domingo, 18 de outubro de 2009

Ufaaa...Sérgio Alves salva o vozão nos minutos finais...

Ceará mantém bom momento e abre confortável vantagem na luta pelo acesso
Assim como Vasco e Guarani, o Ceará parece cada vez mais garantido na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Mesmo sem o artilheiro Mota, o alvinegro bateu o Brasiliense por 2 a 1, no Castelão, em Fortaleza, e ficou três pontos mais próximo de deixar o Campeonato Brasileiro da Série B, após 16 anos.

Esta foi a quarta vitória consecutiva dos cearenses, que se isolaram na terceira posição, com 56 pontos, quatro abaixo do líder Vasco e três a menos do que o Guarani, o segundo colocado. Enquanto isso, o Brasiliense segue no meio da tabela, com 38 pontos, ainda com chances de rebaixamento.

A saída é pela direita!
Objetivos diferentes, mas jogadas praticamente idênticas. Foi este o panorama do primeiro tempo. Os dois times apelaram e só foram ao ataque pelo lado direito, graças aos avanços de seus laterais ofensivos. O Ceará foi mais feliz por ter aberto o placar, mas também jogou de forma burocrática em grande parte da primeira etapa.

O gol não demorou. Logo aos oito minutos, Boiadeiro avançou pela direita e cruzou para o meio da área. Livre, Misael se posicionou às costas do zagueiro e finalizou de perna direita, no canto direito de Guto, que pulou, mas não evitou o remate.

Os cearenses chegaram novamente com perigo em seguida. Aos dez minutos, Boiadeiro invadiu a área e rolou para Wellington Amorim. O atacante bateu á esquerda, desperdiçando grande chance. A partir daí, o time do Ceará passou a se portar de forma displicente.

O Brasiliense aproveitou para criar suas chances. Aos 16 minutos, Júlio César cruzou do lado direito, mas César Gaúcho tocou de cabeça pela linha de fundo, perdendo a oportunidade. Ricardinho também teve sua chance, ao invadir a área e bater cruzado, aos 26 minutos. Lopes evitou o empate.

Que susto!!!
Sem mudanças, Ceará e Brasiliense iniciaram o segundo tempo de forma bastante burocrática. Os dois ataques foram presas fáceis para a marcação do adversário. A primeira chance foi criada apenas aos 18 minutos. Novamente pela direita, Boiadeiro achou Wellington Amorim, que girou sobre o marcador e acertou o travessão de Guto.

A grande chance desperdiçada pelo Ceará colocou fogo na partida. Com Careca no lugar de Heleno, Paulo César Gusmão liberou o meia Geraldo para encostar nos atacantes, o que garantiu algumas belas jogadas no ataque. Wellington Amorim, antes de dar lugar a Sérgio Alves, teve oportunidade para matar o jogo, mas chutou pela linha de fundo.
Após tanto perder oportunidades, o Ceará foi castigado pelo excesso de confiança de seus jogadores. Aos 38 minutos, o zagueiro Anderson foi recuar uma bola aparentemente tranqüila para o goleiro Lopes, mas não viu que o arqueiro estava fora do gol. Resultado: gol contra, que desesperou o time alvinegro.

Mas ainda deu tempo para retomar a vantagem, na base da estrela do artilheiro Sérgio Alves. O veterano, que entrará minutos antes, completou cruzamento pelo lado direito e jogou no contrapé de Guto, que, imóvel, tentou tirar com os olhos, mas não conseguiu.

Próximos Jogos
Os dois times voltam a jogar pelo Brasileiro da Série B já na próxima terça-feira. O Ceará joga fora de casa contra a Portuguesa, em confronto direto pelo G4. Já o Brasiliense recebe o Ipatinga, em Taguatinga. Ambos os jogos são válidos pela 31ª rodada.

Ficha Técnica

Ceará 2 x 1 Brasiliense

Local: Estádio Castelão, em Fortaleza – CE
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden – RS (FIFA)
Público: 26.867 pagantes
Renda: R$ 77.245,00
Cartões Amarelos: Heleno (Ceará); Ricardinho, Coquinho e Júlio César (Brasiliense)
Gols: Misael aos 8’/1T e Sérgio Alves aos 44’/2T (Ceará); Anderson, contra, aos 38’/2T (Brasiliense)

Ceará
Lopes; Boiadeiro, Fabrício, Anderson e Fábio Vidal (Jorge Henrique); Michel, João Marcos, Heleno (Careca) e Geraldo; Misael e Wellington Amorim (Sérgio Alves).
Técnico: Paulo César Gusmão.

Nenhum comentário: