quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Botafogo perde para o Cerro e é eliminado da Sul-Americana...

  Foto: EFE

Nesta quarta-feira, jogando em casa, o Botafogo precisava de uma vitória simples sobre o Cerro Porteño para avançar às semifinais da Copa Sul-Americana. Porém, o time esbarrou nos erros de finalização e acabou perdendo por 3 a 1 e eliminado da competição. Nuñez, Irrazábal e Cáceres marcaram para os paraguaios e André Lima descontou para os cariocas. O Botafogo havia perdido a partida no Paraguai por 3 a 1.

Impulsionado pela necessidade da vitória, o Botafogo começou pressionando a equipe paraguaia, que se limitava a esperar o time carioca atrás da linha do meio de campo, armando uma esquema muito forte de marcação com o objetivo de congestionar o setor criativo do Botafogo e impedir suas jogadas.

A estratégia deu parcialmente certo, pois, se não levava nenhum perigo ao gol carioca, o Cerro também não sofria grandes sustos. Por mais que tivesse posse de bola e tentasse penetrar no sistema defensivo adversário, o Botafogo não criava reais chances de gol. Foi assim até quase o fim do primeiro tempo.

Aos 40min, a primeira oportunidade clara de gol para o time da casa. Renato recebeu na direita e tocou na saída do goleiro Barreto. O zagueiro Herner chegou na hora e conseguiu afastar antes que a bola entrasse. Três minutos depois, Alessandro cruzou na área e o mesmo Renato cabeceou. Barreto espalmou e a bola ainda bateu na trave antes de a zaga afastar o perigo.

Na segunda etapa, o Botafogo manteve a pressão com que terminou os primeiros 45 minutos, abafando a saída de bola do adversário. Logo no primeiro lance, André Lima chutou perigosamente e quase abriu o placar. Dois minutos depois Renato cabeceou sozinho dentro da área nas mãos do goleiro Barreto. No minuto seguinte, Reinaldo experimentou de longe e novamente Barreto apareceu para fazer boa defesa.

Em um jogo decisivo, quem precisa ganhar não se pode dar ao luxo de desperdiçar tantas chances. E o castigo não demorou a vir para o Botafogo. Fechado, o Cerro jogava apenas na base dos chutões para a frente. No seu primeiro ataque organizado, porém, abriu o placar. Aos 10min, em jogada pela lateral, Irizabal cruzou da direita para Nuñez, de cabeça, marcar para o time paraguaio.

O gol obrigava o Botafogo a fazer dois para levar a partida para os pênaltis. Três, seria a classificação. A equipe seguiu pressionando até que, aos 27min, chegou ao empate. Jobson fez grande jogada individual e cruzou para André Lima, que completou para as redes.

No entanto, a ansiedade prejudicou o Botafogo logo em seguida. Em jogada isolada, Alessandro deu um carrinho violento em Cardozo e foi expulso de campo, deixando o time do treinador Estevam Soares com um a menos. Depois, André Lima se machucou e, como o Botafogo não podia mais fazer substituição, jogou no sacrifício.

A partir daí, o time carioca se abriu e o Cerro marcou mais dois gols, decretando a derrota do Botafogo, com Irrazábal aos 41min e Cáceres, de cobertura, aos 45min.

Com a eliminação do Botafogo, resta apenas um único representante brasileiro na Sul-Americana: o Fluminense, que enfrenta nesta quinta-feira, no Chile, o Universidad do Chile. No Maracanã, a equipe ficou no 2 a 2 com os chilenos. O Cerro Porteño irá enfrentar o vencedor desse duelo na semifinal.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1 x 3 Cerro Porteño

Gols
Botafogo: André Lima, aos 27min do 2º tempo
Cerro Porteño: Nuñez, aos 10min, Irrazábal aos 41min, e Cáceres aos 45min do 2º tempo

Ponto Forte do Botafogo
Lutou bastante e mostrou vontade de vencer

Ponto Forte do Cerro Porteño
Marcação do meio de campo para trás e eficiência nas poucas chances que teve

Ponto Fraco do Botafogo
Erros de finalização

Ponto Fraco do Cerro Porteño
Não houve

Personagem do jogo
Barreto, goleiro do Cerro Porteño, que fez grandes defesas

Esquema Tático do Botafogo
4-4-2
Jéfferson, Alessandro, Juninho, Diego e Gabriel (Victor Simões); Fahel, Jônatas (Rodrigo Dantas), Renato (Jóbson) e Lucio Flavio; Reinaldo e André Lima. Técnico: Estevam Soares

Esquema Tático do Cerro Porteño
4-4-2
Diego Barreto, Irrazábal, Herner, Torrén e Cardozo; Cáceres, Brítez, Villarreal e Cristaldo (Pires); Ramírez (Nuñez) e Nanni (Dos Santos). Técnico: Pedro Troglio

Cartões Amarelos
Botafogo: André Lima, Gabriel, Lúcio Flávio
Cerro Porteño: Britez, Villarreal

Cartões Vermelhos
Botafogo: Alessandro

Árbitro
Roberto Silvera (Uruguai)

Local
Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário: