quinta-feira, 6 de agosto de 2009

CAPOEIRA: cultura e folclore brasileiro...


Ontem, dia 3 de Agosto, foi comemorado o dia do Capoeirista, e nós do “Dupla Esportiva” temos o dever de homenagear essa demonstração clara de cultura e folclore brasileiro. Na verdade muitos taxam a capoeira como um esporte, mas na prática o jogo está longe disso, trata-se de uma manifestação de cultura, que foi criada no nosso país a fim de diminuir as desigualdades do Brasil colonial. Era uma forma dos escravos se defenderem dos senhores de engenho, portanto nada mais justo que mostrar um pouco do que venha a ser o jogo de capoeira:

O SURGIMENTO DA CAPOEIRA: A capoeira surgiu no início do Brasil colonial, quando havia o sistema escravocrata. Os escravos trazidos da África trouxeram uma dança composta de gestos que imitavam os animais, em que os pés e o gingado do corpo tinham destaque. Era o jogo angolano da "dança das zebras", disputa festiva pelo amor de uma mulher. Formava-se uma roda, em meio ao canto e à dança, e, no centro, dois capoeiristas davam início à luta, cujo vencedor ficava com a amada.

O primeiro canto, entoado geralmente pelo capoeirista mais antigo que fazia parte da roda, é hoje acompanhado não só por berimbaus, mas também por atabaques, ganzás, agogôs e pandeiros. Em razão da intensidade com que os escravos eram oprimidos e castigados pelos senhores de engenho, e da escassez de armas, os simples gestos dessa dança se transformaram em movimentos de defesa. A observação do comportamento dos animais brasileiros, particularmente o lagarto, a cobra e a onça, que atacam e se defendem com destreza, ajudou os escravos a criarem um conjunto de movimentos que reuniu a agilidade, a técnica e a força, utilizadas inicialmente nas rasteiras, nos pulos, nas cabeçadas que iriam se desenvolver posteriormente.

ORIGEM DO NOME CAPOEIRA: A origem do nome é controvertida. Alguns dizem que "capoeira" veio do tupi-guarani, com o significado de "descampado em meio ao mato alto ou clareira". Chamava-se, então, de "capoeira" o negro que jogava, porque o mato baixo das capoeiras era ideal para a prática dos movimentos. Em Portugal, "capoeira" é a gaiola na qual são carregados frangos. Assim, capoeira era o nome dado aos negros, porque carregavam frangos para o mercado.

CAPOEIRA REGIONAL OU DE ANGOLA: O ritmo angolano é mais lento e cadenciado. O regional é ligeiro, marcado por uma seqüência de golpes.

CAPOEIRA - DA CONTRAVENSÃO AO STATUS DE CULTURA BRASILEIRA: Dois anos depois da abolição da escravatura no Brasil, em 1890, um decreto sobre a imigração autorizava a entrada de estrangeiros, mas somente com o consentimento do Congresso Nacional. Então a prática da capoeira passou a ser uma contravenção penal. O jogo, porém, resistiu, sobreviveu e mais tarde transformou-se em cultura popular brasileira. Com isso, surgiram os grandes nomes de célebres capoeiristas, que passaram para a história, como Baiano Anzol, Mestre Camisa, Nascimento Grande, Manduca da Praia, Natividade, Pedro Cobra e Besouro Mangangá, entre outros.

Atualmente, o capoeirista desenvolve as duas linguagens rítmicas com a mesma capacidade. Acima de tudo, ele aprende a trabalhar diversas facetas da capoeira, tais como arte, dança, luta, jogo, exercício de características acrobáticas, de controle e consciência corporal, de resistência, de força, de criatividade e de flexibilidade. A arte da capoeira, como outras manifestações populares, representa hoje um importante aspecto do folclore brasileiro.

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