quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Campeonato paulista: Palmeiras é líder...

Cleiton Xavier comemora o gol da vitória do Palmeiras sobre o Monte Azul Foto:  Sergio Masson/Futura Press

Sem poder contar com Marcos, Diego Souza, Léo e Maurício Ramos, todos lesionados, e com Armero vetado, o time "misto" do Palmeiras venceu o Monte Azul por 1 a 0 e termina a quarta-feira na liderança do Campeonato Paulista, empatado em pontos com o rival e próximo adversário Corinthians.

A partida marcou a estreia de Edinho, apresentado nesta semana, no time dirigido pelo técnico Muricy Ramalho. Por causa dos desfalques o volante já fez seu primeiro jogo improvisado na zaga. Quem também debutou foi o lateral esquerdo Gabriel Silva, um dos destaques da campanha do Palmeiras na Copa São Paulo.

Graças ao gol de Cleiton Xavier, de pênalti, aos 30min do primeiro tempo, O Palmeiras voltou a vencer depois de dois empates seguidos e com 8 pontos lidera a tabela da competição. O Monte Azul, que já enfrentou dois grandes do estado, ainda não conseguiu sair de campo com três pontos e termina o dia na 18ª colocação.

O Palmeiras começou a partida com dificuldades para furar o bloqueio do adversário. O Monte Azul foi a campo fechado, tentando explorar os contra-ataques, e não dava espaço para os homens do setor ofensivo do Palmeiras.

Tanto que a primeira etapa se resumiu a uma chance de gol, aos 30min. E foi nela que o Palmeiras abriu o placar. Mauro empurrou Danilo dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Cleiton Xavier deu a paradinha e tocou com categoria, no canto. Foi o segundo gol do meia no Paulista.

A vida do Palmeiras ficou mais fácil logo aos 6min do segundo tempo, quando Diogo cometeu falta em Deyvid Sacconi, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo. Porém, apesar da superioridade numérica, o time alviverde continou jogando de forma lenta e não conseguia pressionar o adversário.

O Palmeiras dominou o segundo tempo, mas não foi incisivo. Mesmo com a posse de bola na maior parte do tempo, não conseguiu criar chances para marcar. Para a piorar a situação, Cleiton Xavier e Gabriel Silva sentiram lesões na coxa e tiveram de ser substituídos, o que diminuiu o poder de criação do time.

O Monte Azul ainda tentou pressionar no final, mas não teve forças para chegar ao empate.

FICHA TÉCNICA

Monte Azul 0 x 1 Palmeiras

Gols
Palmeiras: Cleiton Xavier, aos 30min do primeiro tempo

Esquema Tático do Monte Azul
3-5-2
Tiago Cardoso (Luiz Carlos); Dedê, Ávalos, Mauro e Ferrari; Rafael Fefo, Luciano Sorriso, Diogo e Marcelinho (Rai); Marcelo Marinho (Rafael Ueta) e Borebi. Técnico: Edison Só

Esquema Tático do Flamengo
4-4-2
Deola; Figueroa, Edinho, Danilo e Gabriel Silva (Eduardo); Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Deyvid Sacconi (Daniel Lovinho); Joãozinho (Anselmo) e Robert. Técnico: Muricy Ramalho.

Cartões Amarelos
Monte Azul: Ferrari
Palmeiras: Edinho

Cartão Vermelho
Monte Azul: Diogo

Árbitro
Guilherme Cereta de Lima

Local
Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)

Ronaldo marca, mas Corinthians tropeça e vê Palmeiras liderar

A festa era grande pela estreia de Danilo e a segunda partida do atacante Ronaldo, porém os pouco mais de 16 mil torcedores que foram ao Pacaembu sairam decepcionados com um empate magro por 1 a 1 contra o modesto Mirassol, nesta quarta-feira, que impediu o time alvinegro de assumir a liderança do Campeonato Paulista.

Para piorar a situação, o novo líder da competição é o rival Palmeiras, que soma os mesmos oito pontos do Corinthians, mas está na frente no saldo de gols. Os resultados esquentam ainda mais o clássico entre as duas equipes, no próximo domingo, novamente no Pacaembu.

O ponto positivo para os torcedores alvinegros na partida de hoje foi o bom desempenho do atacante Ronaldo em campo. Bem melhor do que na quarta-feira passada, diante do Bragantino, o camisa 9 foi o destaque do Corinthians na partida e marcou o único gol da equipe de Mano Menezes.

O jogo começou de forma bem lenta, com o Corinthians sofrendo com a forte marcação do time do interior. A primeira chance de perigo veio aos 8min. Elias avançou pela direita e cruzou na área. Ronaldo, sozinho, chutou fraco para fácil defesa do goleiro Renê.

O time alvinegro chegou mais uma vez aos 13min. Depois de cobrança de escanteio, William desviou de cabeça e a bola sobrou para Ronaldo, no lado esquerdo da área. O atacante chutou prensado, a bola encobriu o goleiro Renê, mas a zaga do Mirassol afastou embaixo da linha.

Ronaldo era o jogador mais incisivo da equipe alvinegra na partida. Aos 33min, o atacante dominou a bola após cobrança de falta rápida e foi derrubado perto da meia lua. Ele mesmo bateu a falta, rasteira e forte. Renê espalmou e Dentinho perdeu grande chance de abrir o placar, ao chutar para fora sem marcação.

O camisa 9 do Corinthians acabou recompensado pelo bom primeiro tempo aos 44min. O meia Tcheco cobrou a falta no meio da área. A zaga do Mirassol parou, tentando fazer a linha de impedimento. Ronaldo, que vinha de trás, recebeu a bola em condição legal, driblou Renê e só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. O lance gerou grande protesto dos jogadores do Mirassol, que partiram para cima do bandeirinha. Porém, a reclamação foi em vão.

Santos 5 x 0 Barueri - Neymar dá show e Peixe atropela




Com exibição de gala do atacante Neymar, autor de dois gols e responsável por outros dois, o Santos se reabilitou em grande estilo no Campeonato Paulista. O time alvinegro atropelou o Barueri, por 5 a 0, na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, em Santos, pela quarta rodada da competição.

Com o resultado, o Peixe assumiu a liderança provisória do Paulistão, com sete pontos. Supera São Caetano, Portuguesa, Corinthians e Mogi Mirim no saldo de gols. Essa foi a segunda vitória por goleada do time, que já haia feito 4 a 0 sobre o Rio Branco. O Barueri caiu para o 16º lugar, com apenas três pontos.

Ficha Técnica

Santos 5 x 0 Barueri

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Renda: R$ 116.280,00.
Público: 5.294 pagantes.
Cartões Amarelos: Bruno Rodrigo, Rodrigo Mancha e Neymar (Santos); Éder, Diego, Daniel Marques e Marcelinho (Barueri)
Cartões Vermelhos: Diego e Marcelinho (Barueri)
Gols: André aos 33'/1T, Wesley aos 24'/2T, Zé Eduardo aos 28'/2T e Neymar aos 33'/2T e aos 41'/2T (Santos)

Santos
Felipe; Pará, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Rodrigo Mancha, Wesley, Marquinhos (Breitner) e Paulo Henrique (Alan Patrick); Neymar e André (Zé Eduardo).
Técnico: Dorival Júnior

Barueri
Márcio; Éder, Daniel Marques, Diego e Jefferson; Anderson (João Vítor), Marcos Assunção, Marcelo Oliveira e Carlos Eduardo (Ji-Paraná); Flavinho (Marcelinho) e Tadeu.
Técnico: Vinícius Eutrópio.


Mogi tira invencibilidade da Portuguesa na volta ao Canindé



Caiu a invencibilidade da Portuguesa no Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira, em jogo pela quarta rodada do torneio estadual, a equipe de Vagner Benazzi acabou derrotada pelo Mogi Mirim por 1 a 0.

A partida marcou o reencontro da Portuguesa com o Estádio do Canindé, que foi liberado após veto do Ministério Público. Até então, o time rubro-verde havia disputado duas partidas fora de casa e uma com seu mando, realizada na Arena Barueri.

Com o tropeço, a Portuguesa acumula sete pontos em seus quatro jogos e pode terminar a rodada fora do G-4 que vai às semifinais. O Mogi, que tinha quatro pontos, empata com os mesmos sete pontos.

Em busca do melhor início de Campeonato Paulista desde 2000, a Portuguesa começou o confronto pressionando o Mogi Mirim, em busca de amenizar a pressão pela necessidade da vitória. Entretanto, a equipe do Canindé encontrava dificuldades na criação de jogadas, limitando-se a arriscar chutes de longa distância, principalmente por pecar nos últimos passes em direção à meta adversária.

A melhor chance rubro-verde ocorreu com o meia Héverton, destaque do clube nas três primeiras rodadas. Após cobrança de escanteio, o artilheiro rubro-verde na competição subiu de cabeça e tentou surpreender o goleiro Alex Alves. Todavia, a bola passou caprichosamente rente à trave esquerda.

Sem agredir o adversário, a Portuguesa sofreu um duro castigo aos 38min do primeiro tempo. O experiente Luís Màrio recebeu passe na intermediária, avançou completamente livre e arriscou um lindo chute de fora da área para vencer Fábio, abrindo o placar para o surpreendente time de Francisco Diá.

Com a necessidade de correr atrás do empate, a Portuguesa voltou para o segundo tempo mais agressiva - contudo, seguia acumulando erros de passes. A falta de criatividade do time do Canindé era refletida nas incessantes tentativas de chutes de fora da área. A melhor delas ocorreu aos 15min, quando Fabrício exigiu outra excelente defesa de Alex Alves.

Pressionado, o Mogi Mirim investiu nos contra-ataques para definir o confronto e quase alcançou o seu objetivo aos 23min, quando Preto Costa deu um carrinho salvador e evitou que a Portuguesa sofresse o segundo gol em pleno Canindé.

Conforme o tempo avançou no cronômetro, a Portuguesa viu sua situação se complicar ainda mais. Após entrava violenta no meio-campo, o lateral esquerdo Fabrício recebeu o cartão vermelho do árbitro Sálvio Spíndola. Entretanto, o juiz apareceu novamente logo em seguida, quando Baraka também deixou o gramado ao acumular dois amarelos.

Sem forças, as duas equipes externaram o cansaço. Melhor para o Mogi Mirim, que apontou pela segunda vez seguida no Campeonato Paulista, depois de ter batido o Santos na última rodada da competição.

No domingo, novamente no Canindé, a Portuguesa entra em campo pela quinta rodada do Paulista - desta vez, para enfrentar o Botafogo de Ribeirão Preto às 17h (horário de Brasília). O Mogi, por sua vez, atuará no Estádio Papa João Paulo II diante do Bragantino, em jogo marcado para as 11h.



Oeste empata no fim e afasta Santo André da briga pela ponta

O Santo André deixou escapar a chance de assumir, mesmo que temporariamente, a liderança Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira, jogando em casa, o time do ABC Paulista empatou por 2 a 2 com o Oeste de Itápolis, deixando a vitória escapar com um gol sofrido no final da partida.

Com o resultado, os andreenses chegaram aos seis pontos em quatro jogos. O time está atualmente fora do G-4 que vai às semifinais, e deve ficar ainda mais distante caso rivais como Palmeiras e Ponte Preta vençam seus compromissos. O Oeste, por sua vez, permanece entre os quatro times na zona de rebaixamento para a Série A-2, mas agora com dois pontos.

A equipe do técnico Paulo Comelli saiu na frente, graças ao gol de carrinho de Ricardo Bueno aos 8min do primeiro tempo. No entanto, o Santo André conseguiu a virada ainda na etapa inicial, marcando com Cesinha, aos 12min, e Rodriguinho, em cabeçada no contrapé de Mauro aos 28min.

Porém, no segundo tempo, com a partida praticamente decidida, os ramalhinos sofreram um duro golpe. Aos 42min, Kléber marcou para o Oeste e decretou o empate que tirou os donos da casa da briga pelas primeira colocações do Paulista.

Agora, em busca da reação, o Santo André volta a entrar em campo no domingo, quando enfrenta o Ituano no Estádio Novelli Junior, em jogo às 19h30 (de Brasília) pela quinta rodada do Paulista. Um dia antes, o Oeste joga na Vila Belmiro contra o Santos.



Rio Claro bate São Caetano e vence a primeira no Paulista

Após três derrotas em três jogos, o Rio Claro conseguiu a sua primeira vitória no Campeonato Paulista de 2010 em grande estilo. Nesta quarta-feira, a equipe do interior superou o líder São Caetano por 3 a 1.

Com o resultado, o Rio Claro, lanterna da competição até o início desta rodada, soma seus três primeiros pontos. Já o São Caetano permanece com sete pontos e deve deixar o topo da tabela.

Jogando diante de sua torcida, o Rio Claro pressionou desde os primeiros minutos, mas só conseguiu abrir o marcador no segundo tempo. Logo aos 2min, William Alves, de cabeça, balançou as redes do São Caetano.

O segundo gol, porém, não demorou a sair. Aos 5min, Edu Salles, em cobrança de pênalti, ampliou a vantagem. Mirandinha, aos 21min, cabeceou e praticamente selou a vitória.

Eduardo, aproveitando uma cobrança de falta para a área, cabeceou e descontou para o São Caetano aos 45min, mas não impediu o primeiro triunfo do Rio Claro na competição.

Na próxima rodada do Campeonato Paulista, o São Caetano enfrenta o Monte Azul, no sábado, às 19h30 (de Brasília). Mais cedo, às 17h, o Rio Claro tenta embalar na competição contra o Barueri, em Presidente Pridente.

Nenhum comentário: