domingo, 13 de setembro de 2009

Ceará joga mal e perde em Floripa...


O Figueirense sofreu muito, mas conseguiu a reabilitação no Campeonato Brasileiro da Série B e voltou a encostar na zona de acesso. Em um jogo bastante disputado e emocionante, o time catarinense bateu o concorrente direto Ceará, por 2 a 0, na tarde deste sábado, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O duelo foi válido pela 23.ª rodada da competição. Com este resultado, o Figueira torna a diminuir a diferença para o G4. Agora, possui 36 pontos, na sétima colocação. Por outro lado, os cearenses aparecem justamente na quarta colocação, com 40 pontos. O time perdeu uma invencibilidade de cinco rodadas, sendo três vitórias e dois empates.

Figueira começa com tudo!
Necessitando da vitória para não perder contato com o G4, o Figueirense começou o jogo da maneira que sua equipe desejava: pressionando e buscando o gol desde o início. Nem mesmo o campo pesado, por conta das fortes chuvas que caíram na capital catarinense diminuíram o ímpeto dos mandantes.

A primeira boa oportunidade da equipe da casa saiu aos 11 minutos. O volante Diego Paulista cobrou falta com força e o meia Paulinho pegou o rebote pela esquerda, mas a zaga conseguiu cortar para a linha de fundo. Sentindo bastante o gramado, o Ceará encontrou grandes dificuldades para jogar.

Aos 22, os donos da casa voltaram a assustar. O ala Egídio cruzou bem pelo lado esquerdo e o goleiro Lopes afastou mal de soco. O meia Fernandes ficou com a sobra, no entanto, pegou mal na bola e mandou à direita do gol. Apesar do domínio, os catarinenses não tiveram eficiência nas poucas chances reais que tiveram.

Ceará acorda, mas...
Para piorar, aos poucos, o Vozão começou aproveitar falhas da defesa adversária para chegar ao ataque. Os erros de defesa tiraram a paciência da torcida local, que passou a pegar no pé, principalmente do zagueiro Régis. Apesar disso, o Figueira tornou a perder grande chance aos 33.

Fernandes recebeu de Paulo Sérgio, mas na cara do gol foi interceptado pelo goleiro Lopes. Quando o jogo parecia caminhar para o intervalo sem gols, o time mandante chegou ao primeiro gol. Aos 39 minutos, Egídio cobrou falta para dentro da área e o atacante Schwenck se adiantou ao goleiro para desviar de cabeça. O gol tirou a pressão de cima de sua equipe.

No intervalo, o técnico PC Gusmão fez duas mudanças, na tentativa de deixar sua equipe mais ofensiva. Ele tirou o lateral Fábio Vidal para a entrada do meia Esley. Já o também meia Jorge Henrique entrou na vaga do volante Michel. As modificações, porém, escancararam o Ceará, que perdeu o meio-campo e acabou dominado.

Gol relâmpago!
Com uma blitz, o Figueirense aumentou o placar logo a um minuto. Paulo Sérgio cruzou na área e, antes da chegada de Egídio, Lopes afastou. A bola, contudo, caiu no meio da área e Fernandes, com muito oportunismo, bateu colocado no canto direito do goleiro, que nada pôde fazer.

O gol pôs fogo no jogo e, nos minutos seguintes, cada equipe criou pelo menos duas boas chances de gol cada. Aos poucos, os donos casa começaram a sentir o cansaço físico e se retraiu, chamando o adversário para o ataque. Era o que o Vozão precisava para recuperar a confiança e assumir as rédeas da partida.

Após isso, o que se viu foi um massacre dos visitantes. O goleiro Wilson salvou, pelo menos, em umas três oportunidades e ainda contou com a sorte quando o meia Heleno carimbou o travessão. Após tanta pressão, o Ceará chegou ao gol aos 25 minutos. Jorge Henrique cobrou escanteio da esquerda, a bola foi desviada na primeira trave e o meia Geraldo completou na segunda trave.

Mesmo com dois homens a menos após as expulsões de Anderson e Boiadeiro, o Ceará teve chance de empatar, a principal delas aos 47 minutos, num pênalti de Régis em Rômulo. Mas Geraldo foi para a cobrança e bateu para fora.

Próximos Jogos
Na próxima terça-feira, às 19h30, o Figueirense volta a campo para enfrentar o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Enquanto isso, o Ceará joga contra o Vila Nova, no mesmo dia a horário, no Estádio Castelão, em Fortaleza.

Ficha Técnica

Figueirense 2 x 1 Ceará

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis – SC
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio - DF
Cartões Amarelos: Toninho, Régis, Schwenck, Lucas (Figueirense); Anderson, Michel, Fábio Vidal, Geraldo, Jorge Henrique, Misael (Ceará)
Cartões Vermelhos: Anderson e Boiadeiro (Ceará); Régis (Figueirense)
Gols: Schwenck aos 39'/1T e Fernandes a 1'/2T (Figueirense); Geraldo aos 25'/2T (Ceará)

Figueirense
Wilson; Toninho (João Filipe), Régis e Edson; Lucas, Diego Paulista, Paulinho (Anderson Pico), Fernandes e Egídio; Paulo Sérgio (Vinícius Pacheco) e Schwenck.
Técnico: Márcio Araújo.

Ceará
Lopes; Boiadeiro, Erivélton, Anderson e Fábio Vidal (Esley); João Marcos, Michel (Jorge Henrique), Heleno e Geraldo; Wellington Amorim (Misael) e Rômulo.
Técnico: Paulo César Gusmão.

Nenhum comentário: