quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Europa: Escândalos no futebol europeu...

O futebol europeu chama a atenção pela qualidade de seus principais campeonatos, por reunir os jogadores mais importantes do mundo e pela riqueza de seus clubes. No entanto, isso não livra o continente de passar por momentos negativos. O escândalo de manipulação de resultados divulgado na semana passada, considerado o maior da história do futebol local, teria atingido 200 partidas - entre elas, algumas da Liga dos Campeões e da Liga Europa. Antes, outros escândalos também abalaram a Europa. O BLOG ALS selecionou alguns deles. Confira:

Carlo Ferrara/EFE

1. Calciocaos

Em 2006, dirigentes da Juventus (na foto, Luciano Moggi) tentaram obter favorecimento da arbitragem, em caso que envolveu outros clubes e foi flagrado por escutas telefônicas. O time de Turim foi rebaixado para a 2ª divisão e perdeu dois títulos nacionais; Milan, Lazio, Fiorentina e Reggina perderam pontos no torneio.

Allsport

2. Totonero

Na temporada 1979/80, uma loteria esportiva ‘paralela’ montou um esquema de suborno que envolveu jogadores e dirigentes de clubes italianos. Milan e Lazio foram rebaixados; Paolo Rossi sofreu uma suspensão por três anos, mas a pena acabou reduzida para dois anos e ele retornou a tempo de disputar a Copa do Mundo em 1982.

Arnd Wiegmann/Reuters

3. Robert Hoyzer

Em um jogo da Copa da Alemanha, o Hamburgo vencia o Paderborn por 2 a 0. O juiz entrou em cena ao expulsar um jogador do HSV e dar dois pênaltis ao rival, que empatou e ganhou na decisão por penalidades. Hoyzer estava ligado a uma máfia croata, também suspeita de envolvimento no recente caso revelado pela Uefa.

Gérard Julien/AFP

4. Bernard Tapie

O Olympique de Marselha estava na final da Copa dos Campeões e perto do título francês em 1992/93. Para garantir que seus jogadores não se esforçassem demais antes da decisão continental, o presidente Bernard Tapie subornou atletas do Valenciennes. O OM sagrou-se campeão nacional, mas perdeu a taça e foi rebaixado.

AP

5. Bruce Grobbelaar

Em 1994, o tablóide inglês The Sun acusou o ex-goleiro do Liverpool de facilitar o resultado de alguns jogos. Um vídeo foi divulgado com Grobbelaar falando sobre partidas arranjadas. Ele foi inocentado e processou o jornal, que recorreu e ganhou o direito de receber 500 mil libras. Sem ter como pagar, o ex-goleiro se declarou falido.

Nenhum comentário: