domingo, 15 de novembro de 2009

Show de fé - muita fé e arrastões na praia de iracema...


"De repente, gritos e correria interrompem a leitura do Evangelho. Pelo rádio, alguém se comunica com o coordenador do 2º Evangelizar, Carlos Araújo, solicitando policiais nas proximidades do palco. Estava acontecendo um “arrastão” na beira da praia. Passavam das 19h30min, e o padre Reginaldo Manzotti iniciava a missa para cerca de 600 mil pessoas (segundo a organização do evento). “Eu peguei foi o banco, o menino e corri”, contava uma das fiéis.

“Estava tranquilo”, narra a historiadora Margarida Diniz Dourado, que assistia à celebração ao lado direito do palco, onde começou a confusão. “A missa começou bem, até a hora do Evangelho”. Ela afirma que houve “um arrastão”, com roubo de celulares e máquinas fotográficas. “A carreira foi grande. O pessoal que vendia espetinhos deixou tudo no chão”, completa.

“Eu caí, quando consegui me levantar, vi gente chorando, desmaiando”, reforça a jornalista Manoella Monteiro. Ela estava na Historiador Raimundo Girão. “Teve gente que disse que começou por causa de uma briga por um banco. Outros disseram que foi uma onda forte que quebrou e assustou as pessoas”.

Populares reclamaram da ausência de policiais. O POVO tentou contato, ainda no Aterro, como comandante Magalhães, responsável pela operação. Mas, como estava em ação, ele não foi localizado. PMs da área não confirmaram o “arrastão”. “Foi um siri, que saiu do seu habitat natural”, limitou-se a declarar um deles.

Até às 20 h30min, a Ciops havia registrado o encaminhamento de um jovem de 17 anos, à Santa Casa de Misericórdia, sofrendo abalo emocional. “Ele deve ter se assustado com o fato”, explicou o sargento Fontenele, de plantão no Ciops. O major Adrianísio Paulo de Oliveira Alves também não confirmou o “arrastão”, mas enviou outras seis viaturas ao Aterro “para dar mais segurança”. Segundo ele, cerca de “200 homens” serviam ao policiamento.

Um novo tumulto voltou a acontecer, por volta das 21 horas. O POVO tentou contato com a assessoria de imprensa do 2º Evangelizar, mas ninguém atendeu ao telefone.”

SHOW do Padre Reginaldo Manzotti, segundo informava a Polícia, teria reunido mais de 300 mil pessoas. Pois é, em pleno espetáculo de fé deixaram o diabo dos arrastões ocorrerem à vontade."

Nenhum comentário: