segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ceará e Fortaleza - chegou a hora da verdade...

Clique para Ampliar

PC Gusmão é o principal responsável pela metamorfose que tirou o time do Ceará da lanterna da Série B e o levou ao G4, praticamente com o mesmo elenco herdado de Zé Teodoro.

Clique para Ampliar

Márcio Fernandes, que chegou na semana passada afirmando que o Fortaleza deveria riscar a palavra rebaixamento do dicionário, estreou goleando o Paraná, no sábado passado.

O returno da Série B do Campeonato Brasileiro já se inicia amanhã. Ceará e Fortaleza têm, a princípio, objetivos diferentes

O Time do Ceará almeja o acesso para a Série A em 2010. A quarta colocação e os seus 33 pontos o credenciam a tal. Para se ter uma idéia dessa perspectiva, desde 2006, quando teve início a disputa por pontos corridos, só dois times chegaram a essa marca e não conseguiram subir. Interessante é que em ambas as ocasiões, a vítima foi o líder. O caso mais conhecido é o do Criciúma. Em 2007, o time catarinense concluiu a 19ª rodada com 37 pontos. Na segunda volta, uma verdadeira catástrofe se abateu sobre o Tigre, que faturou apenas 16 pontos (vice-lanterna). Na classificação geral, ficou em sétimo, com 53.

O outro exemplo foi o Coritiba, em 2006. O Coxa liderou a volta inicial com 35 pontos. No restante do certame, só fez mais 24, terminando na 6ª colocação com 59. Num levantamento do que aconteceu nos últimos três anos, chega-se à conclusão de que 60 ou 61 pontos garantem o acesso. Em 2006, o América foi o quarto com 61 e 17 vitórias. O Paulista ficou de fora com os mesmos 61 e apenas 16 vitórias.

Em 2007, o Vitória, último do G4, entrou com 59. No entanto, o Fortaleza, que ficou em quinto, somou apenas 56. Em tese, bastaria ao time baiano ter feito 57. Em 2008, os times do G4 faturaram muitos pontos. Isso deveu-se à parte debaixo da tabela: os degolados cairam com um faturamento bem abaixo da média. Com isso, o Barueri (4º) fez 63. A Ponte Preta (5ª) chegou apenas aos 58, ou seja, mesmo com 59, ainda assim o Barueri teria subido para a elite.

Fortaleza

No atual momento, a luta do Fortaleza é contra o rebaixamento. O Leão é o 17º com 22 pontos. Apesar da posição comprometedora, não há motivo para pânico. Veja que, em 2006, o Ituano tinha a mesma pontuação, mas era o 16º. Em 2007, ocorreu a mesma situação ao Paulista. Em 2008, o próprio Tricolor de Aço era o primeiro fora da zona de degola (17º) com apenas 20 pontos. Mesmo se somar apenas dois pontos a mais do que os 22 assegurados até aqui, o Leão se livra de uma queda para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2010.

Conseguir o acesso é tarefa das mais difíceis para o Fortaleza. Precisaria de uma arrancada sem precedentes. Prova disso é que nenhum time que terminou na zona de rebaixamento o primeiro turno desde 2006 conseguiu tal façanha.

A equipe comandada por Márcio Fernandes precisaria do incrível aproveitamento de 68% (39 pontos). Só quem atingiu tal proeza até hoje foi o Corinthians, em 2008, com 85 pontos (74,5%).

CEARÁ
Evandro negocia com 2 atletas

A goleada por 5x1 sobre o América/RN, no último sábado, no Estádio Machadão, não foi suficiente para deixar a diretoria do Alvinegro satisfeita no tocante ao seu elenco. O presidente Evandro Leitão confirmou, ontem à tarde, após o desembarque da delegação, que nesta semana deve fechar a aquisição de um zagueiro e de mais um meia. "Estamos em adiantadas negociações. Espero fechar o negócio até a próxima quarta-feira". Evandro descartou qualquer dispensa no momento.

Embora se submeta hoje a uma ressonância magnética, o zagueiro Fabrício, que deixou o Machadão no primeiro tempo com uma lesão na parte posterior da coxa direita, está vetado para o jogo de amanhã, às 21h50, contra o Juventude, no Castelão, segundo o médico do clube Joaquim Garcia.

Já Michel será reavaliado hoje. Por problemas disciplinares, o goleiro Lopes, que recebeu o terceiro amarelo, será substituído por Bonan. Já Careca, expulso, devolve o posto ao titular Heleno, que cumpriu suspensão. A partir das 9 horas, será reiniciada a venda de ingressos antecipados na sede do Ceará e lojas da Cearamor. Nas lojas do Sou Mais, a venda é só para os acompanhantes de sócios.

FORTALEZA
Márcio quer corrigir "detalhes"

A goleada no encerramento do primeiro turno da Série B sobre o Paraná (4x0), no último sábado, não mascarou alguns problemas do time do Fortaleza.

Essa pelo menos é a avaliação do técnico Márcio Fernandes. "O time esteve muito bem, criamos muitas oportunidades. Mas, temos que corrigir alguns detalhes. Proporcionamos muitos chances ao adversário e isso não pode acontecer". O novo comandante leonino demonstrou entusiasmo em relação ao jogo de amanhã, às 19h30, em Campinas, contra o Guarani. "O tempo para preparar a equipe é curto. O ideal seria uma semana. Não adianta lamentar. Ainda temos um treino em São Paulo e vamos trabalhar para sair com a vitória", disse Márcio, que pode repetir o mesmo time.

Já o atacante Bambam vai se transferir para o Inter/RS. O jogador, de 18 anos, foi aprovado nos exames médicos em Porto Alegre e assina hoje, a rescisão de contrato com Leão.

O Fortaleza tinha 40% dos direitos federativos de Bambam, que conquistou títulos estaduais em todas as categorias que passou pelo Pici: sub-16, sub-18 e profissionais.

Nenhum comentário: