domingo, 18 de outubro de 2009

Série B: Ceará quase na elite e Portuguesa ressurge em Goiânia


Os donos da casa seguem no controle da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Após vitórias de Guarani, Vasco, São Caetano e Figueirense, outros três mandantes venceram seus adversários neste sábado à tarde e embolaram tanto a briga pelo acesso quanto a disputa contra o rebaixamento.
O grande destaque da jornada foi o Ceará, que quase se complicou no final, mas venceu o Brasiliense por 2 a 1, no Castelão, em Fortaleza. Misael abriu o placar, mas Anderson deixou tudo igual, ao marcar gol contra. Mas o veterano Sérgio Alves foi o herói, ao marcar o gol da vitória aos 44 minutos do segundo tempo. Quase 30 mil torcedores foram ao Castelão.
A quarta vitória consecutiva garantiu a terceira posição, com 56 pontos, e aproximou os cearenses da primeira divisão em 2010. Em compensação, o Brasiliense aumentou o jejum de vitórias para quatro rodadas e segue com 38 pontos, no meio da tabela, em 11.º lugar.

Em queda livre!
Quem perdeu a oportunidade de voltar ao G4 foi o Atlético-GO, único mandante neste sábado que não venceu. No Serra Dourada, o rubro-negro perdeu para a Portuguesa por 1 a 0, com gol de Marco Antônio, já nos acréscimos da partida.

Esta foi a primeira derrota do Dragão jogando em casa, após 14 rodadas (11 vitórias e três empates). Assim, o Atlético-GO terminará a rodada em quinto lugar, com 50 pontos, perdendo lugar para o Figueirense, com 51 pontos após vencer o Juventude, por 3 a 1, sexta-feira. Já a Portuguesa recuperou a sexta posição, agora com 48 pontos, e se aproximou do G4.

Campeão perto da Série C!
Em Bragança Paulista, o Bragantino venceu o Bahia por 3 a 0, no Nabi Abi Chedid, e complicou a vida do campeão brasileiro de 1988. Os gols da partida foram marcados por Da Silva e Lúcio, no primeiro tempo, além de Diego Macedo, na etapa final.

Os paulistas somam 43 pontos e continuam no meio da classificação, enquanto os baianos têm apenas 32 pontos e ocupam um lugar na zona de rebaixamento. Paulo Bonamigo, que assumiu o Bahia, há três rodadas, ainda não sabe o que é vencer. Foram duas derrotas e um empate.

Virada da salvação?
No Estádio Machadão, o América-RN virou pra cima do Fortaleza. Com dois gols em cinco minutos, marcados por Lúcio e Somália, venceu o confronto por 2 a 1 e respirou na briga contra o descenso. Agora, o time alvirubro tem 33 pontos, fora da zona de rebaixamento, ao contrário do Fortaleza, que fecha a rodada com 32 pontos, entre os quatro últimos.

Mais uma vitória?
Ainda no sábado à noite, Ipatinga e Paraná empataram, por 1 a 1, num placar justo e que deixou ambos mais longe da turma do rebaixamento. Os mineiros têm 40 pontos, em décimo, contra 39 dos paranaenses, em 11.º lugar.

Líderes e novo G4
Na terça-feira, Vasco e Guarani abriram a rodada com vitórias em casa. O Vascão fez 4 a 1 no Vila Nova, enquanto o Bugre marcou 2 a 1 no Duque de Caxias.

Sexta-feira, quem se deu melhor foi o Figueirense, que fez 3 a 1 no Juventude e entrou no G4. O São Caetano se manteve na briga pelo acesso ao confirmar o favoritismo e bater o ABC, por 3 a 0. A Ponte Preta surpreendeu o Campinense, por 3 a 2, em Campina Grande. Toda a 31.ª rodada será disputada terça-feira à noite.

Confira os jogos da 30ª rodada da Série B:

Terça-feira
Guarani-SP 2 x 1 Duque de Caxias-RJ
Vasco-RJ 4 x 1 Vila Nova-GO

Sexta-feira
Campinense-PB 2 x 3 Ponte Preta-SP
São Caetano-SP 3 x 0 ABC-RN
Figueirense-SC 3 x 1 Juventude-RS

Sábado
Bragantino-SP 3 x 0 Bahia-BA
América-RN 2 x 1 Fortaleza-CE
Atlético-GO 0 x 1 Portuguesa-SP
Ceará-CE 2 x 1 Brasiliense-DF
Ipatinga-MG 1 x 1 Paraná-PR

Confira a classificação da Série B!

Nenhum comentário: