quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mengão estréia na Libertadores e espera quebrar "tabu"...


O Flamengo finalmente vai fazer a sua estréia na Libertadores deste ano. O time carioca enfrenta o Universidad Católica-CHI nesta quarta-feira, às 21h50 no Maracanã, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo 8.

Pouco mais de 11 mil ingressos já foram vendidos e o Mengão ainda tenta superar a derrota por 2 a 1 diante do Botafogo pela semifinal da Taça Guanabara, em partida realizada na quarta-feira de cinzas. Flamengo e Universidad Católica se enfrentaram somente duas vezes na história, ambas pela Libertadores de 2002.
Nas duas ocasiões a equipe chilena levou a melhor, vencendo por 2 a 1 e 3 a 1. Assim, o Rubro-negro nunca ganhou do Universidad Católica e tenta quebrar o tabu para estrear com o pé direito na Taça.

Outro Flamengo
O atacante Adriano, ídolo e atual artilheiro do clube, prometeu um Flamengo diferente daquele que perdeu para o Botafogo no meio da semana passada, e pediu o apoio do torcedor. "É outro Flamengo. Peço ao torcedor que compareça, para nós é importante o calor e o afeto deles, a torcida é o nosso 12º jogador", disse.

O treinador Andrade, que já ganhou a competição como jogador em 1981, continua fazendo treinos fechados no CT da Gávea, mas o time está praticamente definido. Álvaro foi liberado dos treinamentos desta terça-feira mas deve começar jogando ao lado de Fabrício, que ganhou a vaga de Ronaldo Angelim. A dúvida fica entre Petkovic e Vinicius Pacheco, que disputam vaga no meio.

Chilenos na retranca
O Universidad Católica deve fazer o famoso jogo de catimba e toque de bola diante do Flamengo. O técnico do Mengão enviou o seu auxiliar Paulo Henrique Júnior para "espionar" a equipe adversária, que chegou ao Rio de Janeiro na última segunda-feira.

De acordo com o auxiliar do time carioca, a equipe chilena atua no 3-6-1, com um meio-de-campo embolado e a maioria de seus homens jogando atrás da linha da bola. O Universidad Católica chega credenciado à Taça Libertadores por ter eliminado o bom time do Cólon, na fase preliminar.

O Flamengo em números
Apesar do tabu contra o Universidad Católica, o Mengão tem um bom retrospecto no torneio continental. Será a 10ª participação do clube, que venceu a competição em 1981, mesmo ano em que ganhou o Mundial Interclubes batendo o Liverpool por 3 a 0. O técnico Andrade era titular daquela equipe.

Nas últimas duas participações, duas eliminações nas oitavas-de-final, em 2007 e 2008. Ao todo, o Flamengo tem 77 partidas disputadas na competição, somando 43 vítorias, 17 empates e 17 derrotas.

Ficha técnica

Flamengo-BRA x Universidad Católica-CHI

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Data: 24/02/2010
Horário: 21h50
Árbitro: Carlos Amarilla - PAR

Flamengo
Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Fabrício e Juan; Toró, Willians, Kleberson e Vinícius Pacheco (Petkovic); Adriano e Vagner Love.
Técnico: Andrade

Universidad Católica
Tosseli; Ponce, Mena e Rosende; Martínez, Henríquez, Díaz, Meneses, Carreño e Mirosevic; Morales (Vranjican).
Técnico: Marco Antonio Figueroa

Nenhum comentário: