sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Barcelona segue o mesmo caminho...

Por meio de sua fundação, o Barcelona doará € 250 mil (R$ 695 mil) para a reconstrução do Haiti após o terremoto do último dia 12, especialmente "na fase pós-emergencial", explicou a diretora da entidade, Marta Segú. O clube já aprovou a liberação da verba, que será destinada à reconstrução do país no médio prazo, com foco em saúde e educação.

Parte do valor será doada para a ONG Médicos Sem Fronteiras, com o objetivo, segundo Segú, de garantir o atendimento médio.

O restante, segundo ela, será dedicado à reconstrução de uma escola em Porto Príncipe que passará a fazer parte da rede de escolinhas de futebol do Barça.

- Neste tipo de caso, existe uma grande mobilização de recursos durante os primeiros dias, mas depois esses recursos vão desaparecendo. Por isso, queremos nos estabilizar na fase posterior, a de reconstrução - explicou a diretora da fundação do clube espanhol, que visitará o Haiti nas próximas semanas.

O clube também abrirá canais em seu site oficial, onde os sócios e torcedores vão poder fazer suas contribuições financeiras.

O terremoto de sete graus na escala Richter aconteceu às 19h53 (horário de Brasília) do dia 12 de janeiro e teve epicentro a 15 quilômetros da capital, Porto Príncipe. Em declarações à Agência Efe, o primeiro-ministro do Haiti, Jean Max Bellerive, disse que o número de mortos superará 100 mil.

Pelo menos 21 brasileiros morreram na tragédia, sendo 18 militares e três civis, entre eles a médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, e Luiz Carlos da Costa, o segundo civil mais importante na hierarquia da ONU no Haiti.

Nenhum comentário: