quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sul Americana - Fluminense é humilhado em Quito e se afasta do título...


A competição mudou, mas o filme é o mesmo de 2008. Depois de sofrer com a derrota nos pênaltis na Libertadores do ano passado, o embalado Fluminense foi literalmente humilhado pela LDU na noite desta quarta-feira. Inspirado, o time equatoriano goleou o Tricolor por 5 x 1, no Estádio Casablanca, em Quito, e praticamente botou a mão na taça de campeão da Copa Sul-Americana de 2009. O resultado ainda acabou com a boa fase carioca. O Fluminense não perdia há 13 jogos e vinha de oito vitórias seguidas.
A derrota foi dolorosa, ainda mais por ter sido de virada. Logo aos 30 segundos, Marquinho abriu o placar para o time brasileiro. Mas o dono da festa foi o meia-atacante Méndez, autor de três gols equatorianos. A vitória aconteceu graças a ele. No fim, Salas e De La Cruz completaram o placar.
Agora, o Fluminense precisará fazer mais do que fez na Libertadores/2008 se quiser continuar com chances de título. O Tricolor precisa de uma vitória por cinco gols de diferença para ser campeão no tempo normal. Para levar a decisão para a prorrogação ou pênaltis, uma vitória por quatro gols basta. Os outros resultados são da LDU. Vale lembrar que gol fora de casa não conta na decisão.
Não deixa o homem jogar!
A partida começou de forma perfeita para o Fluminense. Em 30 segundos, o Tricolor já abriu o placar. Após erros da defesa, Fred pegou a sobra na meia-lua e arriscou o chute no canto direito. O goleiro espalmou, mas deu rebote no pé esquerdo de Marquinho. O camisa 8 soltou a bomba e marcou um golaço, deixando o Flu na frente do placar.
O domínio tricolor, contudo, durou apenas estes 30 segundos mesmo. A partir daí, a LDU mandou na partida e perdeu muitas chances. Tanto é que a virada aconteceu apenas no final do primeiro tempo, graças à bela partida feita pelo meia-atacante Méndez.
O empate aconteceu aos 20 minutos. Após jogada ensaiada pelo lado direito, Méndez recebeu passe, avançou em direção à área e soltou a bomba de perna direita. A bola foi tão forte que, apesar de ter ido na direção de Rafael, não foi defendida. O goleiro pulou e tentou espalmá-la, mas ela acabou mesmo dentro do gol.
Com o empate, a torcida no Estádio Casa Blanca enlouqueceu e passou a ajudar a LDU. Assim, ficou fácil virar. O Fluminense, nervoso, não criou nada e chamou o time equatoriano para cima dele. Resultado: a virada. Aos 43 minutos, Méndez cobrou falta na barreira, mas pegou o rebote. Num belo chute de primeira, o meia-atacante colocou a bola no ângulo esquerdo de Rafael, sem chance de defesa.
Agora, ficou difícil!
O segundo tempo não alterou o panorama da partida. Cuca decidiu mexer no Fluminense e colocou o atacante Kieza, com a expectativa de que ele aumentasse a mobilidade do ataque e pudesse servir Fred. No entanto, a substituição foi falha, já que o reserva pouco tocou na bola.
Quem comemorou tudo isso foi a LDU, que ainda encontrou mais dois gols e transformou o placar em goleada. Aos 15 minutos, o iluminado Méndez marcou o seu terceiro gol. Reasco fez boa jogada pela direita e cruzou na cabeça do artilheiro da noite, que concluiu no canto direito de Rafael, que nem se mexeu.
O quarto gol, que transformaria o placar em goleada, aconteceu aos 31 minutos. Em nova jogada criada por Reasco, Salas driblou um marcador e bateu cruzado, sem chance de defesa para Rafael, que saltou mais para aparecer nas fotos do que para defender a bola.
No final da partida, com o placar já dilatado, o Fluminense tentou diminuir a vantagem equatoriana, sem, no entanto, assustar o goleiro Dominguéz. Na única chance, aos 38 minutos, Fred cobrou falta da entrada da área e fez o goleiro espalmar por cima do travessão.
Ainda deu tempo para mais um gol, que, para desespero da torcida brasileira, foi marcado pelos equatorianos. Aos 43 minutos, De La Cruz recebeu na intermediária e acertou o ângulo direito de Rafael, completando ainda mais o placar humilhante contra o Fluminense.
Ficha Técnica
LDU 5 x 1 Fluminense
Local: Estádio Casablanca, em Quito-EQU
Árbitro:Roberto Silvera-URU
Cartões Amarelos: Espínola, Calderón (LDU); Marquinho, Dalton, Rafael (Fluminense)
Gols: Méndez aos 20'/1T, aos 43'/1T e aos 14’/2T, Salas aos 31’/2T e De La Cruz aos 43’/2T (LDU); Marquinho a 30''/1T (Fluminense)
Fluminense
Rafael; Cássio, Gum e Dalton; Mariano (Ruy), Diogo, Diguinho (Maurício), Conca e Marquinho; Fred e Alan (Kieza).
Técnico: Cuca.
LDU
Domínguez; Espínola, Norberto Araujo e Campos; Reasco, De La Cruz, William Araujo, Calderón (Graf) e Bolamos (Salas); Méndez (Chila) e Bieler.
Técnico: Jorge Fossati.

Nenhum comentário: