sábado, 20 de junho de 2009

Deodato Ramalho assume a SEMAM...no estilo verde...

Novo secretário prega fim da poluição visual em Fortaleza. No plano de metas de Deodato Ramalho, o combate à poluição visual foi colocado como prioridade. Concurso para fiscais, no entanto, não virá agora Ítalo Coriolano da Redação 20 Jun 2009 - 01h46min. Foi no Parque Adahil Barreto, umas das poucas áreas verdes de Fortaleza, que Deodato Ramalho(foto) tomou posse, na manhã de ontem, como titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam). O ex-procurador-geral do Município e ex-titular da Secretaria Regional (SER) IV - no primeiro mandato da prefeita Luizianne Lins (PT) - colocou como prioridade na sua atuação à frente da nova secretaria o combate à poluição visual. No início do ano passado, a prefeita chegou a anunciar uma operação nos moldes da operação “Cidade Limpa”, que retirou todos os outdoors de São Paulo. Após muita negociação com as empresas de publicidade exterior, a proposta não saiu do papel. “Não há uma pessoa de bom senso hoje em Fortaleza que não reclame dessa montanha de engenhos (peças de publicidade exterior) que tá colocada aí, enfeiando a cidade. A gente precisa solucionar isso”, disse ontem Deodato, sem deixar claro se o objetivo da Prefeitura ainda é a retirada integral das placas e outdoors.
O novo secretário pretende, também, realizar um concurso público para aumentar o número de fiscais de controle urbano da Semam. Desde agosto de 2007, quando lançou o Programa de Fiscalização Integrada do Município, a Prefeitura promete o concurso, que, até hoje, não saiu dos discursos. Quase dois anos depois, Deodato afirma que a ampliação do quadro de fiscais da Semam não deve ocorrer tão rápido. Motivo: limitações orçamentárias. “Nós não podemos ficar vendendo fantasias”, admitiu.
Mesmo diante das dificuldades, Deodato promete revigorar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Para isso, promete implementar o que ele classifica de “sistema Dalt”: diálogo, agilidade, legalidade e transparência.
Questionado sobre como pretende conciliar a especulação imobiliária com a política de preservação ambiental, o secretário empossado foi objetivo: “Aplicando a lei”. “O meu lema é: o que pode, pode, e o que não pode, não pode”, assegurou.
Diário do Nordeste - Destaca a escolha do local para a posse simbólica.
O novo secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano de Fortaleza, Deodato Ramalho, tomou posse ontem. E teve uma ideia midiática e bacana: promoveu café da manhã ecológico no Parque Adahil Barreto para receber o cargo da antecessora, Daniela Valente. Podia ter convidado o titular da SER II, Humberto Carvalho, para conhecer a situação do Parque.

Nenhum comentário: