amalfitani, em Buenos Aires. O gol da vitória foi anotado por Zárate, aos 48 minutos do segundo tempo. Curiosamente, logo depois o árbitro uruguaio Roberto Silvera encerrou o jogo.

Com este importante resultado, o Vélez poderá jogar por um empate na partida de volta, que acontecerá na próxima quinta-feira, em Santiago. Ao time chileno resta vencer por dois gols de diferença ou por um gol, desde que sofra no máximo um gol.

Continua...
A rodada de ida das oitavas-de-final será encerrada, nesta quinta-feira, com mais três partidas. O único brasileiro a entrar em campo será o Goiás, que enfrentará o tradicional Cerro Porteño, em Assunção (Paraguai).

Regulamento!
Nesta fase, os 16 clubes se enfrentam em sistemas de mata-mata, em jogos de ida e volta. Em caso de empate, o primeiro critério de desempate é nos gols marcados fora de casa. As partidas de ida acontecem todas nesta semana e as de volta estão marcadas para a próxima semana, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro.

Confira os jogos de ida das oitavas-de-final:

Quarta-feira
Alianza Atletico-PER 2 x 2 Fluminense-BRA
Vélez Sarsfield-ARG 3 x 2 Unión Española-CHI
Internacional-BRA 1 x 1 Universidad do Chile-CHI
Botafogo-BRA 2 x 0 Emelec-EQU

Quinta-feira
18 horas
LDU-EQU x Lanús-ARG

20h15
San Lorenzo-ARG x Cienciano-PER

22h30
Cerro Porteño-PAR x Goiás-BRA

Nenhum comentário: