quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Libertadores 2010: Cruzeiro cede empate no final...

  Foto: Reuters

Com um jogador a menos desde os 21min do primeiro tempo, quando Gilberto foi expulso por agredir um adversário, o Cruzeiro não conseguiu sair da altitude de quase 4 mil metros de Potosí com a vitória que o deixaria próximo da fase de grupos da Libertadores da América. Diante da pressão adversária no Estádio Victor Agustín Ugarte, na noite desta quarta-feira, o time mineiro sustentou vantagem mínima durante quase toda a partida que marcou a sua estreia no torneio, mas cedeu o empate por 1 a 1 ao Real Potosí nos minutos finais.

Com a igualdade confirmada aos 43min do segundo tempo, os comandados do técnico Adílson Batista precisam de um empate sem gols ou vitória por qualquer placar na semana que vem, em Belo Horizonte, para se garantirem como novos integrantes da chave 7, que já conta com Vélez Sarsfield (ARG), Colo Colo (CHI) e Deportivo Itália (VEN). Neste ano, a equipe mineira joga para apagar a frustração do ano passado, quando esteve próxima do título, mas acabou derrotada na final pelo Estudiantes, em pleno Mineirão lotado.

A partida também foi o reencontro celeste com a altitude de Potosí após a humilhação sofrida em 2008, quando foi derrotado por 5 a 1 diante do mesmo adversário na fase de grupos, mas com vaga já assegurada nas oitavas de final. Apesar da frustração de ver a vitória escapar nos instantes finais, o Cruzeiro amplia sua série invicta para 13 jogos, ou quase seis meses sem ser batido. Com isso, o Brasil tem grandes chances de aparecer com cinco representantes na segunda fase (já estão garantidos Corinthians, Flamengo, Internacional e São Paulo).

Desta vez, sem poder contar com seu principal articulador, que prejudicou a equipe logo nos primeiros minutos ao dar um soco em Yecerotte, os grandes nomes da formação celeste foram o artilheiro Wellington Paulista, autor do único gol dos visitantes, e o arqueiro Fábio, que do outro lado do campo se destacou com importantes defesas. Sem dar tempo para o Potosí iniciar a pressão, o Cruzeiro abriu o placar aos 7min de jogo, em rápido contra-ataque. Em lance iniciado por Kléber e organizado por Diego Renan, o camisa 9 apareceu bem para concluir para as redes. No entanto, pouco tempo depois, os visitantes ficaram em situação difícil com a expulsão de Gilberto.

Assim, os 45 minutos finais foram marcados pela pressão dos donos da casa, que tinham muitas dificuldades para igualar o placar, graças à eficiência da defesa brasileira e às intervenções de Fábio. Entretanto, o Potosí acabou conseguindo o empate aos 43min, em chute cruzado de Correa. Em seguida, o arqueiro cruzeirense ainda fez uma boa defesa nos acréscimos da partida, evitando a derrota.

FICHA TÉCNICA

Real Potosí 1 x 1 Cruzeiro

Gols
Real Potosí: Correa, aos 43min do 2º tempo
Cruzeiro: Wellington Paulista, aos 7min do 1º tempo

Esquema Tático do Real Potosí
3-5-2
Mauro Machado; Eguino, Ricaldi, Rodriguez e Clavijo (Andaveris); Galindo, Ortiz (Correa), Algarañaz e Loyaza; Yecerotte e Ruiz (Florentín); técnico: Sergio Apaza

Esquema Tático do Cruzeiro
4-4-2
Fábio; Elicarlos, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Henrique; Marquinhos Paraná, Pedro Ken (Fabinho) e Gilberto; Kléber (Thiago Ribeiro) e Wellington Paulista (Jonathan); técnico: Adílson Batista

Cartões Amarelos
Real Potosí: Yecerotte, Ricaldi, Equino e Loyaza

Cartões Vermelhos
Cruzeiro: Cruzeiro

Árbitro
Victor Rivera (PER)

Local
Estádio Victor Agustín Ugarte, em Potosí (BOL)

Nenhum comentário: