terça-feira, 4 de agosto de 2009

Começa o período legislativo municipal...


A Câmara Municipal de Fortaleza iniciou, ontem, os trabalhos legislativos de segundo semestre deste ano em um clima político completamente diferente da abertura do ano legislativo. No começo do ano era visível o desentendimento entre a prefeita Luizianne Lins e o presidente da Câmara, vereador Salmito Filho, ambos do PT. Os desentendimentos gerados pela eleição da Mesa Diretora que resultou na derrota do candidato apresentado pela prefeita Luizianne Lins fizeram com que a base aliada tivesse que enfrentar um período delicado, colocando de um lado, a prefeita e uma parte dos vereadores que a apoiaram na eleição de outubro e do outro lado o presidente da Câmara, Salmito Filho; o ex-presidente e atual vice-prefeito, Tin Gomes, juntamente com um grupo de vereadores da base aliada. O primeiro semestre legislativo de 2009 foi muito difícil, confessa o líder da prefeita Acrísio Sena. Agora o clima é de paz, de entendimento, e a expectativa é de um relacionamento pacífico e harmônico, avalia. Para ele, a presença da prefeita na abertura do segundo semestre legislativo representa um momento simbólico, do ponto de vista da retomada e do aprofundamento da relação dela com os vereadores. A prefeita Luizianne Lins admite que “devagarinho” está recuperando uma boa relação institucional com o Legislativo. Ela admite também que está construindo uma base aliada forte e acha que as pessoas estão compreendendo mais o papel do Legislativo, destacando o fato de ter acontecido, nas eleições do ano passado, uma renovação superior a 60%. Ela acredita que isso se deve à expectativa da população em relação ao trabalho a ser desenvolvido pela Câmara. O presidente da Câmara, Salmito Filho, disse ao Diário do Nordeste que, para este semestre, espera muita harmonia para que possa ser apresentado um bom trabalho para a cidade, independente de quem seja oposição ou situação. Na sua concepção, o que a população espera de quem está à frente do poder público é trabalho e soluções, respostas para problemas que são urgentes. Ele confessa que está havendo clima para o entendimento desde o 1º semestre.

2º escalão
A composição do segundo escalão administrativo da Prefeitura de Fortaleza está sendo feita de maneira paulatina e esse trabalho deverá ser concluído somente em outubro, calcula a prefeita Luizianne Lins. Ela justifica a demora pelo fato de vários nomes permanecerem como auxiliares, mas em outras funções.
Então, as pessoas que estão sendo remanejadas estão querendo levar a sua equipe de auxiliares. Por causa disso a mudança está sendo feita de maneira gradual, até mesmo para não perder a experiência acumulada e a administração não sofra prejuízos porque para tirar uma equipe que está em um órgão é preciso preparar a que vai substituir.
Nas declarações que prestou à imprensa a prefeita informou que neste semestre encaminhará à apreciação dos vereadores várias matérias importantes como o orçamento para o exercício de 2010, o Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos, autorização para realizar concurso público para fiscais de Controle Urbano e, concurso temporário para arquitetos e engenheiros para um mutirão de projetos da gestão.

Nenhum comentário: