
Os dados são de Janeiro de 2009: o Internacional de Porto Alegre atingiu a expressiva marca de 83 mil sócios. É o clube de futebol com mais associados na América Latina, superando o argentino River Plate, com seus pouco mais de 82 mil. Como se não bastasse, em termos mundiais, está atrás apenas de 8 potências européias. Veja abaixo*:
1º Benfica/171 mil sócios.
2º Barcelona/157 mil.
3º Manchester United/151 mil.
4º Bayer de Munique/147 mil.
5º Porto/115 mil.
6º Sporting/94 mil.
7º Real Madrid/93 mil.
8º Internacional/83 mil.
9º River Plate/82 mil.
10º Schalke 04/73 mil.
2º Barcelona/157 mil.
3º Manchester United/151 mil.
4º Bayer de Munique/147 mil.
5º Porto/115 mil.
6º Sporting/94 mil.
7º Real Madrid/93 mil.
8º Internacional/83 mil.
9º River Plate/82 mil.
10º Schalke 04/73 mil.
* números arredondados.
Vamos entender um pouco dessa história de sucesso e competência.
ANOS DIFÍCEIS: Após uma gloriosa década de 70, na qual se sagrou o 1º tricampeão brasileiro, vencendo em 1975, 1976 e 1979, esta última de forma invicta e até hoje inigualada, o time gaúcho passou por momentos difíceis nos anos 80 e 90, excetuando-se o ano de 1992, em que venceu a Copa do Brasil; ainda assim e a bem da verdade, naquela época a CB não tinha, digamos assim, o glamour e a importância que tem hoje. O vencedor não se classificava para a Libertadores como é atualmente, e grandes clubes renegavam a competição a segundo plano.
O momento de reflexão chegou em 1999, ano em que o Internacional quase caiu para a 2ª divisão; foi salvo pelo gol de Dunga, no último jogo, contra o Palmeiras no Beira-Rio. Percebe-se que, além de passar por maus bocados, o colorado amargou um grande período de jejum, nacional e internacionalmente.
A REVIRAVOLTA: Como se encontra o Internacional 10 anos depois de quase cair? A propósito, fica comprovado que, ao contrário do que o senso comum determina, não é preciso haver descenso para haver reestruturação, reerguimento; é evidente que foi assim com vários clubes brasileiros, inclusive recentemente, mas longe de se tornar regra. Nada disso! O colorado, ao lado de Flamengo, São Paulo, Santos e Cruzeiro, faz parte do seleto grupo que não sabe (a
inda) o que é Série B.
Com forte investimento nas divisões de base, na formação de atletas e na parte social, o “clube do povo” exerce hoje papel de um dos protagonistas nos cenários interno e externo do futebol mundial. Sob esse aspecto, nenhuma gestão foi tão eficiente e vitoriosa quanto a do presidente Fernando Carvalho, entre 2002 e 2006.
inda) o que é Série B.O Inter de grandes ídolos do passado, como Falcão, Figueroa, Claudiomiro, Manga e Dadá Maravilha, entre outros, revelou recentemente ao futebol brasileiro nomes como Daniel Carvalho, Rafael Sóbis e Alexandre Pato, apenas para citar os que já deixaram o clube.
Experimente perguntar a um colorado quem foi seu ídolo nos anos 80 e 90; muitos responderão Taffarel, outros virão com Dunga. Embora ídolos, é muito pouco para um clube de tamanha grandeza. Atualmente, com um trabalho profissional, limpo e com uma divisão de base forte, o time vermelho já revelou, por exemplo, Danny Morais, Taison e Nilmar, além de contar em seu elenco com excelentes jogadores, como Guiñazu, D’Alessandro, Bolívar e Magrão, tornando o time candidato a qualquer competição que dispute.
CAMPEÃO DE TUDO: Não como objetivo a ser alcançado a qualquer cus
to, mas como conseqüência natural de um trabalho bem realizado a longo prazo, o colorado é hoje, como gosta de dizer a “nação vermelha”, Campeão de Tudo. Tudo aquilo que pode ser disputado por um clube sul-americano o Inter, de fato, ganhou. Vejamos: Campeão da Copa Libertadores 2006;
Campeão do Mundial FIFA 2006;
Campeão da Recopa Sul-Americana 2007; e
Campeão da Copa Sul-Americana 2008.
Neste período, o time mesclou excelentes jogadores vindos da base, como Alexandre Pato e Luiz Adriano, com jogadores experientes como Fabiano Eller, Índio, Fernandão e Iarley.
SÓCIO É PATRIMÔNIO: dono de uma torcida gigante e apaixonada, o Internacional soube tirar proveito disso, em benefício próprio; sem nenhum sentido conotativo, o colorado soube e sabe explorar o torcedor, fazendo dele um parceiro, um verdadeiro patrimônio do clube. A fórmula é s
imples: o torcedor se transforma em sócio e gera receitas para o clube que, em contra partida, oferece benefícios e vantagens. No fim, as duas partes saem ganhando. O projeto do Internacional de remodelar o Beira-Rio visando a Copa de 2014 passa obrigatoriamente pelas receitas (além de outras, evidentemente) deixadas pelos sócios em seu cofre.
Campeão do Mundial FIFA 2006;
Campeão da Recopa Sul-Americana 2007; e
Campeão da Copa Sul-Americana 2008.
Neste período, o time mesclou excelentes jogadores vindos da base, como Alexandre Pato e Luiz Adriano, com jogadores experientes como Fabiano Eller, Índio, Fernandão e Iarley.
SÓCIO É PATRIMÔNIO: dono de uma torcida gigante e apaixonada, o Internacional soube tirar proveito disso, em benefício próprio; sem nenhum sentido conotativo, o colorado soube e sabe explorar o torcedor, fazendo dele um parceiro, um verdadeiro patrimônio do clube. A fórmula é s
imples: o torcedor se transforma em sócio e gera receitas para o clube que, em contra partida, oferece benefícios e vantagens. No fim, as duas partes saem ganhando. O projeto do Internacional de remodelar o Beira-Rio visando a Copa de 2014 passa obrigatoriamente pelas receitas (além de outras, evidentemente) deixadas pelos sócios em seu cofre.Os associados têm benefícios como as varias formas de comprar ingresso, inclusive pela internet, a rede colorada de descontos, com vantagens em todo o Brasil, com descontos que vão de academias de ginástica a operadoras de turismo, passando por bares, restaurantes, cabeleireiros e livrarias, entre outros. Basta o torcedor apresentar sua carteirinha de sócio, obtida com o pagamento único de R$ 20,00.
São duas categorias de sócio: o sócio contribuinte e o sócio Parque Gigante. No 1º caso, o associado paga ape
nas R$ 22,00 por mês, e tem direito a sorteios e promoções, a rede colorada de descontos já citada, a compra de ingressos com até 50% de desconto e ainda vota (respeitando as normas do estatuto do clube) para escolher seus conselheiros e presidentes. No 2º caso, o associado paga a “jóia” (compra do título) por R$ 1220,00, o que, convenhamos, não é nenhum absurdo e como diferencial em relação ao outro plano, tem acesso ao Parque Gigante e aos jogos do time no Beira-Rio. O sócio desfruta de piscinas, piscina térmica, quadras, salão de festas, quiosques... ou seja, tudo aquilo que um clube social tem, ou pelo menos deveria ter. Preço mensal: R$ 49,00. Vá até a página http://www.torcedorinternacional.com.br/ e saiba mais.
COMPARATIVO: apenas como parâmetro ou referencia ou comparativo ou o nome que você quiser dar, no Fluminense, para ser sócio proprietário é preciso pagar a jóia de R$ 2000,00 e mensalidade de R$ 42,11; já o sócio contribuinte arca com a “jóia” de R$ 125,66, ma
is a taxa de expediente única (?) de R$ 42,78 e mensais de R$ 84,22. No Flamengo é mais salgado ainda: para ser sócio proprietário é preciso adquirir a jóia no valor de R$ 6540,00 (à vista); caso queira ser sócio contribuinte, terá que desembolsar R$ 150,00 ou R$ 105,00 por mês, nos planos familiar e individual, respectivamente.
Para não perder tempo com milongas e ir direto ao ponto: você conhece as sedes sociais de Flamengo e Fluminense? E sabe em que estado elas se encontram?
Essa história (e o vídeo abaixo, extraído do youtube.com) explicam um pouquinho que seja e de forma bastante sucinta a competência Colorada e o sucesso do Sport Club Internacional.
nas R$ 22,00 por mês, e tem direito a sorteios e promoções, a rede colorada de descontos já citada, a compra de ingressos com até 50% de desconto e ainda vota (respeitando as normas do estatuto do clube) para escolher seus conselheiros e presidentes. No 2º caso, o associado paga a “jóia” (compra do título) por R$ 1220,00, o que, convenhamos, não é nenhum absurdo e como diferencial em relação ao outro plano, tem acesso ao Parque Gigante e aos jogos do time no Beira-Rio. O sócio desfruta de piscinas, piscina térmica, quadras, salão de festas, quiosques... ou seja, tudo aquilo que um clube social tem, ou pelo menos deveria ter. Preço mensal: R$ 49,00. Vá até a página http://www.torcedorinternacional.com.br/ e saiba mais.COMPARATIVO: apenas como parâmetro ou referencia ou comparativo ou o nome que você quiser dar, no Fluminense, para ser sócio proprietário é preciso pagar a jóia de R$ 2000,00 e mensalidade de R$ 42,11; já o sócio contribuinte arca com a “jóia” de R$ 125,66, ma
is a taxa de expediente única (?) de R$ 42,78 e mensais de R$ 84,22. No Flamengo é mais salgado ainda: para ser sócio proprietário é preciso adquirir a jóia no valor de R$ 6540,00 (à vista); caso queira ser sócio contribuinte, terá que desembolsar R$ 150,00 ou R$ 105,00 por mês, nos planos familiar e individual, respectivamente.Para não perder tempo com milongas e ir direto ao ponto: você conhece as sedes sociais de Flamengo e Fluminense? E sabe em que estado elas se encontram?
Essa história (e o vídeo abaixo, extraído do youtube.com) explicam um pouquinho que seja e de forma bastante sucinta a competência Colorada e o sucesso do Sport Club Internacional.
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