segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Internacional - RS...Um acaso ou sinônimo de sucesso...



Os dados são de Janeiro de 2009: o Internacional de Porto Alegre atingiu a expressiva marca de 83 mil sócios. É o clube de futebol com mais associados na América Latina, superando o argentino River Plate, com seus pouco mais de 82 mil. Como se não bastasse, em termos mundiais, está atrás apenas de 8 potências européias. Veja abaixo*:

1º Benfica/171 mil sócios.
2º Barcelona/157 mil.
3º Manchester United/151 mil.
4º Bayer de Munique/147 mil.
5º Porto/115 mil.
6º Sporting/94 mil.
7º Real Madrid/93 mil.
8º Internacional/83 mil.
9º River Plate/82 mil.
10º Schalke 04/73 mil.

* números arredondados.


Vamos entender um pouco dessa história de sucesso e competência.


ANOS DIFÍCEIS: Após uma gloriosa década de 70, na qual se sagrou o 1º tricampeão brasileiro, vencendo em 1975, 1976 e 1979, esta última de forma invicta e até hoje inigualada, o time gaúcho passou por momentos difíceis nos anos 80 e 90, excetuando-se o ano de 1992, em que venceu a Copa do Brasil; ainda assim e a bem da verdade, naquela época a CB não tinha, digamos assim, o glamour e a importância que tem hoje. O vencedor não se classificava para a Libertadores como é atualmente, e grandes clubes renegavam a competição a segundo plano.

O momento de reflexão chegou em 1999, ano em que o Internacional quase caiu para a 2ª divisão; foi salvo pelo gol de Dunga, no último jogo, contra o Palmeiras no Beira-Rio. Percebe-se que, além de passar por maus bocados, o colorado amargou um grande período de jejum, nacional e internacionalmente.


A REVIRAVOLTA: Como se encontra o Internacional 10 anos depois de quase cair? A propósito, fica comprovado que, ao contrário do que o senso comum determina, não é preciso haver descenso para haver reestruturação, reerguimento; é evidente que foi assim com vários clubes brasileiros, inclusive recentemente, mas longe de se tornar regra. Nada disso! O colorado, ao lado de Flamengo, São Paulo, Santos e Cruzeiro, faz parte do seleto grupo que não sabe (ainda) o que é Série B.
Com forte investimento nas divisões de base, na formação de atletas e na parte social, o “clube do povo” exerce hoje papel de um dos protagonistas nos cenários interno e externo do futebol mundial. Sob esse aspecto, nenhuma gestão foi tão eficiente e vitoriosa quanto a do presidente Fernando Carvalho, entre 2002 e 2006.


O Inter de grandes ídolos do passado, como Falcão, Figueroa, Claudiomiro, Manga e Dadá Maravilha, entre outros, revelou recentemente ao futebol brasileiro nomes como Daniel Carvalho, Rafael Sóbis e Alexandre Pato, apenas para citar os que já deixaram o clube.

Experimente perguntar a um colorado quem foi seu ídolo nos anos 80 e 90; muitos responderão Taffarel, outros virão com Dunga. Embora ídolos, é muito pouco para um clube de tamanha grandeza. Atualmente, com um trabalho profissional, limpo e com uma divisão de base forte, o time vermelho já revelou, por exemplo, Danny Morais, Taison e Nilmar, além de contar em seu elenco com excelentes jogadores, como Guiñazu, D’Alessandro, Bolívar e Magrão, tornando o time candidato a qualquer competição que dispute.


CAMPEÃO DE TUDO: Não como objetivo a ser alcançado a qualquer custo, mas como conseqüência natural de um trabalho bem realizado a longo prazo, o colorado é hoje, como gosta de dizer a “nação vermelha”, Campeão de Tudo. Tudo aquilo que pode ser disputado por um clube sul-americano o Inter, de fato, ganhou. Vejamos:



Campeão da Copa Libertadores 2006;
Campeão do Mundial FIFA 2006;
Campeão da Recopa Sul-Americana 2007; e
Campeão da Copa Sul-Americana 2008.


Neste período, o time mesclou excelentes jogadores vindos da base, como Alexandre Pato e Luiz Adriano, com jogadores experientes como Fabiano Eller, Índio, Fernandão e Iarley.



SÓCIO É PATRIMÔNIO: dono de uma torcida gigante e apaixonada, o Internacional soube tirar proveito disso, em benefício próprio; sem nenhum sentido conotativo, o colorado soube e sabe explorar o torcedor, fazendo dele um parceiro, um verdadeiro patrimônio do clube. A fórmula é simples: o torcedor se transforma em sócio e gera receitas para o clube que, em contra partida, oferece benefícios e vantagens. No fim, as duas partes saem ganhando. O projeto do Internacional de remodelar o Beira-Rio visando a Copa de 2014 passa obrigatoriamente pelas receitas (além de outras, evidentemente) deixadas pelos sócios em seu cofre.



Os associados têm benefícios como as varias formas de comprar ingresso, inclusive pela internet, a rede colorada de descontos, com vantagens em todo o Brasil, com descontos que vão de academias de ginástica a operadoras de turismo, passando por bares, restaurantes, cabeleireiros e livrarias, entre outros. Basta o torcedor apresentar sua carteirinha de sócio, obtida com o pagamento único de R$ 20,00.



São duas categorias de sócio: o sócio contribuinte e o sócio Parque Gigante. No 1º caso, o associado paga apenas R$ 22,00 por mês, e tem direito a sorteios e promoções, a rede colorada de descontos já citada, a compra de ingressos com até 50% de desconto e ainda vota (respeitando as normas do estatuto do clube) para escolher seus conselheiros e presidentes. No 2º caso, o associado paga a “jóia” (compra do título) por R$ 1220,00, o que, convenhamos, não é nenhum absurdo e como diferencial em relação ao outro plano, tem acesso ao Parque Gigante e aos jogos do time no Beira-Rio. O sócio desfruta de piscinas, piscina térmica, quadras, salão de festas, quiosques... ou seja, tudo aquilo que um clube social tem, ou pelo menos deveria ter. Preço mensal: R$ 49,00. Vá até a página http://www.torcedorinternacional.com.br/ e saiba mais.



COMPARATIVO: apenas como parâmetro ou referencia ou comparativo ou o nome que você quiser dar, no Fluminense, para ser sócio proprietário é preciso pagar a jóia de R$ 2000,00 e mensalidade de R$ 42,11; já o sócio contribuinte arca com a “jóia” de R$ 125,66, mais a taxa de expediente única (?) de R$ 42,78 e mensais de R$ 84,22. No Flamengo é mais salgado ainda: para ser sócio proprietário é preciso adquirir a jóia no valor de R$ 6540,00 (à vista); caso queira ser sócio contribuinte, terá que desembolsar R$ 150,00 ou R$ 105,00 por mês, nos planos familiar e individual, respectivamente.


Para não perder tempo com milongas e ir direto ao ponto: você conhece as sedes sociais de Flamengo e Fluminense? E sabe em que estado elas se encontram?

Essa história (e o vídeo abaixo, extraído do youtube.com) explicam um pouquinho que seja e de forma bastante sucinta a competência Colorada e o sucesso do Sport Club Internacional.












Nenhum comentário: