segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Costa do Marfim decepciona e só empata na estréia...

  Foto: AFP

Adversária do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo, a Costa do Marfim não justificou o favoritismo ao título da Copa Africana de Nações na tarde desta segunda-feira, em sua estreia no torneio continental. Em clima de medo após o atentado terrorista que matou dois integrantes de Togo (além do motorista que dirigia o ônibus da delegação), a cidade de Cabinda recebeu o primeiro jogo do Grupo B, um empate sem gols entre o time do artilheiro Didier Drogba e a seleção de Burkina Faso.

Três dias depois da emboscada ocorrida na fronteira entre Congo e Angola e a confirmação da saída da equipe togolesa da competição, a chave teve início com apenas três representantes (o outro é Gana) e a ameaça de novos ataques da facção separatista Frente de Libertação do Estado de Cabinda-Posição Militar (FLEC-PM). Com isso, os integrantes do grupo iniciaram a disputa em clima de tensão, como relatou os marfinenses antes da partida.

Horas antes de entrar em campo no Estádio Chimandela, na tensa região de Cabinda, o treinador de Costa do Marfim disse que a delegação ficou alojada em um pavilhão, cercada de "policiais armados até os dentes". Contra a realização de partidas na cidade, a facção teria inclusive ameaçado alguns atletas marfinenses, como Drogba, ídolo no Chelsea e uma das principais atrações do torneio.

Com a bola rolando, as equipes se esforçaram para superar o medo. Enquanto Burkina Faso se fechou na defesa e tentava parar os favoritos, Costa do Marfim teve amplo domínio do jogo, mas falhou no momento das conclusões. Desta forma, os times somam os primeiros pontos na chave, à frente de Gana, que ainda não estreou. O Grupo B voltará a ser movimentado na próxima sexta-feira, quando msrfinenses e ganeses se encaram novamente em Cabinda. Já na terça da semana que vem, Burkina Faso fecha a primeira fase contra Gana.

Jogo

Apesar de contar com Drogba no ataque, Gervinho e Koné foram os que mais apareceram no setor ofensivo da equipe marfinense. Aos 16min, o atacante do Olympique de Marseille tentou de cabeça, e fez a bola passar perto da meta adversária. Mais tarde, o jogador recebeu lindo passe e bateu para o gol, porém, o arqueiro Diakité fez bela defesa.

A superioridade da Costa do Marfim seguiu na segunda etapa e, com 9min de bola rolando, Yaya Touré, do Barcelona, deu belo lançamento para Koné, que invadiu a grande área e bateu para fora, desperdiçando boa chance de abrir o marcador.

A primeira grande chance de Burkina Faso veio aos 22min. Em cobrança de falta de longa distância, o atacante Dagano bateu forte e obrigou o arqueiro adversário a se esticar todo. No contra-ataque, Koné perdeu mais uma oportunidade de inaugurar o placar em Cabinda.

Após um período sem conseguir passar pela defesa adversária, a seleção de Costa do Marfim voltou a assustar aos 42min, quando Dindane apareceu na grande área chutando forte, mas parou nas mãos de Diakité.

Nenhum comentário: