domingo, 17 de janeiro de 2010

LULA será homenageado novamente...


O Presidente Lula deverá se dividir entre o Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre, e o Fórum Econômico Mundial, em Davos, entre os próximos dias 26 e 29. Lula tinha acertado sua participação no FSM, que terá uma edição especial de seus dez anos em Porto Alegre, ao lado de outros presidentes latinos, no dia 28.

Agora os tucanos morrem

No entanto, na semana passada Lula foi informado de que será homenageado em Davos, como "personalidade do ano", no dia 29.

A Presidência da República tenta combinar a agenda com o FSM. A intenção é participar dos dois fóruns. Mas a presença de Lula em um seminário internacional, ao lado de outros presidentes, como Hugo Chávez (Venezuela) e o recém-eleito, José "Pepe" Mujica (Uruguai), Evo Morales (Bolívia) e Fernando Lugo (Paraguai) no dia 28, ficou comprometida.

Cândido Grzybowski, um dos fundadores e articuladores do FSM, disse que, em função do aviso antecipado, ainda pode ocorrer uma mudança na grade do seminário, que ocorre entre os dias 25 e 29 deste mês.

Lula é o anfitrião dos demais presidentes, então vamos ver como fazer as mudanças disse Grzybowski.

A edição de Porto Alegre é compacta, porque será uma de um total de 27 que ocorrerão em 2010 pelo mundo. Por isso, a expectativa é de reunir apenas entre 20 mil e 30 mil pessoas na Grande Porto Alegre.

O FSM espera contar com quatro pré-candidatos à sucessão de Lula - Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV), Heloisa Helena (PSOL) e Ciro Gomes (PSB) - também devem participar de atividades promovidas por ONGs. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), não deve ser convidado pelos organizadores do FSM. Ele nunca participou de um FSM.

Eu vou ao FSM como em todas as edições. Não vejo motivo para não participar- disse Marina.

Vários partidos, como PT, PV, PSOL, PSB, PDT e PCdoB, estão organizando caravanas para o FSM em Porto Alegre, assim como as centrais sindicais. A maioria se articulou para a realização de debates específicos no Fórum, em torno principalmente do tema sustentabilidade.

Criador do FSM, Oded Grajew diz que a ideia é que os intelectuais e ativistas da primeira geração façam uma análise profunda do papel do Fórum e discutam o seu futuro. Esses debates, assim como os eventos com políticos, serão mais centralizados em Porto Alegre.

Nesta nova edição, várias atividades ocuparão cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Canoas, Sapucaia, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga sediarão os debates.Com finformações lá do Globo, de oposição ao Lula...

Nenhum comentário: