sábado, 7 de novembro de 2009

Campeonato espanhol: Barcelona vence Mallorca e garante mais uma rodada na ponta...

Depois de um empate frustrante contra o Rubin Kazan na Liga dos Campeões na última quarta-feira, o Barcelona voltou ao Campeonato Espanhol neste sábado com vitória por 4 a 2 sobre o Mallorca, no Estádio Camp Nou.

O resultado mantém o clube, agora com 26 pontos, na primeira colocação da competição por pelo menos mais uma rodada. O Real Madrid, com 22, joga ainda neste sábado contra o Atlético de Madrid.

Mesmo sem alguns de seus principais jogadores, o Barcelona não deu chances para o Mallorca e venceu com grande atuação do atacante Pedro, que anotou dois gols. Messi e Henry marcaram os outros dois, enquanto Nunes e Keita descontaram para os visitantes.

Após uma semana cheia, com um difícil duelo contra o Rubin Kazan na Rússia, sob uma temperatura de -8º C, o técnico Pep Guardiola decidiu dar descanso a alguns de seus principais jogadores, como o argentino Lionel Messi, o brasileiro Daniel Alves e os meio-campistas espanhóis Xavi e Iniesta.

Com isso, Chigrynskiy entrou na defesa, empurrando Puyol para a lateral direita, Keita e Busquets ficaram no meio-campo Pedro ganhou mais uma chance no ataque, acompanhado de Henry e Ibrahimovic.

O jovem atacante de 22 anos, que está sendo lançado entre os profissionais do Barça apenas esta temporada e está sendo uma das principais surpresas do time de Guardiola, balançou a rede pela primeira vez aos 12 minutos de jogo, recebendo um lindo passe de calcanhar de Ibrahimovic e só tocando na saída do goleiro Aouate.

Cinco minutos depois, a zaga do Barcelona vacilou e permitiu o empate do Mallorca, quando após escanteio Nunes chegou livre na segunda trave e cabeceou forte, vencendo o arqueiro Victor Valdés.

Mas a noite era mesmo do jovem Pedro Rodríguez Ledesma, que fez o segundo gol barcelonista em uma confusa jogada na área aos 40 minutos. Após cruzamento da esquerda, Pedro tentou de voleio, Aouate defendeu, Henry chutou rasteiro, o goleiro voltou a espalmar, Busquets bateu e o arqueiro fez mais uma grande intervenção antes do próprio Pedro pegar o quarto rebote e finalmente mandar para o fundo das redes.

Embalado, o Barcelona voltou a marcar um minuto depois, em um gol bem menos "chorado" que o anterior. Em novo levantamento da esquerda, Busquets cabeceou cruzado e Henry voou de peixinho para marcar o terceiro do Barcelona e seu primeiro tento no Campeonato Espanhol.

No segundo tempo, a equipe de Guardiola diminuiu o ritmo, e o técnico promoveu mais algumas alterações, com as entradas de Messi, Xavi e Iniesta nos lugares de Pedro, Henry e Busquets.

Mesmo assim, os catalães ainda ampliaram o placar aos 41 da segunda etapa. Ibrahimovic foi derrubado na área por Josemi, e Messi bateu o pênalti com categoria para fazer o quarto. Já nos acréscimos de jogo, Keita voltou a descontar para os visitantes, após jogada de escanteio.

Chegando a 25 pontos com o triunfo sobre o Mallorca, o Barcelona mantém a liderança do Campeonato Espanhol sem se importar com a partida do vice-líder Real Madrid (22 pontos), que faz contra o Atlético o clássico da cidade neste domingo. Derrotados, os visitantes estacionam nos 17 pontos.

Nenhum comentário: