sábado, 5 de setembro de 2009

Argentina x Brasil - Mais um capítulo no maior clássico do mundo...

Com 93 anos de história, o duelo de maior rivalidade no futebol mundial terá mais um capítulo escrito na noite deste sábado. A Argentina recebe o Brasil, às 21h30 (de Brasília), no estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010. O jogo é decisivo para os hermanos, que precisam da vitória sob risco de deixar a zona de classificação em caso de tropeço. Vindo de derrota para o Equador, por 2 a 0, a Argentina ocupa a quarta colocação, com 22 pontos. Se perder para o Brasil e o Equador vencer a Colômbia, o selecionado portenho cai para a quinta colocação, posição que obrigaria os bicampeões mundiais a disputar a repescagem. O Brasil, por sua vez, vive situação completamente oposta e pode carimbar o passaporte para a Copa. Líder com 27 pontos, uma vitória classifica a Seleção para o mundial desde que o Equador seja derrotado e o Uruguai não vença o Peru.

Por isso, os jogadores da Seleção Brasileira não escondem que vão tentar tirar proveito do desespero argentino pela vitória. "A Argentina precisa muito mais da vitória do que o Brasil. O Brasil hoje está aqui para vencer. Mas a Argentina está desesperada pela vitória. Eles trouxeram a partida para um campo em que a torcida fica mais próxima, onde há uma pressão maior. Mas estamos acostumados com a pressão, com clássicos, os grandes jogos. Atuamos em grandes clubes europeus", afirmou o volante Felipe Melo.

Nos últimos anos, a seleção pentacampeã leva ampla vantagem sobre os rivais históricos. Nos últimos sete duelos pela equipe principal, o Brasil venceu quatro, empatou dois, e perdeu somente um. Além disso, as recentes derrotas portenhas nas finais da Copa das Confederações (2005), e Copa América (2004 e 2007) deixaram os vizinhos "mordidos" com a Seleção Brasileira.

Dia para ser esquecido?
O dia 5 de setembro é uma data que não traz boas lembranças para os argentinos. Em 93, a Argentina foi massacrada pela Colômbia em Buenos Aires, perdendo por 5 a 0, naquele que é considerado um dos maiores vexames da história do futebol argentino. Agora, exatamente 16 anos depois, o Brasil tem a chance de fazer da data mais um dia de tristeza para os rivais.

Ao ataque!
maradona_0005_250x190.jpgA necessidade da vitória fará com que a Argentina tome a iniciativa do jogo e parta para cima do Brasil. pelo menos é o que garante Diego Maradona. "A ideia é pressionar o Brasil, ter atenção nos rebotes, isto é algo que já conversamos há muito tempo. Digo aos jornalistas brasileiros aqui presentes: vamos atacar o Brasil", disse El Pibe D´oro.

O treinador confirmou a dupla de ataque formada por Mesi e Tevez. Na zaga, o ex-corintiano Sebá Dominguez está confirmado ao lado de Otamendi. O meio-campo será composto por Maxi Rodríguez, Mascherano, Verón e Dátolo.

Duas formações, uma certezatreino_0017_180.jpg
No Brasil, Dunga chegou a testar uma equipe ofensiva e com um trio no ataque formado por Robinho, Luis Fabiano e Adriano. No entanto, esta formação não é a do início de jogo, e poderá ser usada no decorrer da partida. Para começar o jogo, Dunga optou por Elano no lugar do Imperador, formando o meio-campo ao lado de Gilberto Silva, Felipe Mello e Kaká.

Confirmado entre os 11 titulares, o meia Elano espera repetir o desempenho do amistoso entre as seleções disputado em setembro de 2006, em Londres, quando marcou dois gols. "Com certeza todo jogo da seleção é importante para estar na lista da Copa do Mundo, mas essa partida é especial, é um clássico mundial. Então, nada melhor do que estar nessa partida. Espero ir bem como fui da outra vez", declarou Elano.

Ficha Técnica

Argentina x Brasil

Local: Estádio Gigante de Arroyito, em Rosário - Argentina
Data: 05/09/2009 (sábado)
Horário: 21h30
Árbitro: Oscar Ruiz - COL

Argentina
Andújar; Zanetti, Otamendi, Domínguez e Heinze; Mascherano, Verón, Dátolo e Maxi Rodríguez; Messi e Tévez.
Técnico: Diego Maradona

Brasil
Julio César; Maicon, Lúcio, Luisão e André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.
Técnico: Dunga

Um comentário:

Anônimo disse...

o time da argentina nao assusta ninguem, mais obrasil tambem nao é essas coisa todas nao, mais valeu a vitoria. parabens pelas materiais que coloca no blog, esta quase coisa de profissional. ha, antes que esqueça, colocar os mesarios Emanuel e Russo como piores da liga nao foi bem repercutido pelos atletas que jogam no omegão. Valeu.

José Ismael(atleta da Liga)