terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O "planejamento" da SECEL...

O Seminário de Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer- SECEL ocorreu em um momento especial, em que toda a Prefeitura Municipal de Fortaleza está chamada a elaborar seu Planejamento Estratégico e Plano plurianual 2010-2013.

O Planejamento Estratégico da SECEL permitirá à Secretaria uma atuação coordenada a partir das Diretrizes Estratégicas da Gestão, além de contribuir para uma atuação plenamente integrada com os programas e as atividades de todas as Secretarias e Coordenações municipais.

Com o propósito de materializar essas questões foi organizado um seminário destinado a definir, de forma democrática e participativa, os rumos da gestão na Secretaria de Esporte e Lazer, consoantes com as diretrizes de atuação da Prefeita Luizianne Lins e das força políticas que integram o esforço de governar a cidade.

A metodologia utilizada no Seminário, realizado no período de 07 a 09 de Janeiro, foi a do planejamento Estratégico Situacional e contou com a Moderação de Júlio Filgueira, Ex Secretário de Esporte de Guarulhos e São Paulo e Secretário Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte e Supervisão de Liliana Lacerda, Coordenadora de Planejamento Estratégico e Mobilização de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O Seminário traçou a linha do tempo, procurando identificar os eventos e passagens mais marcantes da nossa História e apresentou aos participantes os elementos que compõem o esforço de planejamento da Prefeitura Municipal. Foram descritas as Diretrizes Estratégicas ( Resultados Esperados para o período 2010-2013) ; a Visão da Secretaria de Esporte e Lazer ( Marcas) e, mais importante, definido os Planos de Ações de 2010 ( Projetos). Também repassamos o quadro de riscos e ameaças, os chamados torpedos, que exigem planos de contigências para que sejam neutralizados ou minimizados.

Para cada Ação foi descrito foi descrito um conjunto de questões: os objetivos, as metas, os responsáveis, os instrumentos e técnicas, entre outras. As informações coletadas no seminário serão repassada a partir de reuniões bilaterais, despachos com o Secretário, oficinas setoriais e sistematização das coordenadorias, as quais depois serão validadas pela equipe de planejamento, visando assegurar a concretude do planejamento estratégico.

Nenhum comentário: