domingo, 11 de outubro de 2009

Brasil perde mais uma vez para a Bolívia e coloca culpa na altitude...


Júlio César observa gol de Marcelo Moreno. Foto:AFP

Jogando um futebol sem inspiração e sofrendo com a altitude de 3.600 metros de La Paz, o Brasil perdeu para a frágil Bolívia, por 2 a 1, neste domingo, pela penúltima rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. A seleção pentacampeã sentiu a falta de alguns titulares que não jogaram, como Kaká, Luis Fabiano e Lúcio. Olivares e Marcelo Moreno fizeram os gols da Bolívia, enquanto Nilmar descontou para o Brasil. O resultado não muda em nada em termos de classificação. Já garantida na Copa do Mundo, a Seleção Brasileira segue liderando com 33 pontos, ao lado do Paraguai, levando vantagem no saldo de gols. A Bolívia, por sua vez, segue em penúltimo lugar, com 15 pontos, e como consolo tem o fato de não poder mais ser ultrapassado pelo Peru, evitando o vexame de ser o lanterna.

A derrota da equipe de Dunga põe fim à uma sequência de 11 vitórias seguidas, sendo cinco delas pelas Eliminatórias e cinco pela Copa das Confederações, além do amistoso contra a Estônia. A última derrota havia sido há mais de um ano, quando perdeu para o Paraguai, por 2 a 0, dia 15 de junho, pelas Eliminatórias.

Brasil lento e desorganizado
A Bolívia começou a partida mais interessada e com maior posse de bola, enquanto o Brasil deixava claro que o jogo tinha pouca importância. Assim, mesmo infinitamente inferior tecnicamente, a equipe da casa era mais presente no ataque e criou uma boa chance aos cinco minutos, obrigando Júlio César a trabalhar. Arce pegou sobra na entrada da área e chutou na saída do goleiro brasileiro, que fez bela defesa.

Com o Brasil recuado, a Bolívia cresceu no jogo e fez o primeiro aos nove minutos. Após a cobrança de escanteio, Olivares subiu entre os zagueiros e cabeceou no canto esquerdo de Júlio César para abrir o placar. A Seleção Brasileira não se achava em campo e pouco chegava ao ataque.

A primeira finalização brazuca veio somente aos 21 minutos, quando Diego Souza recebeu com liberdade na área após boa triangulação e chutou para fora. Aos 27 minutos o Brasil chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado. Após bola alçada na área, Luisão desviou de cabeça e Maicon completou para a rede, mas o impedimento do zagueiro já havia sido marcado.

O que já estava ruim ficou ainda pior para a seleção pentacampeã aos 31 minutos. Marcelo Moreno cobrou a falta da entrada da área com precisão e ampliou o marcador. Júlio César sequer se mexeu e apenas observou a bola morrer no fundo de suas redes. O segundo gol empolgou os bolivianos, que chegaram até a gritar olé. O Brasil tentou descontar aos 34, em um chute de fora da área de Daniel Alves que bateu na trave direita de Suarez.

Mudanças insuficientes
Insatisfeito com o futebol do Brasil no primeiro tempo, Dunga fez duas trocas, uma por opção e outra por problema médico. Adriano sentiu uma contusão no tornozelo e foi substituído por Diego Tardelli, enquanto Alex entrou no lugar de Diego Souza, que não fez uma boa exibição.

As mudanças não surtiram o efeito desejado e o Brasil continuava tímido e fazendo uma exibição abaixo da média, embora estivesse mais ofensivo do que na etapa inicial e tocasse melhor a bola. A Bolívia chegou novamente com perigo aos 11 minutos com Olivares, que recebeu cruzamento da direita e cabeceou raspando o travessão de Júlio César, levando muito perigo.

Mesmo sem inspiração, o Brasil diminuiu o marcador aos 24 minutos. Maicon cruzou da direita, Nilmar se antecipou à marcação, e marcou de peixinho. O gol brasileiro deixou o jogo aberto e as duas equipes criaram chances de marcar, mas o placar ficou mesmo em 2 a 1 para a Bolívia.

Próximos jogos
As duas seleções encerram suas participações pelas Eliminatórias na próxima quarta-feira. O Brasil recebe a Venezuela, às 19 horas, em Campo Grande, enquanto a Bolívia se despede diante do Peru, fora de casa, às 17 horas.

Ficha Técnica

Bolívia 1 x 2 Brasil

Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz-BOL
Árbitro: Antonio Pozo-CHI.
Cartões amarelos: Zabala, Gutiérrez, Raldes (Bolívia); Ramires, André Santos, Josué, Daniel Alves (Brasil)
Gols: Olivares, aos 9'/1T, Marcelo Moreno, aos 30'/1T (Bolívia); Nilmar, aos 24'/2T (Brasil)

Bolívia
Suarez; Zabala, Raldes, Rivero e García; Reyes, Olivares, Gutiérrez e Abdón Reyes (Vaca); Marcelo Moreno (Pedriel) e Arce (Pachi).
Técnico: Edwin Sánchez.

Brasil
Júlio César; Maicon, Luisão, Miranda e André Santos (Elano); Josué, Ramires, Daniel Alves e Diego Souza (Alex); Nilmar e Adriano (Diego Tardelli).
Técnico: Dunga.

Nenhum comentário: