quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Brasil x Chile - Amistoso de luxo na Bahia...


Após carimbar o passaporte para a Copa do Mundo de 2010 e complicar a vida dos hermanos argentinos, a Seleção Brasileira volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o Chile, às 22 horas, em Salvador, pela 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. A vitória por 3 a 1 sobre a Argentina, no último sábado, deixou o Brasil na liderança com 30 pontos, enquanto o Chile vem a seguir, com 27 pontos.

Mas se o jogo ganhou caráter festivo para o Brasil, o mesmo não se pode dizer da importância da partida para o adversário, que trata o duelo como uma decisão que pode sacramentar sua classificação para a Copa do Mundo. Para não depender de nenhum outro resultado, o Chile precisa de uma vitória, mas um empate e até mesmo uma derrota pode garantir o país no Mundial dependendo de outros resultados.
Tabu
Com a vaga para a Copa já garantida, o Brasil busca agora outros objetivos. Um deles é quebrar um tabu que já dura 14 anos. Desde 1995 a seleção pentacampeã não passa um ano inteiro sem perder. Na ocasião, a equipe comandada por Zagallo fez 20 jogos, conquistando 16 empates e quatro empates.

Neste ano, a Seleção fez 12 partidas, tendo vencido 11 e empatado uma. Além deste jogo contra o Chile, o Brasil ainda encara Bolívia e Venezuela em 2009, adversários modestos e que não colocam medo em ninguém. Assim, se passar em branco contra o Chile, a seleção canarinho tem grande chance de terminar o ano invicto.

Freguês!
Nas últimas vezes em que enfrentou o Brasil, o Chile foi um verdadeiro saco de pancadas. Foram oito jogos, com sete vitórias e um empate. Nos últimos cinco encontros, porém, os chilenos levaram uma sacolada de gols. Foram 21 gols marcados pela Seleção Brasileira e apenas um feito pela equipe do Chile.

A maior goleada foi um 6 a 1, nas quartas-de-final da Copa América de 2007. Juan, Júlio Baptista, Robinho (dois), Josué e Vágner Love marcaram para o Brasil.

Desfalques e mais desfalques
Sem poder contar com Kaká, Luis Fabiano e Ramíres, todos suspensos, além de Robinho, machucado, o técnico Dunga fará quatro mudanças em relação à equipe que venceu a Argentina. Na zaga, Miranda joga ao lado de Luisão, enquanto que no meio-campo Júlio Baptista substitui o cérebro Kaká.

Já no ataque, onde não terá a dupla titular formada por Luis Fabiano e Robinho, Dunga escalou Nilmar e Adriano. "Espero fazer uma boa atuação. O Luis Fabiano merece estar como titular, ele está fazendo por onde a cada partida, eu preciso fazer por onde também para permanecer na Seleção", afirmou o Imperador.

Mistério...
No Chile, Marcelo Bielsa aposta no mistério para tentar surpreender o Brasil. O treinador promete uma equipe ofensiva, e pode escalar o Mago Valdívia -bem conhecido do público brasileiro- no ataque. "A melhor forma de enfrentar o Brasil é não ter medo. Vamos entrar e jogar de igual para igual", garantiu Bielsa.

Ficha Técnica

Brasil x Chile

Local: Estádio Pituaçu, em Salvador - BA
Data: 09/09/2009
Horário: 22 horas
Árbitro: Jorge Larrionda - URU

Brasil
Julio Cesar; Maicon, Luisão, Miranda e André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Júlio Baptista; Nilmar e Adriano.
Técnico: Dunga.

Chile
Bravo; Medel, Jara, Ponce e Vidal; Millar, Carmona e Matías Fernández; Beausejour, Valdivia e Sánchez.
Técnico: Marcelo Bielsa.

Nenhum comentário: