segunda-feira, 24 de maio de 2010

Confira os resultados pelo Brasil de 21 á 23/05/2010...


Semi Final - VOLTA
Rio Branco..1 x 2 Rio Bananal
Vitória.....2 x 2 Jaguaré


Fase Final - Semi Final - IDA
Ariquemes..1 x 1 Rolim de Moura
Espigão....1 x 0 Vilhena


3ª Fase - VOLTA
Itaporã...0 x 0 Comercial
SERC......1 x 0 Naviraiense
Penaltys..6 x 7


1º Turno - 3ª Rodada
Atlético/GO....1 x 2 Santos
Palmeiras......4 x 2 Grêmio
Botafogo.......3 x 0 Goiás
Corinthians....1 x 0 Fluminense
Atlético/MG....3 x 1 Atlético/PR
Internacional..0 x 2 São Paulo
Ceará..........1 x 0 Vitória
Avaí...........2 x 0 Vasco
Flamengo.......3 x 1 Grêmio Prudente
Guarani........2 x 2 Cruzeiro


2º Turno - 3ª Rodada
Brasiliense....2 x 0 Duque de Caxias
Icasa..........2 x 2 América/RN
ASA............4 x 1 Sport
América/MG.....1 x 0 Figueirense
São Caetano....2 x 1 Ipatinga
Guaratinguetá..2 x 1 Vila Nova
Náutico........1 x 1 Bragantino
Bahia..........1 x 1 Ponte Preta
Paraná.........3 x 0 Santo André
Portuguesa.....2 x 2 Coritiba

SECEL promove a 6ª Copa do Trabalhador...

Promover o esporte como ferramenta de integração entre diversos segmentos da sociedade.

Tendo esse princípio como norte, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel), em parceria com a Federação Cearense de Futebol Amador (FCFA), vai realizar a 6ª Copa do Trabalhador.

O campeonato é um dos maiores eventos esportivos do setor trabalhista do Ceará, integrando trabalhadores ligados aos sindicatos, juntamente com servidores da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado.

As inscrições começaram no último dia 7 de abril, e seguem até 28 de maio, e podem ser feitas diretamente no Ginásio Paulo Sarasate, localizado na rua Idelfonso Albano, 2050, Dionísio Torres. Passadas as inscrições, será realizado o sorteio das chaves, em 31 de maio. A abertura das disputas será no dia 05 de junho, a partir de 16h, no Estádio Walter Lacerda, em Messejana.

A expectativa é de que mais de 900 atletas, distribuídos em 32 equipes, participem do certame, que terá duração de dois meses. Os jogos serão realizados preferencialmente aos sábados e domingos, a partir de 8h15.

As partidas vão ser realizadas em diversos equipamentos públicos da Capital, como o Estádio Thauzer Parente, Campo Ceará-Mirim, Estádio Walter Lacerda e o Complexo Esportivo Valdemar Caracas.

O torneio é disputado em um sistema de jogos similar ao que é adotado na Copa do Mundo, ou seja, 32 equipes são divididas em oito grupos, classificando-se os dois melhores times de cada chave.

Ao término da primeira fase, 16 equipes saem classificadas e disputam oitavas–de-final, quartas-de-final, semifinais e final, além da disputa de terceiro e quarto lugares.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, Evaldo Lima, a Copa do Trabalhador é um importante instrumento na efetivação do direito ao esporte e ao lazer para a classe trabalhadora.

domingo, 23 de maio de 2010

Ceará sofre mais vence no final...

No jogo entre Ceará e Vitória faltou qualidade técnica, sobrou disposição, mas no final Washington evitou que o placar terminasse em branco. O atacante salvou o Ceará, que neste domingo, pela terceira rodada, venceu por 1 a 0 o clássico entre os dois únicos times do Nordeste no Campeonato Brasileiro.

O time da casa controlava as ações do jogo e levava mais perigo nas investidas pela direita, com o veloz ala Diogo. O Vitória apostava nos contra-ataques com Elkeson, que era o único jogador com mais inspiração entre os baianos.

Aos 38, dois jogadores foram expulsos e a impressão era que o jogo ficaria mais aberto, mas isso só ficou na expectativa. Júnior, do Vitória, e Heleno, do Ceará, brigaram em campo e os dois recebeream o cartão vermelho.

No segundo tempo, o Vitória sentiu a ausência de seu principal goleador e chegou ainda menos no campo de ataque. Já o Ceará não sentiu tanto a falta de seu marcador, pois foi pouco pressionado. Foi a saída de Diogo, machucado, que prejudicou os cearenses, que passou a atacar pouco pela direita.

Assim, o Ceará chegou apenas uma vez, enquanto o Vitória apostou no lance aéreo para tentar sair com o placar a seu favor. O jogo caminhava para um chato 0 a 0 até que nos acréscimos, Washington recebeu passe de Misael, que fez boa jogada, e marcou o gol da vitória.

Na próxima rodada, o Ceará enfrenta o Goiás, fora de casa, na quinta-feira, enquanto o Vitória recebe o Atlético-MG na quarta, em Salvador.

FICHA TÉCNICA

Ceará 1 x 0 Vitória

Gol
Ceará: Washington, aos 47 minutos do 2ºT

Esquema Tático do Ceará
4-42
Diego; Diogo (Oziel), Fabrício, Anderson e Ernandes (Eusébio); Michel, João Marcos, Heleno e Geraldo (Erick Flores); Misael e Washington. Técnico: Paulo César Gusmão.

Esquema Tático do Vitória
4-4-2
Vinícius; Nino, Wallace, Reniê e Maurim; Vanderson, Ricardo Conceição (Neto Coruja), Uelliton e Renato (Jackson); Elkeson (Schwenck) e Júnior. Técnico: Ricardo Silva.

Cartões Amarelos
Ceará: João Marcos
Vitória: Elkeson

Cartões Vermelhos
Ceará: Heleno
Vitória: Júnior

Árbitro
Sandro Meira Ricci(DF)

Local
Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)

Por Marcos Pinto...

Série A é assim mesmo, não tem vida fácil. Mas as equipes as vezes complicam ainda mais sua situação. Por exemplo, o Heleno resolveu complicar o incomplicável. Já com cartão amarelo e no início do jogo, chamaou pra briga o Jr. Pipoca do vitória que agradeceu e aceitou a briga, resultado, expulsos os dois. Para mim o grande prejudicado foi o Ceará, que jogava bem, tinha um plano tático ofensivo bem definido e a qualquer momento marcaria seu gol, mas o Heleno com sua irresponsabilidade complicou tudo. Fora isso ainda tivemos as péssimas atuações de Geraldo e Ernandes, que não entraram em campo. PC que visualizou tudo isso resolveu ainda que tardio, mudar a equipe, e colocou o menos ruim Erick Flores, e Euzébio, que mudaram o panorama da partida. Euzébio mais agudo e Erick errando passes fáceis assim como Geraldo. Então o jeito foi partir pra individualidade de cada um, apostando num melhor preparo físico o Ceará se lançou ao ataque e nos axcréscimos, numa bela jogada de Mizael(sempre ele), pela direita o mesmo rolou a bola com açucar para o atacante Washington, fazer o gol sofrido da vitária alvinegra. Série A é assim, é bom a torcida alvinegra ir se acostumando ao sofrimento, pois é um campeonato nivelado por cima. Parabésn a torcida alvinegra por mais esse trinfo, e que venha Goias e Cruzeiro, ai depois só após a Copa do Munfo...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Serão iniciadas amanhã as reuniões da COPA HIDRACOR DE FUTEBOL SOCIETE 2010...

A ALS e SER IV, iniciam amanhâ no Auditório do Colégio Marcos Valentim á partir das 19hrs, as reuniões para elaboração dos campeonatos societe da 1ª e 2ª divisão 2010, denominadas "COPA HIDRACOR DE FUTEBOL SOCIETE. Estão sendo esperados mais de 60 times de toda a região da SER IV. Para o Diretor de Esporte da SER IV, Marcos Pinto, este evento além de muito importante para a regional, é também parte do calendário esportivo de toda a região. São 19 bairros contemplados, com equipes aguerridas e disciplinadas, que lutam até a última rodada pelo título. Título este que além da bela premiação em troféus, pagará algo em torno de R$ 3.000,00 de premiação em espécie. A HIDRACOR será a grande parceira deste projeto social e inclusivo, e por medida de honra emprestará seu nome a competição. O Secretário da SER IV, Estevão Romcy, num encontro recente comentou e elogiou muito a empresa pelo seu apôio ao evento.
Esperamos amanhã todas as equipes para esta 1ª e decisiva reunião, pois temos a certeza que este será um dos melhores campeonatos já realizados pela SER IV.

CBF confirma Fortaleza no grupo do norte...

A CBF divulgou a tabela e o regulamento do Brasileiro da Série C na tarde desta segunda-feira. O certame será disputado por 20 clubes e terá quatro fases no total. A primeira, é a conhecida fase de grupos. Serão cinco times por grupo (divididos por região), sendo que as equipes se enfrentarão em turno e returno, classificando-se os dois primeiros para a fase seguinte. Na segunda fase, começa o mata-mata. Os oito times classificados enfrentam-se pelas quartas-de-final, em jogos de ida e volta. Os confrontos serão definidos conforme o posicionamento das agremiações em seus respectivos grupos, sendo que o primeiro do Grupo A enfrenta o segundo do Grupo B, enquanto que o primeiro do Grupo B pega o segundo do Grupo A. O mesmo acontece com os grupos C e D.
Quatro equipes avançam à fase semifinal, onde também se enfrentam em jogos mata-mata de ida e volta. Os dois vencedores avançam à final, disputada no mesmo sistema e que define campeão e vice-campeão do certame. Os quatro times classificados à fase semifinal já terão conquistado o acesso à Série B de 2011, enquanto que os quatro últimos caem para a segunda divisão.

Confira os grupos da primeira fase:

Grupo A
Águia-PA
Fortaleza-CE
Paysandu-PA
Rio Branco-AC
São Raimundo-PA

Grupo B
ABC-RN
Alecrim-RN
Campinense-PB
CRB-AL
Salgueiro-PE

Grupo C
Gama-DF
Ituiutaba-MG
Luverdense-MT
Macaé-RJ
Marília-SP

Grupo D
Brasil-RS
Caxias-RS
Chapecoense-SC
Criciúma-SC
Juventude-RS

Ceará segura a sensação do Brasileirão...




O Santos continua sem saber o que é vencer no Campeonato Brasileiro. Mesmo atuando com um time quase completo, o time alvinegro decepcionou e apenas empatou com o Ceará, por 1 a 1, na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, na Baixada Santista, pela segunda rodada. Este foi o segundo empate do Peixe, que na estreia já havia ficado no 3 a 3 com o Botafogo, no Rio de Janeiro. Agora, o time ocupa a 12ª colocação, com dois pontos. O Vozão, por sua vez, confirmou seu bom início de campeonato e aparece na terceira posição, com quatro pontos.
Surpresa do Vozão
Apesar de Robinho e Léo terem sido poupados, a torcida santista compareceu à Vila esperando mais um show da garotada. Quando a bola rolou, entretanto, o Santos deparou-se contra um Ceará valente e disposto a surpreender. Os visitantes não se intimidaram e tentaram jogar de "igual-para-igual".

Logo aos nove minutos, o Vozão calou a torcida local, em uma jogada muito bem trabalhada pelo atacante Misael. O jogador passou como quis pelo lateral Maranhão e levantou pelo lado esquerdo. O atacante Washington subiu livre de marcação e cabeceou no canto esquerdo do goleiro Felipe.

Após o susto, o Peixe tentou sair para o ataque em busca do empate. Quem voltou a balançar as redes, porém, foram os cearenses. Aos 17 minutos, Misael cobrou falta pelo lado direito e o zagueiro Anderson apareceu na segunda trave para concluir. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro assinalou impedimento equivocadamente.

Santos reassume o controle
Nos minutos seguintes, os paulistas assumiram as rédeas da partida e passaram a pressionar. O atacante André chegou a marcar, aos 26, mas o juiz anulou, assinalando o impedimento corretamente. De forma natural, os santistas continuaram a dominar o confronto e gol parecia iminente.

Sem muitos recursos para parar os "Meninos da Vila", os jogadores cearenses começaram a abusar das faltas. E foi em um carrinho infantil na área, que os donos da casa chegaram ao empate.

Aos 37, Neymar invadiu a área e o zagueiro Fabrício acertou a bola. O árbitro, contudo, entendeu que foi pênalti. Com direito a paradinha, próprio Neymar empatou, um minuto depois.

Paradinha fez a diferença
A segunda etapa começou da mesma maneira que a primeira terminou. O Santos voltou com mais posse de bola, explorando sobretudo o lado esquerdo com o atacante Madson, que substituíra Marquinhos. Aos 12 minutos, quase o baixinho virou. Ele invadiu a área em velocidade e bateu cruzado. A bola passou em frente ao gol, mas André chegou atrasado.

Nos minutos seguintes, ao mesmo tempo que fazia a bola rodar para encontrar uma brecha na defesa adversária, o Peixe passou a ceder espaços para os contragolpes. Aos 18, o meia Paulo Henrique Ganso tabelou com o volante Arouca e emendou uma bomba de fora da área. A bola saiu à esquerda do gol de Diego.

Conforme o final do jogo aproximou-se, a pressão santista aumentou. Satisfeito com o empate, o Vozão tratou de tentar segurar-se do jeito que podia. O Peixe ainda teve uma grande chance de virar o jogo. Aos 38, Neymar invadiu a área e foi derrubado por Luizinho. Na cobrança, o atacante tentou fazer paradinha de novo, mas enrolou-se e mandou para fora.

Próximos Jogos
No próximo sábado, às 18h30, o Santos volta a campo para enfrentar o Atlético-GO, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Antes, porém, o time joga contra o Grêmio, quarta-feira, na Vila Belmiro, pelas semifinais da Copa do Brasil. Enquanto isso, o Ceará recebe o Vitória, no domingo, às 16 horas, no Castelão, em Fortaleza.

Ficha Técnica

Santos 1 x 1 Ceará

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos-SP
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro-MG
Renda: R$ 225.975,00.
Público: 8.998 pagantes.
Cartões Amarelos: Edu Dracena, André, Madson e Neymar (Santos); Fabrício, Anderson, João Marcos e Michel (Ceará)
Gols: Neymar aos 38'/1T (Santos); Washington aos 9'/1T (Ceará)

Santos
Felipe; Maranhão, Durval, Edu Dracena e Pará; Arouca, Wesley, Marquinhos (Madson) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e André (Marcel).
Técnico: Dorival Júnior.

Ceará
Diego; Diogo (Tony), Fabrício, Anderson e Ernandes; Michel (Júnior Cearense), Careca, João Marcos e Erick Flores (Luizinho); Misael e Washington.
Técnico: PC Gusmão.

Confira todos os resultados deste domingo...


Campeonato Brasileiro
Santos-SP 1 x 1 Ceará-CE
São Paulo-SP 1 x 2 Botafogo-RJ
Goiás-GO 2 x 3 Internacional-RS
Grêmio-RS 1 x 2 Corinthians-SP
Cruzeiro-MG 2 x 2 Avaí-SC
Vasco da Gama-RJ 0 x 0 Palmeiras-SP
Atlético-PR 2 x 2 Guarani-SP

Campeonato Paulista da Segundona
Fernandópolis 1 x 3 Santacruzense
Guariba 0 x 1 Matonense
Américo 3 x 0 Paulistinha
Radium 3 x 0 Palmeirinha
Internacional 2 x 1 Brasilis
Ecus 2 x 2 União Mogi
Jabaquara 2 x 2 Guarulhos
São Vicente 3 x 2 EC São Bernardo
José Bonifácio 1 x 0 Tupã
Velo Clube 2 x 0 Independente

Campeonato Capixaba
Rio Bananal 1 x 2 Rio Branco

Campeonato Paraense
Remo 2 x 1 Águia

Campeonato Paraibano
Botafogo 4 x 2 Sousa
Treze 2 x 0 Campinense

Campeonato Sul-Matogrossense
Naviraíense 4 x 0 SERC

Campeonato Piauiense
Flamengo 2 x 2 Parnahyba

Campeonato Rondoniense
Espigão 1 x 0 Vilhena
Ariquemes 1 x 1 Rolim de Moura

Campeonato Acreano
Atlético Acreano 1 x 2 Nauás
Juventus 1 x 2 Rio Branco

Campeonato Espanhol
Malaga 1 x 1 Real Madrid
Valencia 1 x 0 Tenerife
Racing Santander 2 x 0 Sporting Gijón
Osasuna 1 x 1 Xerez
Barcelona 4 x 0 Valladolid

sábado, 8 de maio de 2010

Brasileirão 2010: Começa hoje o maior campeonato do mundo...



Neste Sábado estará começando o Campeonato Brasileiro de 2010, onde novamente estaremos juntos passando todos os detalhes dos 38 jogos que disputa o título, esse ano como deve se esperar, deve ser novamente disputado na reta final, onde ano passado na última rodada 5 times ainda brigavam pelo título, onde no fim acabou dando o Flamengo, e esse ano continua com o mesmo regulamento, e a mesma forma de disputa.

Confira o regulamento

Campeão: Quem somar mais pontos, leva a taça;

Libertadores da América: Os 4 primeiros colocados, desde que nenhum seja o campeão da Copa do Brasil, se for os classificados será o que terminar em 5º ou 6º;

Sul - Americana: os 8 primeiros depois dos classificados a Libertadores da América;

Rebaixamento: Os últimos 4 colocados, não terão outra opção, a não ser desputar a segundona de 2011.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia do Trabalhador com muito esporte na área da SER IV...


Muitos foram os eventos realizados na área da SER IV, onde estivemos prestigiando a todos. Na sua maioria eram torneios de futebol, tanto soçaite, como futebol soccer. Estivemos nos torneios do Lobão(maravilha), no campinho das Damas, na Vila Betânia, e na praça da Cruz grande. Todos muito organizados e com boas premiações. Um dos mais organizados foi o torneio do Sales, na Cruz Grande, onde participaram 12 equipes, e no final o Muvuca sagrou se campeão, derrotando o Juventus, por 3 x 1. A grande novidade para aquela comunidade, foi dada pelo Diretor de esporte da SER IV, Marcos Pinto, que homologou a transferencia da 2ª divisão de 2010, tirando do Ômegão e realizando na Cruz Grande, o que foi muito comemorado pelos desportistas ali presentes. A grande decepção deste dia festivo, foi a não realização do torneio do Ômegão, e aqui faço uma crítica construtiva, como podemos pensar em realizar um torneio e cobrar R$ 100,00 pela inscrição? Claro que isto vai esvaziar o evento, pois as equipes são pobres e não tem condições de pagar esse montante. Devemos sim encontrar mecanismos para aliviar ao máximo qualquer tipo de pagamento por parte de dirigentes e equipes amadoras, pois os mesmos vivem no sufoco e só fazem esporte por pura devoção e paixão. Por exemplo, este ano nossas competições tanto a 1ª e 2ª divisão(societe) e o 10º Campeonato de Masters, as inscrições serão gratuítas. Finalizando este artigo, digo que as autoridads políticas deste país tem que olhar mais pelos desportistas, pois eles transformam os fins de semana de milhões de pessoas, com sua dedicação ao futebol amador.
Parabéns aos trabalhadores brasileiros...

Confira os resultados pelo Brasil e pelo mundo...


Campeonato Paulista Série A1 - Decisão
Santos 2 x 3 Santo André (Santos Campeão)

Campeonato Paulista Série A2 - 6ª rodada - Quadrangular
Linense 3 x 3 São Bernardo
Pão de Açúcar 3 x 3 União Barbarense

Campeonato Paulista Série A3 - 4ª rodada - Quadrangular
Comercial 2 x 1 Ferroviária

Campeonato Paulista Segunda Divisão - 1ª rodada
Fernandópolis 1 x 1 Presidente Prudente
José Bonifácio 2 x 2 Assisense
Tupã 2 x 0 Santacruzense
Olé Brasil 1 x 2 Guariba
Matonense 1 x 1 Barretos
Independete 2 x 4 Radium
Velo Clube 2 x 1 Brasilis
Palmeirinha 2 x 3 Guaçuano
Elosport 0 x 3 Jaguariúna
Ecus 1 x 0 Atibaia
Palestra 2 x 1 São Vicente
Jabaquara 1 x 0 Mauaense

Campeonato Acreano - 8ª rodada
Náuas 2 x 0 Plácido de Castro
ADESG 2 x 3 Alto Acre
Atlético Acreano 4 x 2 Andirá

Campeonato Amazonense - Decisão 2º turno
São Raimundo (4) 1 x 1 (5) Penarol (Penarol campeão do 2º turno e finalista)

Campeonato Baiano - Decisão
Vitória 1 x 2 Bahia (Vitória Campeão)

Campeonato Catarinense - Decisão
Avaí 2 x 0 Joinville (Avaí Campeão)

Campeonato Cearense - Decisão
Ceará (1) 2 x 1 (3) Fortaleza (Fortaleza Campeão)

Campeonato Gaúcho - Decisão
Grêmio 0 x 1 Internacional (Grêmio Campeão)

Campeonato Goiano - Decisão
Santa Helena 1 x 3 Atlético-GO (Atlético Campeão)

Campeonato Mineiro - Decisão
Atlético-MG 2 x 0 Ipatinga (Atlético Campeão)

Campeonato Paraibano - 4ª rodada - Quadrangular
Campinense 0 x 0 Botafogo
Sousa 1 x 0 Treze

Campeonato Pernambucano - 1º jogo da Final
Náutico 3 x 2 Sport

Campeonato Pernambucano - 1º jogo da Final do Interior
Salgueiro 1 x 0 Ypiranga

Campeonato Rondoniense - 13ª rodada
Genus 0 x 6 Rolim de Moura
Vilhena 3 x 0 Shallon (W.O)
Espigão 1 x 1 Ariquemes

Campeonato Sergipano - 4ª rodada - Quadrangular
River Plate 2 x 1 Olímpico
Itabaiana 0 x 1 Confiança

Campeonato Sul-Matogrossense - Quartas-de-final - 1º jogo
Rio Verde 2 x 1 Naviraiense
Itaporã 2 x 1 CENE

Campeonato Espanhol - 35ª rodada
Sevilla 3 x 1 Atlético de Madrid
Real Madrid 3 x 2 Osasuna
Athletic Bilbao 1 x 3 Mallorca

Campeonato Inglês - 37ª rodada
Liverpool 0 x 2 Chelsea
Fulham 3 x 2 West Ham
Sunderland 0 x 1 Manchester United

Campeonato Francês - 35ª rodada
Lille 3 x 1 Nancy
Rennes 1 x 2 Sochaux
Boulogne 3 x 3 Nice
Bordeaux 1 x 0 Toulouse
Saint Etienne 1 x 4 Lens
Valenciennes 0 x 0 Lorient
Montpellier 0 x 1 Lyon

Campeonato Italiano - 36ª rodada
Sampdoria 2 x 0 Livorno
Atalanta 1 x 1 Bologna
Catania 1 x 1 Juventus
Chievo 1 x 2 Napoli
Siena 1 x 2 Palermo
Cagliari 2 x 2 Udinese
Bari 3 x 0 Genoa
Lazio 0 x 2 Internazionale

Viva os "meninos da vila"...



O Santos coroou sua brilhante campanha no Paulistão e conquistou, neste domingo, o 18º título estadual na história do clube. Em partida marcada pelo nervosismo, com quatro expulsões, a equipe de Dorival Júnior foi derrotada por 3 a 2 para o Santo André, no Pacaembu, mas mesmo assim garantiu o troféu por conta da melhor campanha na primeira fase.


Em um primeiro tempo eletrizante, Nunes abriu o placar para o time do ABC com menos de um minuto de jogo. Seis minutos depois, Neymar empatou para o Santos, mas Alê voltou a colocar o Santo André em vantagem pouco depois.


A equipe da baixada igualou novamente a partida com Neymar, no 100º gol do time na temporada. Ainda na primeira etapa, Branquinho marcou o gol da vitória dos visitantes, mas não conseguiu tirar o título do Peixe, que chegou a atuar com apenas oito jogadores na etapa final.

A conquista premia o time de melhor campanha no Estadual de 2010. Nas 23 partidas que disputou, foram 18 vitórias, dois empates e apenas três derrotas.

Além do belo aproveitamento, os santistas alcançaram incríveis 72 gols na competição. Neymar com 14, André com 13 e Paulo Henrique Ganso com 11, foram os principais artilheiros do Peixe.

Deu a lógica: Fortaleza é tetra campeão cearense...

O Fortaleza mostrou que é ele quem manda no Ceará, pelo menos, nos últimos anos. Em uma partida dramática e com a presença de quase 55 mil torcedores, o Tricolor conquistou o tetracampeonato do Campeonato Cearense ao vencer o Ceará, por 3 a 1, nos pênaltis, na tarde deste domingo, no Estádio Castelão, em Fortaleza. No tempo normal, o Vozão venceu por 2 a 1.

No jogo de ida, o Leão do Pici conquistou a vitória por 1 a 0, e dependia do empate para se campeão direto. Quando a bola rolou, porém, o time alvinegro foi bastante ofensivo e conseguiu levar a disputa aos pênaltis.
Com mais esta conquista, a quarta consecutiva, o Fortaleza consegue dar alguma alegria aos seus torcedores, após o trágico rebaixamento à Série C, em 2009. O time chegou ao 39º título estadual, empatando em número absolutos com o Ceará. Além disso, comprova sua hegemonia nos últimos anos. Venceu 11 dos últimos 13 estaduais, contra apenas dois do rival.

Agora, o Vovô terá menos de uma semana para mudar o foca e voltar as atenções para o segundo semestre. O time volta a disputar a elite nacional depois de 23 anos e estreia no domingo contra o Fluminense, no Castelão. Por outro lado, o Fortaleza entra em recesso e aguarda pela estreia na Copa Nordeste e pela Série C, que deve começar em 18 de julho.

Técnico na história
O técnico tricolor, Zé Teodoro, também entra para a história do futebol cearense, sendo um dos poucos treinadores a conquistarem títulos pelo Fortaleza e Ceará. Em 2006, o treinador levou o Ceará ao título estadual. Este ano, pegou um time bem estruturado por Luiz Muller, que levou o Fortaleza ao título do primeiro turno, mas caiu após a eliminação na Copa do Brasil para o Guarani, em Campinas.

Além de Zé Teodoro, apenas Caiçara, hoje com quase 80 anos e morando em Fortaleza, e Moisés Gomes, já falecido, foram campeões estaduais pelos dois principais clubes do Estado. As conquistas foram em nas décadas de 1960, 1970 e 1980.

Ataque contra defesa
Ao contrário da primeira partida, que foi mais truncada e sem grandes emoções, o jogo deste domingo começou bastante movimentado. Precisando vencer para sonhar com o título, o Ceará tomou mais a iniciativa do jogo. Sob o comando do meia Geraldo, o time alvinegro dominou os primeiros minutos.

Aos 12 minutos, por pouco não saiu o gol do Vozão. Após cobrança de escanteio, a bola foi desviada de cabeça, mas o goleiro Fabiano fez a defesa na linha do gol e a defesa afasta. A equipe do Ceará reclama que a bola teria entrado. A resposta veio aos 18, quando o lateral Preto cobrou falta na trave.

Como a proposta do Leão do Pici era apenas não deixar o rival jogar, o ritmo do jogo teve uma queda vertiginosa na segunda metade do tempo. Apesar de ter muito espaço para trabalhar a bola, a equipe do técnico PC Gusmão foi pouca objetiva e, por isso, não chegou ao gol.

Emoção até o fim
Depois de pressionar por toda a primeira etapa, o Ceará precisou de apenas dois minutos para abrir o placar na volta do intervalo. O atacante Misael acertou um belo chute da intermediária, pelo lado esquerdo, sem chances para o goleiro Fabiano. O gol fez o lado alvinegro do Castelão explodir em alegria e o espectáculo ficou bonito.

A partir do gol, porém, brilhou a estrela do técnico Zé Teodoro. O treinador sacou os meias Eusébio e Bismarck para as entradas dos atacantes Tatu e Alex Gaibú. Com um futebol mais ofensivo, o time tricolor acordo em campo e passou a chegar com mais frenquência.

Até que aos 27 minutos saiu o empate. Após levantamento na área, a bola ficou no meio da área. Tatu chegou de voleio com o pé direito e mandou para o fundo do gol, empatando a partida. O Vozão tentou reagir e chegou ao segundo gol com o meia Geraldo, aos 39 minutos, de cabeça.

Faltou pontaria
Na cobrança de pênalti, contudo, o Fortaleza mostrou estar com o pé calibrado, eo contrário do adversário. Paulo Isidoro, Guto e Tatu marcaram para o Tricolor de Aço, enquanto o goleiro Diego defendeu a cobrança de Bruno de Jesus. Já pelo Vozão, somente Fabrício marcou. Erick Flores e Ernandes chutaram na trave, enquanto Misael parou nas mãos de Fabiano.

Ficha Técnica

Ceará 2 (1) x 1 (3) Fortaleza

Local: Estádio Plácido Castelo (Castelão), em Fortaleza-CE
Árbitro: Wilson Luis Seneme
Renda: R$ 914.920,00
Público: 52.766 pagantes (4.723 não-pagantes)
Cartões Amarelos: Fabrício (Fortaleza); Diogo, Betinho, Diego (Ceará)
Gols: Misael aos 2'/2T e Geraldo (Ceará); Tatu aos 27'/2T (Fortaleza)

Ceará
Diego; Diogo (Luizinho), Fabrício, Anderson e Preto (Wellington Amorim); Michel, Tyago Fernandes (Ernandes), João Marcos e Geraldo; Erick Flores e Misael.
Técnico: Paulo César Gusmão

Fortaleza
Fabiano; Peter, André Turatto, Guto e Leomar; Gilmak, Coquinho, Eusébio (Alex Gaibú) e Bismarck (Tatu); Paulo Isidoro e Betinho (Bruno de Jesus).
Técnico: Zé Teodoro

Por Marcos Pinto...

Logicamente que alguns alvinegros podem me criticar pela matéria, dizendo que deu a lógica, mas como não dizer isso. Parecia que o Ceará comandado por PC, estava totalmente satisfeito com o resultado outrora obtido pelo Fortaleza, e não fez muito para rever te lo. Pra mim o Ceará perdeu o título no jogo do domingo atrazado, quando perdeu de 1 x 0, claro com um gol espirita de Paulo Izidoro, alí o alvinegro jogou o título pela janela. Foi bom para o futebol cearense o 1º tetra do leão, vai acirrar mais as disputas desta competição caseira, e muito ruim para o Ceará, que há continuar jogando desta forma, teremos prenúncio de muitos revezes no brasileiro que já começa dia 09/05. Parabéns ao tricolor e abra o olho Ceará...