segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Em jogo "morno" Ceará vence o Horizonte...

Clique para Ampliar

Marcado por três adversários, atacante alvinegro, que substituiu o companheiro Preto, foi o destaque do time alvinegro, no triunfo de ontem sobre o Horizonte, no estádio Domingão


Clique para Ampliar

Em família: Erasmo Fortes passa instruções para o filho, Guto, momentos antes de começar a partida de ontem, no Domingão

Quando o jogo se encaminhava para o fim, uma tabela entre Reinaldo e Misael definiu os três pontos na estreia

O atacante Misael saiu do banco de reservas para presentear a torcida do Ceará com os primeiros três pontos do time no Campeonato Cearense de 2010.

Como há males que vêm para o bem, ele substituiu o atacante Preto, ainda aos 31 minutos do primeiro tempo do jogo de ontem, contra o Horizonte, no Domingão. Preto havia se contundido, mas Misael não deixou a peteca cair e até melhorou o rendimento do time.

"Nada melhor do que iniciar o Campeonato Cearense com uma vitória. Graças a Deus, tive a oportunidade de entrar e colaborar com o time. Foi no momento em que o professor (técnico Renê Simões), havia pedido para tocar a bola. O Reinaldo fez o passe, e eu concluí", declarou Misael, ao final da partida.

Jogo

Pouca coisa se salvou do primeiro tempo, onde o jogo foi truncado demais. Com apenas chutes de média distância, o Ceará não levou perigo algum.

E a equipe da casa teve apenas duas oportunidades. Uma aos 43 minutos, com Júnior Cearense chutando para fora, na entrada de área. E no minuto seguinte, quando André Luís entrou nas costas da zaga e bateu para fora, à esquerda do gol.

No segundo tempo, o Vovô foi outro time, mais envolvente com maior volume de jogo. Como os atacantes estavam bem marcados, os zagueiros Fabrício e Anderson tiveram a chance de virarem heróis. Fabrício cabeceou uma bola, sozinho, aos 19, e colocou para fora. Aos 33 min, Anderson aproveitou escanteio, cabeceou e o goleiro segurou. Aos 37, Anderson deu um voleio e Rafael espalmou. Até que aos 43, Reinaldo tocou a Misael, na direita. O atacante fuzilou rasteiro e garantiu a vitória na estreia do Vozão no Estadual.

DE VOLTA
Arlindo Maracanã retorna aos treinos hoje

O Presidente do Ceará, Evandro Leitão, compareceu, ontem à tarde, na borda do gramado do estádio Domingão, em Horizonte, tão logo se concluiu a vitória da equipe. Na oportunidade, ele comunicou que o lateral-direito Arlindo Maracanã voltará a treinar, hoje, no clube.

"Ele vai treinar, para não ficar parado", disse o presidente, sem adiantar mais detalhes. Na verdade, Arlindo iria ser emprestado ao Sertãozinho, para onde foi Adilson e Erivélton, mas pelo visto, não deu certo a transação.

Apresentação

Como o Diário do Nordeste antecipou na edição de ontem, o zagueiro Diego, emprestado pelo Corinthians será apresentado hoje no Estádio Vovozão.

MISSÃO CUMPRIDA
René Simões diz que time venceu com inteligência

O técnico do Ceará, René Simões, festejou muito a vitória por 1x0 sobre o Horizonte, no compromisso de estreia do Alvinegro no Estadual de 2010.

Para ele, a estratégia inteligente foi determinante para se conseguir os três pontos.

"Vencemos com inteligência. Porque você só pode vencer de duas maneiras, ou você domina o jogo ou controla. Numa temperatura e num calor desses aqui não dá para dominar. E isso acontece quando você vai para dentro do adversário. No nosso caso, o que fizemos foi controlar o jogo, tocando a bola, usando a experiência para n ão desgastar os jogadores. Eles estão com apenas 10 dias de treinamento", justificou-se o treinador.

"O descanso e uma super-alimentação serão os melhores treinos daqui até o jogo contra o Itapipoca (na quarta-feira)".

PAI E FILHO
Quando a bola une parentesco e planos

Pouca gente percebeu como uma história de família pode estar mesclada com o profissionalismo no futebol. Esta realidade foi observada ontem à tarde, por ocasião do jogo Horizonte e Ceará, quando o técnico do Horizonte, Erasmo Fortes, teve a honra de dirigir o próprio filho.

Era Erasmo passando instruções para os jogadores e entre eles, o camisa 7 Guto, seu filho, um dos atletas de qualidade do elenco horizontino. Guto tanto joga de meia ofensivo quanto de volante. Ele já estava no elenco, desde o ano passado e agora passou a ser orientado pelo próprio pai. Das arquibancadas estava a mãe, Fiúza, ansiosa por ver os dois conseguindo atingir os mesmo s planos e objetivos. "Eu tento mostrar ao Guto que isso aqui é uma empresa, onde não pode haver qualquer tipo de favorecimento. Ele vai jogar até quando produzir para o time", sentenciou o treinador.

Erasmo foi um meia de rara habilidade e poder de definição, que fez sucesso no Ceará nos anos 80, brilhando também no Palmeiras/SP e Sport/PE, afora outras grandes equipes.

Guto está com 21 anos e iniciou sua carreira no Ceará. Posteriormente, transferiu-se para o Sport/PE, onde fez a base para sua carreira. "Já trabalhei como meu pai no Porto de Caruaru/PE e no Uniclinic. Nessas ocasiões eu sei que a cobrança é muito maior e tenho que me empenhar", falou Guto, que não quer ser privilegiado pelo pai de forma alguma.

Ficha técnica

Horizonte 0
Rafael; Saulo, Da Silva, Lúcio e Joãozinho; Válter, Guto (William, 23/2ºT), Uesclei (Leandro 18/2ºT) e Jackson; André Luís (Bilu 38/2ºT) e Júnior Cearense. Técnico: Erasmo Fortes.

Ceará 1
André Sangalli; Boiadeiro, Fabrício, Anderson e Ernandes; Heleno, Michel, João Marcos (Reinaldo/ intervalo) e Jorge Henrique (Careca 30/2ºT); Preto (Misael 31/1ºT) e Wellington Amorim. Técnico: René Simões.

Competição: Campeonato Cearense. Estádio: Domingão, em Horizonte, Ceará. Data: 10 de janeiro de 2010.
Árbitro: Gleyston Gonçalves. Assistentes: Carlos Feitosa e Marcos Xavier. Renda: R$ 61.280,00. Público: 4.417 pagantes. Gol: Misael (43/2ºT). Cartões amarelos: Da Silva, Lúcio, Joãozinho e Válter (Hor); Anderson (CE)

Nenhum comentário: