terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Copa do Nordeste pode voltar...

Clique para Ampliar

Clássico-Rei: Fortaleza, do volante Edmilson, e Ceará, do atacante Iarley, no último duelo pelo Nordestão

Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF, diz que há euforia dos times e que o torneio ainda será discutido

A Copa Nordeste, extinta em 2003 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) devido a falta de datas, pode voltar ao calendário brasileiro.

A edição de 2010 depende de um acordo entre a Liga Nordeste, formada por 16 times, e a CBF: os clubes precisam retirar uma ação judicial uma indenização de 15 milhões de reais contra a entidade pela exclusão da competição do calendário em 2003, mesmo sendo um sucesso de público e arrecadação para os times da região.

Para o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, um acordo entre as entidades é vital para a volta do torneio. "No momento este processo judicial inviabiliza a realização do campeonato. Se as partes entrarem um acordo, existe a possibilidade do torneio ser revitalizado", afirmou o diretor.

Porém Elísio tratou de "esfriar" os ânimos e garantiu que a competição ainda não passa de uma euforia após um encontro entre os clubes em Natal no último dia 14: "Não há nenhuma reunião agendada com os clubes da Liga Nordeste. O que houve foi um encontro em Natal, que ocasionou uma euforia e uma ansiedade na região para a realização do torneio. Mas não há nada definido, nem foi conversado. Mas asseguro que, em caso de acordo com a CBF, discutiremos a realização da copa junto com as federações", esclareceu.

Indagado sobre a inclusão no torneio no já apertado calendário brasileiro, o diretor afirmou que as datas não seriam problema, porém, não podem atrapalhar as competições organizadas pela CBF e Federações Estaduais: "Tudo é uma questão de consenso. As datas para realização do torneio existem, mas não podem prejudicar as competições organizadas pela CBF e Federações", advertiu.

Organização

Buscando viabilizar a competição, os clubes nordestinos se reuniram no último dia 14 para discutir os detalhes do torneio. Eles chegaram em um acordo quanto ao início da competição (25 de maio), formato da copa (que teria a primeira fase por pontos corridos e a segunda em mata-mata entre os quatro primeiros colocados) e transmissão de TV e patrocínios.

Indefinição

De acordo com Virgilio Elísio, apenas os clubes discutiram estas questões, que não chegaram ainda a CBF: "Nada chegou ainda ao departamento de competições. Estamos esperando o entrave jurídico se resolver. Não há uma fórmula de disputa, clubes participantes ou data de início do torneio. Se algo foi dito é apenas ideia dos times, e não da CBF, nada foi definido por nós ainda, muito menos nos reunimos com os clubes", garantiu.

Dezesseis times estão garantidos caso a competição seja viabilizada. Todos membros da Liga Nordeste: Ceará, Fortaleza, Náutico/PE, Sport/PE, Santa Cruz/PE, Vitória/BA, Bahia/BA, Fluminense/BA, Treze/PB, Botafogo/PB, América/RN, ABC/RN, Confiança/SE, Sergipe/SE, CRB/AL e CSA /AL.

Ferroviário

Após a Liga dos Clubes de Futebol do Nordeste divulgar previamente os participantes da competição, indicando Ceará e Fortaleza como representantes do Estado, o Ferroviário reivindicou uma vaga no torneio.

O anúncio foi feito através de sua diretoria e conta com o aval até dos outros clubes cearenses, Ceará e Fortaleza: "Como uma força do futebol cearense e nordestino, a diretoria do Ferroviário quer a participação da equipe no torneio. O clube precisa jogar torneios importantes e a reestruturação do clube passa pela inclusão na Copa do Nordeste", afirmou o diretor de marketing Evandro Ferreira Gomes.

A última participação do clube coral no Nordestão aconteceu em 1999.

Saiba mais
Edições

Em 1994, foi realizada a primeira Copa Nordeste, vencida pelo Sport/PE. Só em 1997 o torneio voltou a ser disputado, com o Vitória sagrando-se campeão. A partir daí, o torneio foi um sucesso de público, realizado até 2003

Última

A Copa foi disputada pela última vez em 2003. Na ocasião, o torneio foi esvaziado, pois não contava com o apoio da CBF e muitos clubes não participaram. Cancelada pela CBF, os clubes nordestinos processaram a entidade. A realização da nova competição, depende de um acordo entre as partes

DEFINIÇÃO
Liga do Nordeste agenda reunião

O dirigente Eduardo Serrano da Rocha, presidente da Liga dos Clubes de Futebol do Nordeste (LCFN) afirmou que um encontro com o departamento jurídico da CBF está marcado para o dia 28 de fevereiro. "A reunião definirá as pendências jurídicas dos clubes com a CBF. Esperamos finalmente viabilizar a competição", afirmou o dirigente.

Segundo Rocha, após a reunião com mentora do futebol brasileiro, será a vez dos clubes se encontrarem em março, ainda sem data definida, para fechar detalhes como times participantes, fórmula da competição e datas para os jogos: "Após a reunião com o departamento jurídico da CBF, reuniremos os clubes filiados à Liga. Precisamos fechar a duração do torneio, os times participantes e a fórmula, para apresentar ao departamento de competições da entidade", comentou.

Participantes

Ainda sem a definição dos clubes participantes, o dirigente garantiu que outros clubes podem pleitear uma vaga na competição, caso do Ferroviário, que já demonstrou interesse: "O número de participantes ainda está em aberto. Os clubes que quiserem participar do torneio podem entrar em contato com a Liga porém, não podemos inchar a competição", advertiu.

16 clubes estão garantidos caso a competição seja viabilizada. Todos membros da Liga Nordeste. No Estado, Ceará e Fortaleza estão confirmados.

Nenhum comentário: