terça-feira, 9 de março de 2010

Copa do Brasil: Saem mais 13 classificados nesta quarta...


A 22.ª da Copa do Brasil conhecerá mais 13 classificados à segunda fase, nesta quarta-feira. Destes 13 jogos, apenas dois envolverão clubes paulistas. Santos e Guarani tentam confirmar seus favoritismos contra Naviraisense-MS e Araguaína-TO, respectivamente. Palmeiras, Portuguesa, Ponte Preta e Votoraty já estão classificados.
Depois de não conseguir eliminar o jogo de volta, o Santos recebe o Naviraiense, na Vila Belmiro, às 21h50. No jogo de ida, apesar de pressionar bastante, o líder do Paulistão venceu por apenas 1 a 0 e, agora, joga por um empate. A equipe sul-matogrossense, que já comemorou a conquista do direito do duelo de volta, precisará vencer, por 2 a 0, para levar a vaga. Se vencer por 1 a 0, a decisão vai aos pênaltis.
Situação idêntica vive o Guarani, que recebe o Araguaína-TO, às 21 horas, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Ao contrário do Santos, contudo, o time campineiro tenta sair de uma crise pela má campanha na Série A2 do Paulista. O time venceu apenas quatro dos 15 jogos disputados, e corre sérios riscos de não classificar-se à segunda fase.

Outro clube considerado favorito absoluto, mas que vacilou foi o Fluminense. Mesmo com um elenco badalado, o time não conseguiu vencer o Confiança-SE, em Aracaju. Após um empate, por 1 a 1, o time volta a campo, às 19h30, no Maracanã, atrás do empate sem gols ou vitória simples.

Quem corre sérios riscos de ser eliminado é o Vitória. O time encara o Corinthians Alagoano-AL, às 21 horas, em Salvador, precisando vencer por 2 a 0 ou três gols de diferença. Os alagoanos, após vencerem por 3 a 1, da ida, podem até mesmo perder por um gol.

Duelos e classificados
Sete confrontos da segunda fase já estão definidos. Entre eles, estão Ceará x Corinthians-PR, Bahia x Atlético-GO, Palmeiras x Paysandu, Atlético-PR x Sampaio Corrêa-MA, Portuguesa x Ponte Preta, Grêmio x Votoraty e Sport x Paraná.

Além destes duelos, outros quatro clubes já garantiram suas vagas à próxima etapa e apenas aguardam seus futuros adversários. São os casos de Vasco, Avaí, Fortaleza e Atlético-MG.

Curiosidades!
A Copa do Brasil é o segundo torneio de futebol mais importante do Brasil. A competição atualmente é realizada com 64 clubes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde a edição de 2001, os times que participam da Libertadores da América não disputam a Copa do Brasil no mesmo ano, devido ao conflito de datas com a competição continental.

No entanto, o atual campeão da Copa do Brasil nunca disputa a próxima edição, uma vez que é classificado para disputar a Taça Libertadores da América do próximo ano. Grêmio e Cruzeiro são os maiores detentores de títulos, com quatro taças cada. Depois aparece Corinthians, com três, e Flamengo, com dois. Fluminense, Palmeiras, Sport, Internacional, Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista.

Regulamento:
Nas duas primeiras rodadas da Copa do Brasil, os times que jogarem como visitante na partida ida têm a vantagem de eliminar o jogo de volta caso vençam por dois ou mais gols de diferença. Depois disso, a partir das oitavas de final, o mata-mata volta ao formato normal, até a definição do campeão, que garantirá vaga na Libertadores de 2011.

Os jogos de ida da primeira fase da Copa do Brasil serão realizados em 10 e 24 de fevereiro e as finais acontecerão somente nos dias 28 de julho e 4 de agosto, após a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Confira os jogos da semana na Copa do Brasil:

Quarta-feira
19h30
Fluminense-RJ x Confiança-SE (1-1)

21h
Guarani-SP x Araguaína-TO (1-0)
Nacional-AM x ASA-AL (0-0)
Goiás-GO x Ituiutaba-MG (3-2)
América-RN x São José-AP (1-1)
Vitória-BA x Corinthians Alagoano-AL (1-3)
Santa Cruz-PE x América-AM (1-0)
Londrina-PR x Uberaba-MG (0-1)
Coritiba-PR x Luverdense-MT (1-0)
Remo-PA x São Mateus-ES (2-1)
Brasiliense-DF x Chapecoense-SC (0-3)

21h50
Náutico-PE x Ivinhema-MS (1-1)
Santos-SP x Naviraíense-MS (1-0)

Quinta-feira
21h30
Botafogo-RJ x São Raimundo-PA (0-0)*

*Devido a uma irregularidade na escalação de 3 jogadores do São Raimundo a primeira partida foi considerada judicialmente como 0 x 0.

Nenhum comentário: