domingo, 23 de agosto de 2009

América-RN 1 x 5 Ceará - Cuidado! O Vovô tá comendo a bola...


Os adversários que se cuidem, porque o Vovô está comendo a bola. O Ceará recuperou a sua vaga no G4, grupo de acesso, do Campeonato Brasileiro da Série B ao golear o América-RN, por 5 a 1, neste sábado à tarde, no Estádio Machadão, em Natal, pela 19.ª rodada.

O alvinegro cearense fechou o primeiro turno em quarto lugar, com 33 pontos, enquanto o time potiguar continua com 23 pontos, em 14.º lugar. Este jogo marcou a estreia do atacante Mota, que usou a camisa 95, em homenagem à fundação do clube, marcou um gol, sofreu um pênalti e comandou o time alvinegro à goleada.
Mecão começou disposto
O jogo começou equilibrado, com domínio territorial do América, que errava nas conclusões. O Ceará, muito recuado, não chutou uma bola em cima de Lopes.

Mas aos 28 minutos, o árbitro marcou pênalti de Vanderlei sobre o estreante Mota, que teria sido empurrado pelas costas. Huve muita reclamação dos potiguares e Geraldo, com paradinha só comemorou o gol aos 31 minutos.

Mais ligado
Na volta para o segundo tempo, o Ceará pareceu ligado e explorando a velocidade. Dessa forma, ampliou aos cinco minutos. Mota ajeitou a bola na frente da área e soltou a bomba no canto alto do goleiro Weverton.

Perdendo por dois, o América se arriscou ao ataque, mas deixou ao adversário a alternativa do contragolpe. Num deles, aos 18 minutos, saiu o terceiro gol. Na pequena área, Wellington Amorim só desviou de perna esquerda o cruzamento de Jorge Henrique, que tinha ido até a linha de fundo.

O gol de honra saiu aos 27 minutos, quando o goleiro Lopes saiu errado e a bola ficou nos pés de André Luiz. ele bateu com cobertura, com categoria, e fez 3 a 1.

Contra-ataques e mais gols
Exposto aos contra-ataques, o América-RN levou mais dois gols.
Os outros dois gols foram em contragolpes. Preto fez de cabeça, aos 35 minutos, depois do levantamento de Jorge Henrique, pelo lado esquerdo. E aos 38 minutos, Jorge Henrique invadiu a área em velocidade e chutou cruzado. A bola bateu na trave e voltou para o chute, de fora da área, de Careca.

Houve tempo ainda para duas expulsões: Leandro Silva, do time potiguar, e depois de Careca, do Ceará. Ambos já tinham recebido o cartão amarelo.

Próximos Jogos
A 20.ª rodada será toda realizada na terça-feira. O América vai tentar a reabilitação, em Goiânia, contra o Atlético-GO, vice-líder, enquanto o Ceará vai receber o Juventude, ameaçado pelo rebaixamento.

Ficha Técnica

América-RN 1 x 5 Ceará


Local: Estádio Machadão, em Natal (RN)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas-BA
Público: 6.599 pagantes (1.835 não pagantes)
Renda: R$ 84.465,00
Cartões Amarelos: Leandro Silva, Vanderlei, Ricardo Oliveira, André Luiz, Jorge Henrique e Adalberto (América-RN); Careca, Thiago Silvy, Fábio Vidal e Wellington Amorim (Ceará).
Cartões Vermelhos: Leandro Silva (América-RN) e Careca (Ceará)
Gols: André Luis, aos 27'/2T (América-RN); Geraldo, pênalti, aos 31'/1T, Mota, aos 5'/2T, Wellington Amorim, aos 18'/2T, Preto, aos 35'/2T e Careca aos 38'/2T (Ceará)

América-RN
Weverton; Leandro Silva, Vanderlei (Wilton Goiano) e Adalberto; Thoni, Jackson, Ricardo Oliveira, Fábio Neves (Max) e Somália; Lúcio e Tiago Silvy (André Luiz).
Técnico: Roberto Fonseca.

Ceará
Lopes; Fabrício (Jorge Henrique), Erivélton e Anderson; Boiadeiro (Arlindo Maracanã), João Marcos, Careca, Geraldo e Fábio Vidal; Wellington Amorim (Preto) e Mota.
Técnico: Paulo César Gusmão.

Nenhum comentário: