sábado, 3 de outubro de 2009

A vitória da alma sobre o poderoso da América

Lula desconversa, mas sua apresentação impressionou muito mais que a de Obama e o Rio será sede dos Jogos Olímpicos de 2016...

A emoção e a informalidade do “peão” que virou presidente derrotaram a sobriedade e aparente frieza do primeiro negro a comandar a maior potência das Américas. Logo após o anúncio da vitória do Rio, Luiz Inácio Lula da Silva lembrou o convite brincalhão que fez ao presidente americano Barack Obama, alertando que ganharia do colega se ele faltasse à votação em Copenhague. Obama foi, mas não mostrou engajamento na defesa da candidatura de Chicago, a cidade menos votada. “Ele veio, mas quis Deus que a gente ganhasse, mesmo com o Obama aqui”, vibrou Lula, com lágrimas nos olhos e uma bandeira verde e amarela nas mãos.

>>> A vitória do Rio de Janeiro nas capas dos principais jornais do planeta

O presidente brasileiro preferiu comemorar e exaltar o calor da torcida em todo o País a polemizar os comentários de que teria vencido o dirigente americano no discurso de apresentação da candidatura carioca. “Não ganhei do Obama. O Rio é que ganhou de Madri, Tóquio e de Chicago. Hoje é um dia sagrado e estou muito orgulhoso. Se morresse agora, já teria valido a pena viver”, exagerou.
Para o presidente, a escolha da Cidade Maravilhosa fez o País chegar à primeira classe entre os países menos ricos. Lula disse que a vitória deve ser comemorada por todas as nações sul-americanas, já que o Brasil é o primeiro país do continente a sediar o maior evento esportivo do planeta. “Dizem que o Brasil é de Terceiro Mundo. Muitos falam isso. Precisamos melhorar a saúde, educação... Sim, temos muito trabalho pela frente. Mas somos um país imenso e receber as Olimpíadas só vai ajudar. Respeito é bom e hoje o recebemos”, afirmou ele, creditando a conquista à população.

“Parabéns à alma e paixão do povo brasileiro. Não estarei mais na Presidência, mas estarei como cidadão brasileiro, colocando minha alma e meu coração”, completou Lula, elogiando o esforço das autoridades brasileiras, em especial o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, que ganharam beijos calorosos do presidente.

No início da comemoração, Obama teria tentado falar com Lula pelo telefone para parabenizá-lo, a exemplo de Hugo Chávez, da Venezuela. Mas o presidente brasileiro não pôde atendê-los. Estava festejando a vitória. Mais uma vez Lula prova para o mundo que para ser líder não precisa ter ído as melhores universidades, precisa entender de POVO, o que eles suplicam, falar sua linguagem, e isso o Presidente faz como ninguém. Parabéns ao Presidente Lula por comandar mais essa importante vitória, e trazer o 2º maior empreendimento esportivo para o Brasil, porque o 1º se realizará no proximo ano, a Copa do Mundo.

Nenhum comentário: