terça-feira, 4 de agosto de 2009

Camara Municipal criará comissão para fiscalizar programa ...


A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) encaminhou requerimento solicitando a criação de uma comissão especial de parlamentares da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) para acompanhar o andamento dos trabalhos do programa ´Minha Casa, Minha Vida´ em Fortaleza. O documento está na pauta da sessão de hoje daquela Casa para ser apreciado em plenário.

No Diário do Nordeste de 26 de julho último, foi mostrado que o ´Minha Casa, Minha Vida na Capital cearense ainda se encontra em fase de estudos. Os representantes (Caixa Econômica Federal, Habitafor e construtoras) não trabalham com cronogramas de execução. As únicas definições é que o Habitafor agilizou o cadastramento de 100 mil famílias, mas 19 mil tiveram o registro cancelado por falta de documentos.

Preocupações

Eliana declarou que a falta de informações mais concretas geram preocupação perante os movimentos populares que buscam a concretização de fato do programa. ´O que preocupa é que não há nenhuma proposta, não há data prevista para a execução do programa. Então a comissão quer acompanhar, fiscalizar cada passo do programa em Fortaleza e, principalmente, fazer valer a viabilidade dos projetos´, justificou.

Gomes informou ainda que a comissão a ser criada poderá trabalhar em conjunto com a Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Popular. Outras preocupações da parlamentar do PCdoB são ´como a Caixa vai viabilizar os projetos? A faixa social das famílias é aquelas que ganham de 0 a 3 salários-mínimos, mas já soube que as construtoras querem inserir aquelas que ganham mais, o que, para mim, não é maioria em Fortaleza.. A Prefeitura já tem os terrenos a serem cedidos para o programa, ´, indagou a vereadora aliada.

Nenhum comentário: