sexta-feira, 12 de março de 2010

Juiz desmaia por causa do calor em jogo do Carioca Série B

O calor, que atingiu níveis recordes este ano e foi tido como vilão nos primeiros meses deste ano nos Estaduais, provocou uma cena inustidada e preocupante durante partida da Segunda Divisão do Campeonato Carioca, no empate entre Nova Iguaçu e Cabofriense em 3 a 3 nesta quarta-feira, no Estádio Jânio Moraes, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Depois do comentarista Batista sentir-se mal num jogo do Grêmio pelo Campeonato Gaúcho , agora a alta temperatura derrubou o juiz Leandro Noel Laranja. Nos acréscimos do primeiro tempo em Nova Iguaçu, o árbitro apitou e desabou no gramado. A equipe médica presente no local o retirou de campo, detectando insolação e queda brusca de pressão.

Segundo o goleiro Flávio, da Cabofriense, o jogador Juan já havia alertado ao juiz que estava se sentido mal devido ao calor, antes de cair no gramado.

- Ele (Leandro) disse ao Juan que deveria se jogar no chão para ele parar o jogo e olha o que aconteceu. Se alguém passar mal dentro de campo, a responsabilidade não é do clube e sim do juiz que deixou a partida prosseguir - disse o goleiro, reclamando também da falta de fair-play dos jogadores da casa que não botaram a bola para fora.

Marcos Cardoso, delegado do jogo, informou que Leandro Noel já tem um histórico e que esta não foi a primeira vez que passou mal.

- Ele sentiu um mal súbito na garganta, forte tontura e caiu. Só isso - disse o delegado, sem saber que a pressão arterial do juiz havia baixado bruscamente até 9 por 6 (o normal é 12 por 8).

Sem condições de dar prosseguimento à partida, Leandro Noel deu lugar a Wagner da Silva Figueiredo, que estava trabalhando como quarto-árbitro. Apesar do susto, o árbitro não precisou ser transferido para o hospital. Atendido na ambulância presente no estádio, ele se recuperou rapidamente. Não passou de um susto.

GUERRA DE LIMINARES

Antes do início da Taça Rio - o segundo turno do Campeonato Carioca -, a 4ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro havia concedido uma liminar, a pedido do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio, proibindo a realização de jogos no estado entre 10h e 17h, devido ao forte calor. A primeira rodada da Taça Rio, por isso, teve dois jogos realizados às 8h (Madureira 1x2 Boavista e Resende 0x3 Bangu), já que estes dois estádios não possuem refletores.

A liminar também adiou o início da Segunda e Terceira Divisões do Campeonato Carioca - já que a grande maioria dos clubes participantes não possui estádios com iluminação artificial - e do Estadual de Juniores - as partidas ocorrem como preliminares dos jogos entre os profissionais. A liminar foi cassada pela Ferj no último dia 2 e, com isso, as competições foram confirmadas e os jogos às 8h, abolidos.

Nenhum comentário: