sábado, 9 de janeiro de 2010

Absurdo: Ônibus da Seleção do Togo é metralhado...


A Copa Africana de Nações foi atingida. O ônibus da seleção de Togo foi alvejado. Segundo o jornal digital de Angola, o incidente teria ocorrido numa emboscada da FLEC (Frente de Liberação para o Enclave de Cabinda), no enclave de Cabinda, na fronteira do Congo com Angola, e três jogadores foram feridos, sendo transportados para o hospital militar da cidade.
De acordo com entrevista do defensor Richmond Forson, que atua no Thouars, da França, ao diário francês 20 Minutes, o incidente foi grave: "Houve uma emboscada, a 300 metros da saída da alfândega em Angola. Durou uma meia hora. Os soldados que nos escoltavam conseguiram afastar os terroristas e nos escoltar até o hospital."
Falando sobre os ferimentos, Forson disse: "Nosso goleiro foi atingido nas pernas. Serge Akakpo, que joga na Romênia [Vaslui], foi atingido no rim e perdeu muito sangue. Seu estado é grave. E nosso assessor de imprensa foi ferido no braço. Eu o enfaixei no ônibus." De acordo com o ministro togolês dos Esportes, o motorista do ônibus, um angolano, morreu no incidente.
De acordo com o diário francês L'Equipe, além de Akakpo, também foi alvejado o goleiro Kodjovi Obilale, do Pontivy. Além do motorista angolano, morto, foram atingidos um auxiliar da comissão técnica, e um médico, além do assessor de imprensa mencionado por Forson.
Em declarações a Rádio França Internacional, outro jogador, o atacante Thomas Dossevi, do Nantes, também falou sobre o incidente: "Ainda estamos no hospital. Estou bem, mas vários jogadores estão em mau estado. Atiraram como se fôssemos cachorros, e tivemos de permanecer escondidos sob nossas cadeiras por cerca de 20 minutos, para evitar as balas."
Em comunicado distribuído à imprensa, a FLEC confirmou a autoria dos atentados, frisando que o governo angolano "pretende desmentir a ação", mas que já deslocou helicópteros para fazerem a transferência dos jogadores da cidade de Massabi, também fronteiriça, até Cabinda, tentando evitar que outras seleções sejam vítimas de novos ataques. A organização ainda alegou: "A situação de guerra é uma realidade em Cabinda, e qualquer estrangeiro poderá ser uma vítima."
Um representante do Manchester City afirmou que o clube ainda tentava entrar em contato com o atacante Emmanuel Adebayor. De acordo com o perfil de Chris Bevan, jornalista da BBC, no Twitter, o clube falou com o marfinense Kolo Touré, que disse ter recebido uma mensagem da namorada do atacante, comunicando que nada de mais grave havia acontecido com ele.
A seleção togolesa tinha sua estreia na Copa Africana de Nações marcada para a próxima segunda-feira, em Cabinda, contra Gana. Sobre eventual suspensão do jogo, Richmond Forson disse: "Não depende de nós, mas seria melhor. Se for para continuar, tudo bem, não temos problema. Se alguns quiserem continuar, problema deles. Mas, para nós, não será fácil."

Nenhum comentário: