quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Palmeiras perde e vê o titulo escorregar sobre os dedos...


Sem vencer há quatro rodadas, o Palmeiras praticamente deu adeus à briga pelo pentacampeonato brasileiro nesta quarta-feira. Em partida antecipada pela emissora de televisão, o Verdão não foi páreo para o Grêmio no Olímpico. Aproveitando-se do destempero do rival e das poucas chances claras que teve, o Tricolor fez 2 x 0 e complicou a vida do adversário, em partida válida pela 36ª rodada da competição.
A partida estava bem até os acréscimos do primeiro tempo, quando Rafael Marques abriu o placar para os gaúchos e causou uma mudança geral no jogo. Na saída do gramado, os palmeirenses Maurício e Obina trocaram socos e foram expulsos por Héber Roberto Lopes.
Com dois a menos, Muricy não pôde fazer nada a não ser assistir o Grêmio mandar na partida. Com um esquema bastante ofensivo, o Tricolor conseguiu apenas mais um gol e confirmou mais uma vitória como mandante. Agora, já são 13 somente no Olímpico, o que lhe garante a oitava posição, com 52 pontos.
Já o Palmeiras vê sua situação na tabela ficar ainda mais complicada. Com 59 pontos, o time pode ver São Paulo e Flamengo se distanciarem na liderança, enquanto Cruzeiro e Atlético-MG se aproximam da briga pela Libertadores.
Massacre tricolor
Quem enfrenta o Grêmio em Porto Alegre já tem a noção de que será pressionado do início ao fim. O Palmeiras entrou em campo sabendo disso, mas, ao menos nos primeiros minutos de partida, se impôs com autoridade. Tanto que quase abriu o placar aos 11 minutos. Diego Souza recebeu lançamento longo, dominou com estilo e bateu no ângulo esquerdo de Marcelo Grohe. A bola, porém, raspou o travessão, mas não entrou.
Daí em diante, só deu Grêmio em campo. Aos 17, o lateral Lúcio (enfrentando seu ex-clube) invadiu a área pela esquerda e rolou para dentro da área. Maxi López chutou de primeira, mas pela linha de fundo. Sete minutos depois, Lúcio fez nova jogada pela esquerda e novamente Maxi López finalizou por cima do gol de Marcos. No minuto seguinte, o argentino ajeitou para Fábio Rochemback. O volante chutou da entrada da área, mas a bola passou por cima do travessão.
O Grêmio aumentou a pressão sobre o adversário nos minutos finais. Aos 38 minutos, Réver recebeu cruzamento e, na segunda trave, cabeceou de maneira esquisita, para fora. A grande chance gaúcha saiu aos 42 minutos, com Douglas Costa. O atacante recebeu pelo lado esquerdo, invadiu a área e bateu cruzado. Marcos se esticou com tudo e fez grande defesa.
Depois de tanto insistir e tantos gols perder, o Grêmio abriu o placar aos 46 minutos. Dentro da área, Maxi López chapelou Maurício e chutou cruzado. Marcos espalmou para o lado onde estava Rafael Marques, que só empurrou para as redes.
Infantilidade:
O gol gremista causou um prejuízo muito maior do que a desvantagem no placar. Durante o intervalo, mas ainda dentro de campo, Maurício e Obina discutiram por causa do lance que ocasionou o gol. Descontrolado, Obina deu um soco no companheiro, que só não revidou porque foi contido pelos colegas.
Na volta do intervalo, não teve jeito. Os brigões foram dedurados pelos assistentes e, sabendo do que tinha acontecido, Héber Roberto Lopes não teve outra alternativa a não ser expulsá-los. Muricy Ramalho, espertamente, já havia preparado as substituições, mas Héber mostrou-se irredutível.
Tem jeito?
As expulsões infantis de Maurício e Obina comprometeram todo o planejamento de Muricy no Palmeiras. Com dois a menos, o treinador precisou sacar seu único atacante em campo, Ortigoza, para colocar o zagueiro Marcão e proteger a defesa. Na contramão, Rospide tirou Maylson e colocou Herrera.
Com isso, o segundo tempo foi um jogo de ataque contra defesa. O Grêmio se jogou para o campo ofensivo para tenta marcar o maior número de gols possível, enquanto o Palmeiras recuou até mesmo Diego Souza e formou um batalhão para evitar um placar mais elástico.
A estratégia funcionou até a metade do segundo tempo, mas os gaúchos ampliaram o placar aos 25 minutos. Maxi López dividiu com Armero e Marcão, passou no meio dos dois, driblou Marcos e bateu para o gol. A bola ainda desviou em Danilo, mas não o bastante para sair.
A partir daí, o Grêmio se deu por satisfeito com o resultado. Marcelo Rospide pôs William Magrão e Bruno Collaço nas vagas de Thiego e Lúcio, respectivamente. Muricy preferiu não mexer e sequer deu instruções na beira do campo. Certamente, o lance da expulsão de Maurício e Obina passou várias e várias vezes por sua cabeça...
Próximos jogos
Por terem antecipado seu jogo, os times voltam a jogar apenas daqui a 11 dias. Pela 37ª rodada, o Palmeiras recebe o Atlético-MG, no Palestra Itália, em São Paulo, enquanto o Grêmio enfrenta o Barueri, novamente no Olímpico, em Porto Alegre. No último jogo, o Palmeiras enfrenta o Botafogo e o Grêmio visita o Flamengo.

Ficha Técnica
Grêmio 2 x 0 Palmeiras
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS
Árbitro: Héber Roberto Lopes-PR (FIFA)
Cartões Amarelos: Lúcio (Grêmio); Maurício, Armero e Pierre (Palmeiras)
Cartões Vermelhos: Obina e Maurício (Palmeiras)
Gols: Rafael Marques aos 46’/1T e Maxi López aos 25’/2T (Grêmio)
Grêmio
Marcelo Grohe; Thiego (William Magrão), Rafael Marques, Réver e Lúcio (Bruno Collaço); Adilson, Fábio Rochemback, Souza e Maylson (Herrera); Douglas Costa e Maxi López.
Técnico: Marcelo Rospide.
Palmeiras
Marcos; Figueroa, Danilo, Maurício e Armero; Pierre, Sandro Silva, Deyvid Sacconi e Diego Souza; Ortigoza (Marcão) e Obina.
Técnico: Muricy Ramalho.

Nenhum comentário: