domingo, 31 de janeiro de 2010

Campeonato cearense em sua 7ª rodada...



Ceará e Fortaleza se enfrentaram no Castelão na tarde deste domingo, 31, e empataram sem gols no estádio Castelão, em Fortaleza, no primeiro clássico-rei do ano, válido pela sétima rodada do primeiro turno da Primeira Divisão do Campeonato Cearense de 2010.

A partida não foi boa tecnicamente as duas equipes erraram muitas jogadas e criaram poucas oportunidades de gols, nas melhores jogadas, tanto o goleiro Diego, no Ceará, quanto Fabiano pelo Fortaleza, faziam sua parte e não deixaram a rede ser balançada na estreia do Castelão no certame de 2010. Agora o estádio voltará a ficar fechado até o segundo turno da competição.

Com o resultado, o Fortaleza caiu para a quinta posição com onze pontos ganhos, mesma pontuação do Horizonte, quarto, porém perde nos critérios de desempate, já o Ceará é o nono com sete pontos ganhos, mas poderá ser ultrapassado pelo Guarani de Juazeiro, caso o time do Cariri, empate ou vença o Itapipoca, nesta segunda-feira, 1º, no Perilão, o Itapipoca pode mandar o Fortaleza para sexta posição caso vença por mais de três gols de diferença.

Na próxima rodada, o Ceará vai a Limoeiro do Norte enfrentar o Limoeiro, no estádio Bandeirão, na próxima quinta-feira, 4, às 20h15min, enquanto o Fortaleza encara o Guarani de Juazeiro, no estádio Romeirão, na quarta-feira, 3, às 20h50min.


Campeonato Cearense da Primeira Divisão de 2010 - 7ª Rodada - 1º Turno

Ficha Técnica

Ceará 0 x 0 Fortaleza

Data: Domingo, 31 de janeiro de 2010
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza/CE
Horário: 16h

Árbitro: Wladyerisson Oliveira
Assistente Nº 01: Thiago Brígido
Assistente Nº 02: Armando Lopes
4º Árbitro: Joaquim Websther
5º Árbitro Carolina Romanholi
Representante FCF: Paulo César Lima

Ceará
Diego; João Marcos, Fabrício, Diego Sacoman e Augusto (Jorge Henrique); Michel, Heleno, Douglas Silva e Reinaldo (Leozinho); Wellington Amorim e Vavá (Jean Coral)
Técnico: René Simões

Fortaleza
Fabiano; Peter, Gaúcho, André Turatto e Guto; Leandro, Coquinho, Gilmak e Bismarck (Paulo Isidoro); Alex Gaibu (Betinho) e Tatu (Eusébio)
Técnico: Luiz Müller

Cartões Amarelos: Heleno, Michel e Vavá (Ceará); e Alex Gaibu, Gaúcho, Guto, Tatu e André Turatto (Fortaleza)
Cartões Vermelhos: Não ocorreram
Gols: Não ocorreram

Renda: R$ 326.290,00
Público Pagante: 21.014 pessoas
Público Não Pagante: 1.839 pessoas
Público Total: 22.853 pessoas


(Site Oficial do Maranguape)

Jogando no estádio Moraizão, em Maranguape, a equipe do Ferroviário derrotou o Maranguape pelo placar de 1 a 0, neste domingo, 31, pela sétima rodada do primeiro turno do Campeonato Cearense da Primeira Divisão de 2010.

O único gol do jogo foi assinalado por Felipe Klein aos treze minutos do segundo tempo. Com a vitória, o Ferroviário assumiu a liderança da competição com catorze pontos ganhos, já o Maraguape é o vice-lanterna da competição com apenas seis pontos conquistados.

Na próxima rodada, o Ferroviário vai à Sobral enfrentar o vice-líder e ainda invicto Guarany, no Junco, na próxima quarta-feira, às 20h. Enquanto o Maranguape vai ao estádio Mirandão enfrentar o Crato, no mesmo dia e horário.




O Guarany de Sobral foi ao Crato e derrotou a equipe local pelo placar de 1 a 0, neste domingo, 31, no estádio Mirandão, em partida válida pela sétima rodada do primeiro turno do Campeonato Cearense da Primeira Divisão de 2010.

O gol do Guarany foi marcado por Vladir Papel aos sete minutos da etapa final. Com a vitória, o Guarany pulou para a vice-liderança com treze pontos ganhos e segue invicto na competição, já o Crato até então líder cai para o terceiro lugar com doze pontos ganhos.

Na próxima rodada, o Crato recebe o Maranguape no Mirandão, na próxima quarta-feira, 3, às 20h, enquanto que o Guarany fará o confronto dos líderes diante do líder Ferroviário, no Junco, em Sobral, no mesmo dia e horário.

FICHA TÉCNICA

CRATO 0 X 1 GUARANY

COMPETIÇÃO – Campeonato Cearense 1ª Divisão – 7ª rodada
LOCAL – Mirandão – Crato/CE
DATA – 31/01/2010
ÁRBITRO – Cleuton Lima
ASSISTENTES – Arnaldo Sousa e Alex Magno.
RENDA – Não divulgada
PÚBLICO – Não divulgado
GOL – Valdir Papel 7/2T(Gua).

CRATO
Igor, Adriano, Ivson, Alexandre e Rodrigo (Zé Carlos); Gil, Batata, Jailton e Abel Marinho (Chininha); Careca e Alemão.

TÉC. – Orlando Caulin.

GUARANY
Vantuir, Roberto Baiano, Junior Alves, João Carlos e Jhones. Ricardo Baiano, Carlos Antonio, Garrinchinha (Rickson) e Jean. Piva (Nilsinho) e Jeferson Maranhense (Valdir Papel).
TÉC. – Neto Maradona.







Pela Sétima Rodada do Primeiro Turno da Primeira Divisão do Campeonato Cearense de 2010, a equipe do Limoeiro recebeu o Quixadá, neste domingo, 31, no estádio Bandeirão, em Limoeiro do Norte, sem público, e levou uma virada incrível pelo placar de 4 a 3, após estar vencendo por três a zero antes do final do primeiro tempo.

Foi uma partida de dois tempos, o Limoeiro comandou as chances no primeiro e abriu o marcador aos vinte minutos com Joãozinho, Aroldo aos vinte e cinco e Chiquinho aos quarenta e dois minutos, levaram a vantagem do Jaguar do Vale de 3 a 0 sobre o Canarinho do Sertão para o intervalo.

Porém, no início do segundo tempo, Juranilson diminui logo no primeiro minuto da etapa complementar, dando ânimos ao time visitante que partiu para cima e conseguiu o empate em menos de dois minutos, com Sami aos vinte e nove e Mimi aos trinta e um, para finalizar o que parecia improvável, Juranilson fez o quarto gol do Quixadá, o segundo na partida, e decretou a vitória do Canarinho do Sertão.

Com o resultado, o Quixadá agora ocupa a sexta colocação com dez pontos ganhos, enquanto o Limoeiro amarga a lanterna da competição com apenas seis pontos ganhos. Na próxima rodada, o Limoeiro recebe o Ceará, no Bandeirão, na quinta-feira, 4, às 20h15min. Já o Quixadá encara o Horizonte, no estádio Pedro Eymard, em Morada Nova, na quarta-feira, 3, às 20h.




sábado, 30 de janeiro de 2010

Clássico rei é a sensação da 7ª rodada...


Um dos clássicos de maior rivalidade do futebol brasileiro terá mais um capítulo escrito neste domingo, quando Ceará e Fortaleza se enfrentam às 17 horas (de Brasília), pela sétima rodada do Campeonato Cearense. O Vozão começou mal a competição e ocupa a décima colocação, com seis pontos. Já o Tricolor é o terceiro colocado, com dez pontos. Por isso, o Alvinegro aposta em uma vitória para embalar e ganhar moral.
O clássico deste domingo é o de número de 446 válidos por jogos oficiais, e a vantagem é do Ceará. O Vozão venceu 147 jogos, o Tricolor 137 e foram registrados ainda 159 empates.

O primeiro confronto da história foi em 1918 e terminou com vitória do Ceará, por 2 a 0. O Alvinegro também venceu o último, por 1 a 0, válido pela Serie B do ano passado.

Ainda no domingo, o líder Crato, que tem 12 pontos, recebe o Guarany, às 17 horas, e precisa de uma vitória para não perder a ponta. Isto porque seu adversário é o quarto colocado, com 10 pontos, e se vencer o ultrapassa. Além disso, o vice-líder Ferroviário, que tem 11 pontos, e o terceiro colocado Fortaleza, também podem passar o Crato se ele não vencer.

Antes...
A sétima rodada começa no sábado, com um jogo isolado e entre dois times que ocupam a metade da tabela O Horizonte, quinto colocado com oito pontos, recebe o Boa Viagem, que tem os mesmos oito pontos e ocupa a sétima colocação. O vencedor dará um salto na tabela e pode dormir na vice-liderança.

Confira os jogos da sétima rodada do Cearense:

Sábado
17 horas
Horizonte x Boa Viagem

Domingo
17 horas
Ceará x Fortaleza
Crato x Guarany
Limoeiro x Quixadá
Maranguape x Ferroviário

Segunda-feira
21 horas
Itapipoca x Guarani

Veja a classificação!

Confira os jogos deste sábado pelo Brasil e pelo mundo...


1ª Divisão Cearense

Horizonte x Boa Viagem

2ª Divisão Cearense

Tauá x Nova Russas

Carioca

Resende x Tigres do Brasil

Botafogo x América

Americano x Volta Redonda

Paulista

Barueri x Rio Claro

Santos x Oeste

São Caetano x Monte Azul

Mineiro

Ipatinga x Cruzeiro

Uberlândia x América

Gaúcho

Universidade x Avenida

Paranaense

Atlético x Corinthians

PERNAMBUCANO

Central x Cabense

Alagoano

Ipanema x ASA

Baiano

Feirense x Colo-Colo

Brasiliense

Ceilândia x Atlético

Botafogo x Luziânia

Paraense

Paysandu x Ananindeua

Águia Marabá x São Raimundo

Paraibano

Queimadense x Nacional

Alemão

Borussia x Werder Bremen

Eintracht x Colônia

Hertha x Bochum

Bayern x Mainz

Hannover x Nuremberg

Schalke 04 x Hoffenheim

Francês

Bordeaux x Boulogne

Rennes x Grenoble

Lille x Lens

Nancy x Lorient

Le Mans x Toulouse

Monaco x Nice

Montpellier x Olympique

Português

União Leiria x Olhanense

Naval x Belenenses

Nacional x Porto

Benfica x Vitória de Guimarães

Inglês

Wigan x Everton

West Ham x Blackburn

Liverpool x Bolton

Hull City x Wolverhampton

Fulham x Aston Villa

Birmingham x Tottenham

Burnley x Chelsea

Italiano

Bari x Palermo

Napoli x Genoa

Espanhol

Espanyol x Athletic Bilbao

Sporting de Gijón x Barcelona

La Coruña x Real Madrid

Copa africana

Nigéria x Argélia

Liga do Nordeste realiza reunião decisiva na próxima quarta...

Na próxima quarta , dia 3 de fevereiro, acontece a reunião que deve dar rumos à nova edição da Copa do Nordeste, que pode ser realizada neste ano. Os departamentos jurídicos da CBF e da Liga dos Clubes de Futebol do Nordeste vão formalizar os detalhes da competição. De acordo com o presidente da Liga, Eduardo Rocha do América, “a Liga é privativa e a Copa do Nordeste não terá a presença de clubes convidados, ou seja, participam 16 equipes filiadas e times que consigam vaga por meio de um torneio seletivo”. A ideia é que a competição nordestina comece em maio deste ano.

Confira os maiores artilheiros de todos os tempos em campeonatos de 1ª divisão...

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS, em inglês) divulgou no último dia 25, o Ranking histórico dos maiores goleadores de Primeira Divisão do mundo de (1888/89-2009).Confira a lista com os 10 primeiros colocados.
Top 10:
Jogador Ligas Jogos Período Gols
1°Pelé, Brasil / EUA, 560, 1957-1977, 541
2°Josef Bican, Asutria/TChecoslováquia ,341, 1931-1955, 518
3°Ferenc Puskás, Hungria/Espanha,533, 1943-1966, 511
4°Romário,Brasil / Holanda / Espanha / Austrália, 612, 1985-2007, 489
5°Roberto Dinamite, Brasil / Espanha,758, 1971-1992, 470
6°Imre Schlosser,Hungria/Austria,318, 1905-1928, 417
7°Gyula Zsengéller,Autria/Itália/Colômbia,394, 1935-1952, 416
8°James McGrory,Escócia,408, 1922-1938, 410
9°Zico,Brasil/Itália/Japão,596, 1971-1994, 406
10°Gerhard Müller,Alemanha/EUA,507, 1965-1981, 405

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Campeonato cearense: Fortaleza e Ferroviário vencem e Ceará apanha de novo...


Fortaleza embala e conquista terceira vitória seguida

Depois de um mau começo no Campeonato Cearense, o Fortaleza dá mostras de que está embalando na competição. Nesta quarta-feira, jogando no Estádio Alcides Santos pela sexta rodada do torneio, o time comandado pelo técnico Luiz Müller derrotou o Horizonte por 2 a 0, garantindo sua presença no G-4 da classificação.

Os gols da vitória foram marcados no segundo tempo: o zagueiro Gilmak fez aos 4min, ao passo que o atacante Tatu fechou o placar aos 44min. Foi a terceira vitória consecutiva do Fortaleza, que vem de sucessos sobre Maranguape e Quixadá, e que havia somado apenas um ponto nos três primeiros jogos pelo campeonato, contra Limoeiro, Guarany de Sobral e Crato.

Agora com 10 pontos, o Fortaleza assume temporariamente o terceiro lugar do torneio - o Ferroviário também venceu seu jogo e está à frente, enquanto o Crato teve sua partida interrompida quando vencia e está virtualmente na liderança. O Horizonte, por sua vez, tem oito pontos e dorme na quarta colocação, ainda dentro da zona de classificação para as semifinais do primeiro turno.

Embalado, o Fortaleza volta a entrar em campo no domingo, às 16h (horário de Brasília), quando faz o clássico da sétima rodada contra o Ceará no Castelão. O Horizonte, por sua vez, joga em casa na véspera contra o Boa Viagem, em confronto no Estádio Domingão.

Noite de artilheiro

Ainda pela sexta rodada, o Ferroviário foi a 11 pontos nesta quarta-feira, graças à vitória por 4 a 0 sobre o Quixadá em Fortaleza. O destaque do jogo foi Rafael, autor dos quatro gols que levaram a equipe tricolor aos 11 pontos. O Quixadá segue com sete pontos.

Boa Viagem decreta terceira derrota seguida do Ceará

Depois de duas derrotas nas últimas duas rodadas do Campeonato Cearense, o Ceará entrou em campo nesta quarta-feira com a obrigação de vencer. Contudo, os comandados de René Simões decepcionaram e perderam para o Boa Viagem por 3 a 2.

A derrota faz com que o Ceará estacione nos seis pontos e fique nas últimas colocações. Já o Boa Viagem é o quinto colocado com oito pontos.

Jogando em casa, o Boa Viagem definiu a vitória ainda no primeiro tempo. Victor Cearense, em cobrança de falta, abriu o marcador aos 6min. Sete minutos depois, Serginho ampliou.

O próprio Serginho tratou de marcar o terceiro gol aos 28min, convertendo uma cobrança de pênalti. Misael, aos 28min do segundo tempo, e Vavá ,aos 43min ,ainda descontaram, mas não impediram a derrota do Ceará.

Na próxima rodada do Campeonato Cearense, o Boa Viagem enfrenta o Horizonte, fora de casa, no sábado. O Ceará, por sua vez, tentará espantar a crise justamente no clássico contra o Fortaleza, no domingo, no Castelão.

Limoeiro x Crato

O Crato vencia o Limoeiro por 1 a 0 nesta quarta-feira (gol de Djalma, aos 9min do primeiro tempo), mas a partida foi paralizada aos 38min da etapa inicial em virtude da chuva. Este jogo terá continuidade nesta quinta-feira.

Campeonato paulista: Palmeiras é líder...

Cleiton Xavier comemora o gol da vitória do Palmeiras sobre o Monte Azul Foto:  Sergio Masson/Futura Press

Sem poder contar com Marcos, Diego Souza, Léo e Maurício Ramos, todos lesionados, e com Armero vetado, o time "misto" do Palmeiras venceu o Monte Azul por 1 a 0 e termina a quarta-feira na liderança do Campeonato Paulista, empatado em pontos com o rival e próximo adversário Corinthians.

A partida marcou a estreia de Edinho, apresentado nesta semana, no time dirigido pelo técnico Muricy Ramalho. Por causa dos desfalques o volante já fez seu primeiro jogo improvisado na zaga. Quem também debutou foi o lateral esquerdo Gabriel Silva, um dos destaques da campanha do Palmeiras na Copa São Paulo.

Graças ao gol de Cleiton Xavier, de pênalti, aos 30min do primeiro tempo, O Palmeiras voltou a vencer depois de dois empates seguidos e com 8 pontos lidera a tabela da competição. O Monte Azul, que já enfrentou dois grandes do estado, ainda não conseguiu sair de campo com três pontos e termina o dia na 18ª colocação.

O Palmeiras começou a partida com dificuldades para furar o bloqueio do adversário. O Monte Azul foi a campo fechado, tentando explorar os contra-ataques, e não dava espaço para os homens do setor ofensivo do Palmeiras.

Tanto que a primeira etapa se resumiu a uma chance de gol, aos 30min. E foi nela que o Palmeiras abriu o placar. Mauro empurrou Danilo dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Cleiton Xavier deu a paradinha e tocou com categoria, no canto. Foi o segundo gol do meia no Paulista.

A vida do Palmeiras ficou mais fácil logo aos 6min do segundo tempo, quando Diogo cometeu falta em Deyvid Sacconi, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo. Porém, apesar da superioridade numérica, o time alviverde continou jogando de forma lenta e não conseguia pressionar o adversário.

O Palmeiras dominou o segundo tempo, mas não foi incisivo. Mesmo com a posse de bola na maior parte do tempo, não conseguiu criar chances para marcar. Para a piorar a situação, Cleiton Xavier e Gabriel Silva sentiram lesões na coxa e tiveram de ser substituídos, o que diminuiu o poder de criação do time.

O Monte Azul ainda tentou pressionar no final, mas não teve forças para chegar ao empate.

FICHA TÉCNICA

Monte Azul 0 x 1 Palmeiras

Gols
Palmeiras: Cleiton Xavier, aos 30min do primeiro tempo

Esquema Tático do Monte Azul
3-5-2
Tiago Cardoso (Luiz Carlos); Dedê, Ávalos, Mauro e Ferrari; Rafael Fefo, Luciano Sorriso, Diogo e Marcelinho (Rai); Marcelo Marinho (Rafael Ueta) e Borebi. Técnico: Edison Só

Esquema Tático do Flamengo
4-4-2
Deola; Figueroa, Edinho, Danilo e Gabriel Silva (Eduardo); Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Deyvid Sacconi (Daniel Lovinho); Joãozinho (Anselmo) e Robert. Técnico: Muricy Ramalho.

Cartões Amarelos
Monte Azul: Ferrari
Palmeiras: Edinho

Cartão Vermelho
Monte Azul: Diogo

Árbitro
Guilherme Cereta de Lima

Local
Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)

Ronaldo marca, mas Corinthians tropeça e vê Palmeiras liderar

A festa era grande pela estreia de Danilo e a segunda partida do atacante Ronaldo, porém os pouco mais de 16 mil torcedores que foram ao Pacaembu sairam decepcionados com um empate magro por 1 a 1 contra o modesto Mirassol, nesta quarta-feira, que impediu o time alvinegro de assumir a liderança do Campeonato Paulista.

Para piorar a situação, o novo líder da competição é o rival Palmeiras, que soma os mesmos oito pontos do Corinthians, mas está na frente no saldo de gols. Os resultados esquentam ainda mais o clássico entre as duas equipes, no próximo domingo, novamente no Pacaembu.

O ponto positivo para os torcedores alvinegros na partida de hoje foi o bom desempenho do atacante Ronaldo em campo. Bem melhor do que na quarta-feira passada, diante do Bragantino, o camisa 9 foi o destaque do Corinthians na partida e marcou o único gol da equipe de Mano Menezes.

O jogo começou de forma bem lenta, com o Corinthians sofrendo com a forte marcação do time do interior. A primeira chance de perigo veio aos 8min. Elias avançou pela direita e cruzou na área. Ronaldo, sozinho, chutou fraco para fácil defesa do goleiro Renê.

O time alvinegro chegou mais uma vez aos 13min. Depois de cobrança de escanteio, William desviou de cabeça e a bola sobrou para Ronaldo, no lado esquerdo da área. O atacante chutou prensado, a bola encobriu o goleiro Renê, mas a zaga do Mirassol afastou embaixo da linha.

Ronaldo era o jogador mais incisivo da equipe alvinegra na partida. Aos 33min, o atacante dominou a bola após cobrança de falta rápida e foi derrubado perto da meia lua. Ele mesmo bateu a falta, rasteira e forte. Renê espalmou e Dentinho perdeu grande chance de abrir o placar, ao chutar para fora sem marcação.

O camisa 9 do Corinthians acabou recompensado pelo bom primeiro tempo aos 44min. O meia Tcheco cobrou a falta no meio da área. A zaga do Mirassol parou, tentando fazer a linha de impedimento. Ronaldo, que vinha de trás, recebeu a bola em condição legal, driblou Renê e só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. O lance gerou grande protesto dos jogadores do Mirassol, que partiram para cima do bandeirinha. Porém, a reclamação foi em vão.

Santos 5 x 0 Barueri - Neymar dá show e Peixe atropela




Com exibição de gala do atacante Neymar, autor de dois gols e responsável por outros dois, o Santos se reabilitou em grande estilo no Campeonato Paulista. O time alvinegro atropelou o Barueri, por 5 a 0, na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, em Santos, pela quarta rodada da competição.

Com o resultado, o Peixe assumiu a liderança provisória do Paulistão, com sete pontos. Supera São Caetano, Portuguesa, Corinthians e Mogi Mirim no saldo de gols. Essa foi a segunda vitória por goleada do time, que já haia feito 4 a 0 sobre o Rio Branco. O Barueri caiu para o 16º lugar, com apenas três pontos.

Ficha Técnica

Santos 5 x 0 Barueri

Local: Estádio da Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Renda: R$ 116.280,00.
Público: 5.294 pagantes.
Cartões Amarelos: Bruno Rodrigo, Rodrigo Mancha e Neymar (Santos); Éder, Diego, Daniel Marques e Marcelinho (Barueri)
Cartões Vermelhos: Diego e Marcelinho (Barueri)
Gols: André aos 33'/1T, Wesley aos 24'/2T, Zé Eduardo aos 28'/2T e Neymar aos 33'/2T e aos 41'/2T (Santos)

Santos
Felipe; Pará, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Rodrigo Mancha, Wesley, Marquinhos (Breitner) e Paulo Henrique (Alan Patrick); Neymar e André (Zé Eduardo).
Técnico: Dorival Júnior

Barueri
Márcio; Éder, Daniel Marques, Diego e Jefferson; Anderson (João Vítor), Marcos Assunção, Marcelo Oliveira e Carlos Eduardo (Ji-Paraná); Flavinho (Marcelinho) e Tadeu.
Técnico: Vinícius Eutrópio.


Mogi tira invencibilidade da Portuguesa na volta ao Canindé



Caiu a invencibilidade da Portuguesa no Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira, em jogo pela quarta rodada do torneio estadual, a equipe de Vagner Benazzi acabou derrotada pelo Mogi Mirim por 1 a 0.

A partida marcou o reencontro da Portuguesa com o Estádio do Canindé, que foi liberado após veto do Ministério Público. Até então, o time rubro-verde havia disputado duas partidas fora de casa e uma com seu mando, realizada na Arena Barueri.

Com o tropeço, a Portuguesa acumula sete pontos em seus quatro jogos e pode terminar a rodada fora do G-4 que vai às semifinais. O Mogi, que tinha quatro pontos, empata com os mesmos sete pontos.

Em busca do melhor início de Campeonato Paulista desde 2000, a Portuguesa começou o confronto pressionando o Mogi Mirim, em busca de amenizar a pressão pela necessidade da vitória. Entretanto, a equipe do Canindé encontrava dificuldades na criação de jogadas, limitando-se a arriscar chutes de longa distância, principalmente por pecar nos últimos passes em direção à meta adversária.

A melhor chance rubro-verde ocorreu com o meia Héverton, destaque do clube nas três primeiras rodadas. Após cobrança de escanteio, o artilheiro rubro-verde na competição subiu de cabeça e tentou surpreender o goleiro Alex Alves. Todavia, a bola passou caprichosamente rente à trave esquerda.

Sem agredir o adversário, a Portuguesa sofreu um duro castigo aos 38min do primeiro tempo. O experiente Luís Màrio recebeu passe na intermediária, avançou completamente livre e arriscou um lindo chute de fora da área para vencer Fábio, abrindo o placar para o surpreendente time de Francisco Diá.

Com a necessidade de correr atrás do empate, a Portuguesa voltou para o segundo tempo mais agressiva - contudo, seguia acumulando erros de passes. A falta de criatividade do time do Canindé era refletida nas incessantes tentativas de chutes de fora da área. A melhor delas ocorreu aos 15min, quando Fabrício exigiu outra excelente defesa de Alex Alves.

Pressionado, o Mogi Mirim investiu nos contra-ataques para definir o confronto e quase alcançou o seu objetivo aos 23min, quando Preto Costa deu um carrinho salvador e evitou que a Portuguesa sofresse o segundo gol em pleno Canindé.

Conforme o tempo avançou no cronômetro, a Portuguesa viu sua situação se complicar ainda mais. Após entrava violenta no meio-campo, o lateral esquerdo Fabrício recebeu o cartão vermelho do árbitro Sálvio Spíndola. Entretanto, o juiz apareceu novamente logo em seguida, quando Baraka também deixou o gramado ao acumular dois amarelos.

Sem forças, as duas equipes externaram o cansaço. Melhor para o Mogi Mirim, que apontou pela segunda vez seguida no Campeonato Paulista, depois de ter batido o Santos na última rodada da competição.

No domingo, novamente no Canindé, a Portuguesa entra em campo pela quinta rodada do Paulista - desta vez, para enfrentar o Botafogo de Ribeirão Preto às 17h (horário de Brasília). O Mogi, por sua vez, atuará no Estádio Papa João Paulo II diante do Bragantino, em jogo marcado para as 11h.



Oeste empata no fim e afasta Santo André da briga pela ponta

O Santo André deixou escapar a chance de assumir, mesmo que temporariamente, a liderança Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira, jogando em casa, o time do ABC Paulista empatou por 2 a 2 com o Oeste de Itápolis, deixando a vitória escapar com um gol sofrido no final da partida.

Com o resultado, os andreenses chegaram aos seis pontos em quatro jogos. O time está atualmente fora do G-4 que vai às semifinais, e deve ficar ainda mais distante caso rivais como Palmeiras e Ponte Preta vençam seus compromissos. O Oeste, por sua vez, permanece entre os quatro times na zona de rebaixamento para a Série A-2, mas agora com dois pontos.

A equipe do técnico Paulo Comelli saiu na frente, graças ao gol de carrinho de Ricardo Bueno aos 8min do primeiro tempo. No entanto, o Santo André conseguiu a virada ainda na etapa inicial, marcando com Cesinha, aos 12min, e Rodriguinho, em cabeçada no contrapé de Mauro aos 28min.

Porém, no segundo tempo, com a partida praticamente decidida, os ramalhinos sofreram um duro golpe. Aos 42min, Kléber marcou para o Oeste e decretou o empate que tirou os donos da casa da briga pelas primeira colocações do Paulista.

Agora, em busca da reação, o Santo André volta a entrar em campo no domingo, quando enfrenta o Ituano no Estádio Novelli Junior, em jogo às 19h30 (de Brasília) pela quinta rodada do Paulista. Um dia antes, o Oeste joga na Vila Belmiro contra o Santos.



Rio Claro bate São Caetano e vence a primeira no Paulista

Após três derrotas em três jogos, o Rio Claro conseguiu a sua primeira vitória no Campeonato Paulista de 2010 em grande estilo. Nesta quarta-feira, a equipe do interior superou o líder São Caetano por 3 a 1.

Com o resultado, o Rio Claro, lanterna da competição até o início desta rodada, soma seus três primeiros pontos. Já o São Caetano permanece com sete pontos e deve deixar o topo da tabela.

Jogando diante de sua torcida, o Rio Claro pressionou desde os primeiros minutos, mas só conseguiu abrir o marcador no segundo tempo. Logo aos 2min, William Alves, de cabeça, balançou as redes do São Caetano.

O segundo gol, porém, não demorou a sair. Aos 5min, Edu Salles, em cobrança de pênalti, ampliou a vantagem. Mirandinha, aos 21min, cabeceou e praticamente selou a vitória.

Eduardo, aproveitando uma cobrança de falta para a área, cabeceou e descontou para o São Caetano aos 45min, mas não impediu o primeiro triunfo do Rio Claro na competição.

Na próxima rodada do Campeonato Paulista, o São Caetano enfrenta o Monte Azul, no sábado, às 19h30 (de Brasília). Mais cedo, às 17h, o Rio Claro tenta embalar na competição contra o Barueri, em Presidente Pridente.

Campeonato carioca: Adriano e Love ajudam mengo a vencer...

A nova dupla de ataque do Flamengo "estreou" nesta quarta-feira. Apesar de já terem jogado juntos pela primeira vez no último fim de semana, desta vez Adriano e Vagner Love marcaram e ajudaram o time rubro-negro a vencer o Americano por 3 a 2 - Fernando fez um dos tentos do Fla -, e a chegar ao quarto jogo seguido com uma vitória no Campeonato Carioca. Agora, os atuais tricampões se isolam, ainda que temporariamente, na liderança do Grupo A.

O Flamengo aguarda o resultado do jogo entre Duque de Caxias x Fluminense, na quinta-feira, para saber se irá continuar sozinho na ponta e se seu próximo adversário virá motivado ou "mordido" para o Fla-Flu de domingo.

A vitória do Flamengo começou com Adriano, aos 40min do primeiro tempo, convertando penalidade e comemorando seu primeiro tento em 2010. Fernando ampliou dez minutos depois (o jogo teve duas paradas técnicas em cada tempo). Petkovic cobrou escanteio na área, Álvaro cabeceou mal, mas a bola sobrou para Fernando marcar.

Na segunda etapa, o Americano tentou estragar a festa flamenguista, com Diego Sales, aos 35min, cobrando e convertando pênalti. Mas no lance seguinte o time visitante bobeou e viu o Flamengo confirmar a vitória. Logo na saída de bola, Vagner Love e Adriano foram tabelando até o camisa 9 chegar na cara do gol e marcar seu terceiro no Carioca.

O Americano ainda descontou no fim da partida com Itacaré, aos 46min, mas não teve força para impedir a derrota.

Em noite melancólica, Joel vê Botafogo vencer o Tigres

Jogadores comemoram o primeiro gol da vitória sobre o Tigres em frente à faixa que pedia saída de botafoguenses Foto: Agência Lance

No estádio do rival que lhe aplicou, no último domingo, uma goleada histórica, o Botafogo fez seu primeiro jogo sob os olhares do técnico Joel Santana. Em um São Januário com poucos torcedores - e os que foram protestaram - o time alvinegro não encontrou dificuldades para derrotar o Tigres por 2 a 1 e se recuperar dos 6 a 0 que levou do Vasco.

Antes do jogo começar, não foram poucas as faixas colocadas no alambrado para pedir a saída de jogadores (Lúcio Flávio, Alessandro, Eduardo e Fahel), criticar a diretoria (diretoria blá blá blá, estava escrito em uma delas) e pedindo "vergonha na cara" para os jogadores que dias antes foram goleados. Até mesmo calcinhas rosas foram jogadas no campo. Na arquibancada, um torcedor chegou a tocar a marcha fúnebre com um pequeno teclado.

Alheio a tudo isso, Joel Santana viu, das tribunas de São Januário enquanto Jair Ventura, filho do ex-jogador Jairzinho, comandava o time em campo, Herrera abrir o placar, aos 14min do primeiro tempo, aproveitando jogada do criticado Lucio Flavio.

Longe de dominar a partida, o Botafogo contou com erros do Tigres para não ser incomodado no placar e chegar ao segundo gol aos 6min da etapa final. Lucio Flavio cobrou falta na área, Loco Abreu ajeitou de cabeça e Antonio Carlos completou para o fundo das redes.

Apesar da vitória, Joel Santana e os botafoguenses que foram a São Januário tiveram um desgosto quando Leandro Guerreiro foi imprudente e com um carrinho frontal acabou levando o cartão vermelho direto.

Mas o desgosto maior veio aos 41min de jogo, quando Oziel cobrou falta com perfeição, sem chance de defesa para o goleiro Renan, e diminuiu o placar.

O resultado, apesar de levantar o moral do time no Carioca, não altera a posição do Botafogo, ainda na terceira posição do Grupo B. O Tigres do Brasil segue em sexto.



Olaria vence, segue invicto e derruba técnico do Bangu

O Olaria venceu o Bangu por 2 a 0, em jogo nesta quarta-feira na Rua Bariri. Graças aos de Cacá e Renato, um em cada tempo, o time da faixa azul celeste permanece invicto no Campeonato Carioca.

No lado do Bangu, Marcelo Buarque não resistiu á quarta derrota consecutiva e caiu. A diretoria ainda não anunciou o substituto do treinador.

Na briga pela liderança, o Olaria venceu três jogos e empatou outro. Por enquanto, tem boa possibilidade de classificação às semifinais da taça Guanabara.

O Olaria tem dez pontos e assume a ponta do Grupo A caso o Flamengo perca para o Americano. O Bangu, por sua vez, é o único time da chave que ainda não pontuou.

Madureira vence mais uma e cola no líder Vasco

Goleiro Marcos, do Friburguense, chegou a pegar um pênalti no primeiro tempo, mas não conseguiu evitar a derrota de seu time no Rio de Janeiro Foto: Agência Lance

O Madureira entrou em campo sonhando em se manter na zona de clasificação do às semifinais da Taça Guanabara. Fez o dever de casa, venceu o Friburguense por 2 a 1 e, agora, torce por tropeços de Botafogo e Vasco para terminar no segundo lugar do Grupo B do Campeonato Carioca.

No primeiro minuto de jogo, Hércules, atacante do Friburguense quase abriu o placar. Mas, quem marcou primeiro foi o Madureira, com Bruno, dois minutos depois.

A partir daí, fazendo valer o "fator casa", o clube de Conselheiro Galvão começou a pressionar. O Friburguense, com algumas oportunidades, tinha suas chances nos contra-ataques. Porém, a etapa inicial não reservou mais nenhuma emoção aos torcedores de ambos os times.

O Madureira voltou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto e o atacante Marcelo Ramos ampliou a vantagem aos 3min, fazendo seu quarto gol no Carioca, um em cada jogo.

Três minutos depois o Friburguense diminuiu com Alex Faria. Depois do gol, o time de Nova Friburgo não teve força para a reação e o Madureira conquistoy mais um vitória, chegou aos nove pontos e colou no líder Vasco.

Com a derrota, o Friburguense, permaneceu com quatro pontos e com chance de perder posições. O Madureira, por sua vez, tem nove em quatro jogos - o Vasco tem nove, em três.

Campeonato Pernambucano na sua 5ª rodada...

  Foto: Aldo Carneiro Costa/Gazeta Press
O Sport Recife não conseguiu voltar de Salgueiro com os três pontos. Pela quinta rodada do Campeonato Pernambucano, o time rubro-negro ficou no empate por 1 a 1 com o time da casa, gols marcados por Eider e Ciro.

Os anfitriões abriram o placar logo aos 2min do primeiro tempo, com Eider. Mas na segunda etapa, o atacante Ciro, que nasceu em Salgueiro, deixou sua marca aos 36 min e garantiu a igualdade.

Com este resultado o Sport subiu para 13 pontos e é líder isolado, com um ponto de vantagem sobre o Cabense. Náutico, Santa Cruz e Salgueiro vêm na sequência, com dez pontos.



Náutico vence clássico e encosta no Santa Cruz

  Foto: Antônio Carneiro Costa/Gazeta Press

Pela quinta rodada do Campeonato Pernambucano, o Náutico venceu o Santa Cruz por 2 a 1, no Estádio dos Aflitos. Com gols de Dinda e Itamar, o time alvirubro subiu para dez pontos e se igualou com o adversário, ambos com dois a menos que o segundo colocado, o Cabense.

Logo no começo da partida, com menos de dez minutos, o zagueiro Alex Xavier foi expulso, após cometer falta no lateral direito Carlinhos e no atacante Carlinhos Bala e receber amarelo nos dois lances. O primeiro gol do jogo, contudo, ocorreu apenas aos 44min do primeiro tempo, com o jovem meia Dinda, de 20 anos, que teve poucas oportunidades no ano passado.

Na segunda etapa, logo aos 9min, o Santa empatou. O lateral direito Gilberto Matutuo foi derrubado pelo ala canhoto Michel e o árbitro assinalou pênalti. Joelson cobrou, Gledson defendeu, mas no rebote o camisa 9 e marcou seu sexto gol no estadual, se isolou na artilharia do torneio.

Aos 30min, o volante Derley bateu para o meio da área e Itamar colocou no fundo das redes defendida pelo goleiro Darci e sacramentou a vitória do Náutico.

Vice-líder, o Cabense ganhou do Vitória-PE por 2 a 1 e subiu para 12 pontos, ficando atrás apenas no Sport Recife. Já o Vera Cruz fez 3 a 1 no Central-PE, com dois gols de Gilberto.

Confira a quinta rodada do Campeonato Pernambucano:

Cabense 2 x 1 Vitória-PE
Náutico 2 x 1 Santa Cruz
Porto-PE 1 x 0 Araripina
Vera Cruz 3 x 1 Central-PE
Ypiranga-PE 2 x 0 Sete de Setembro
Salgueiro 1 x 1 Sport

Libertadores 2010: Cruzeiro cede empate no final...

  Foto: Reuters

Com um jogador a menos desde os 21min do primeiro tempo, quando Gilberto foi expulso por agredir um adversário, o Cruzeiro não conseguiu sair da altitude de quase 4 mil metros de Potosí com a vitória que o deixaria próximo da fase de grupos da Libertadores da América. Diante da pressão adversária no Estádio Victor Agustín Ugarte, na noite desta quarta-feira, o time mineiro sustentou vantagem mínima durante quase toda a partida que marcou a sua estreia no torneio, mas cedeu o empate por 1 a 1 ao Real Potosí nos minutos finais.

Com a igualdade confirmada aos 43min do segundo tempo, os comandados do técnico Adílson Batista precisam de um empate sem gols ou vitória por qualquer placar na semana que vem, em Belo Horizonte, para se garantirem como novos integrantes da chave 7, que já conta com Vélez Sarsfield (ARG), Colo Colo (CHI) e Deportivo Itália (VEN). Neste ano, a equipe mineira joga para apagar a frustração do ano passado, quando esteve próxima do título, mas acabou derrotada na final pelo Estudiantes, em pleno Mineirão lotado.

A partida também foi o reencontro celeste com a altitude de Potosí após a humilhação sofrida em 2008, quando foi derrotado por 5 a 1 diante do mesmo adversário na fase de grupos, mas com vaga já assegurada nas oitavas de final. Apesar da frustração de ver a vitória escapar nos instantes finais, o Cruzeiro amplia sua série invicta para 13 jogos, ou quase seis meses sem ser batido. Com isso, o Brasil tem grandes chances de aparecer com cinco representantes na segunda fase (já estão garantidos Corinthians, Flamengo, Internacional e São Paulo).

Desta vez, sem poder contar com seu principal articulador, que prejudicou a equipe logo nos primeiros minutos ao dar um soco em Yecerotte, os grandes nomes da formação celeste foram o artilheiro Wellington Paulista, autor do único gol dos visitantes, e o arqueiro Fábio, que do outro lado do campo se destacou com importantes defesas. Sem dar tempo para o Potosí iniciar a pressão, o Cruzeiro abriu o placar aos 7min de jogo, em rápido contra-ataque. Em lance iniciado por Kléber e organizado por Diego Renan, o camisa 9 apareceu bem para concluir para as redes. No entanto, pouco tempo depois, os visitantes ficaram em situação difícil com a expulsão de Gilberto.

Assim, os 45 minutos finais foram marcados pela pressão dos donos da casa, que tinham muitas dificuldades para igualar o placar, graças à eficiência da defesa brasileira e às intervenções de Fábio. Entretanto, o Potosí acabou conseguindo o empate aos 43min, em chute cruzado de Correa. Em seguida, o arqueiro cruzeirense ainda fez uma boa defesa nos acréscimos da partida, evitando a derrota.

FICHA TÉCNICA

Real Potosí 1 x 1 Cruzeiro

Gols
Real Potosí: Correa, aos 43min do 2º tempo
Cruzeiro: Wellington Paulista, aos 7min do 1º tempo

Esquema Tático do Real Potosí
3-5-2
Mauro Machado; Eguino, Ricaldi, Rodriguez e Clavijo (Andaveris); Galindo, Ortiz (Correa), Algarañaz e Loyaza; Yecerotte e Ruiz (Florentín); técnico: Sergio Apaza

Esquema Tático do Cruzeiro
4-4-2
Fábio; Elicarlos, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Henrique; Marquinhos Paraná, Pedro Ken (Fabinho) e Gilberto; Kléber (Thiago Ribeiro) e Wellington Paulista (Jonathan); técnico: Adílson Batista

Cartões Amarelos
Real Potosí: Yecerotte, Ricaldi, Equino e Loyaza

Cartões Vermelhos
Cruzeiro: Cruzeiro

Árbitro
Victor Rivera (PER)

Local
Estádio Victor Agustín Ugarte, em Potosí (BOL)

Atleta sofre parada cardíaca em campo...

Edu_01_ori.jpgUm incidente assustou a todos nesta rodada do Campeonato Pernambucano. O jogador do Araripina, Edu Matos, estava bem quando, com apenas com dez minutos de bola rolando, teve um mal súbito em campo, ficou inconsciente, e teve que ser levado às pressas para o hospital mais próximo.

Quando chegou ao hospital, foi constatado que ele havia tido uma parada cardiorespiratória, e então foi reanimado. Minutos depois, sofreu outra parada, e agora, está internado, mas seu estado é muito grave, correndo risco de morte.

O Portal Futebol Interior entrou em contato com o Hospital Regional do Agreste, e segundo informações, ele está na UTI, respirando com ajuda de aparelhos, e somente na quinta, vão divulgar um boletim dizendo o que realmente aconteceu com Edu.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Confira os jogos desta quarta pelo Brasil e pelo mundo...

1ª divisão cearense

Ferroviário x Quixadá
Fortaleza x Horizonte
Limoeiro x Crato
Boa Viagem x Ceará

2ª divisão cearense

São Benedito x Trairiense
Caucaia x Tiradentes
Arsenal x Uniclinic
Tauá x Aracati

Carioca

Madureira x Friburguense
América x Resende
Olaria x Bangu
Flamengo x Americano
Volta Redonda x Boavista
Tigres x Botafogo

Paulista

Rio Claro x São Caetano
Portuguesa x Mogi Mirim
Santo André x Oeste
Santos x Barueri
Corinthians x Mirassol
Monte Azul x Palmeiras

Gaúcho

Caxias x Esportivo
Internacional x Juventude
Universidade x Inter (SM)
São Luiz x Novo Hamburgo
Veranópolis x Avenida
Santa Cruz x Grêmio

Paranaense

Corinthians x Nacional
Coritiba x Cianorte
Toledo x Serrano
Paranavaí x Engenheiro Beltrão
Cascavel x Atlético

Catarinense

Brusque x Joinville
Imbituba x Metropolitano
Chapecoense x Juventus
Criciúma x Avaí

Goiano

Canedense x Atlético
CRAC x Santa Helena
Goiás x Trindade
Itumbiara x Anapolina
Vila Nova x Morrinhos

Pernambucano

Cabense x Vitória
Náutico x Santa Cruz
Porto x Araripina
Vera Cruz x Central
Ypiranga x Sete de Setembro
Salgueiro x Sport

Baiano

Bahia x Madre de Deus
Camaçari x Colo-Colo
Fluminense x Vitória da Conquista
Itabuna x Bahia de Feira
Ipitanga x Vitória

Alagoano

Corinthians x CRB
União x Murici
Penedense x CSE
Coruripe x Ipanema

Brasiliense

Gama x Luziânia
Dom Pedro x Ceilândia
Atlético x Brasiliense
Botafogo x Brasília

Potiguar

Coríntians x Assu
Baraúnas x ABC
Alecrim x Centenário Pauferrense
América x Santa Cruz
Potyguar (CN) x Potiguar (MO)

Paraense

São Raimundo x Independente

Copa Libertadores

Real Potosí x Cruzeiro
Newell´s Old Boys x Emelec

Inglês

Chelsea x Birmingham
Aston Villa x Arsenal
Everton x Sunderland
Blackburn Rovers x Wigan

Amistoso

África do Sul x Zimbábue

Copa da Liga da França

Nancy Lorraine X Plabennec
Guingamp X Toulouse FC
Lorient X Lyon


Secretário libera Castelão, mas preferia que clássico rei fosse adiado...

Clique para Ampliar

Secretário de esportes do Estado, Ferruccio Feitosa, apresentando o novo gramado do Estádio Castelão aos técnicos Luiz Müller, do Fortaleza e René Simões, do Ceará

Secretário Ferruccio Feitosa sugeriu adiar o clássico, alegando que o gramado estaria em melhor condição

Com a antecipada conclusão da reforma do gramado do Castelão, a Secretaria de Esporte do Estado liberou o Estádio para o Clássico-Rei no próximo domingo, às 16 horas.

Porém, a qualidade da grama parece não convencer o próprio secretário de Esportes do Estado Ferruccio Feitosa. Em entrevista coletiva, ontem à tarde, no Castelão, para apresentar o gramado do estádio, Ferruccio sugeriu o adiamento do Clássico-Rei para que a grama recém plantada estivesse em melhor condição para a prática do jogo. "O ideal era que esse clássico fosse adiado. Seria fantástico para a Federação, para os clubes. Pois sabemos que a cada dia a qualidade da grama melhora, mas se a Federação Cearense de Futebol quiser hoje, eu estou entregando oficialmente o Castelão para o clássico", afirmou.

Mais ressalvas

Também com um tom comedido o engenheiro da empresa responsável pela obra, Alexandre Vieira se esquivou quanto a realização do jogo no Castelão. "A grama foi plantada em apenas 12 dias e está em 80% da sua condição, já vi gramados piores a receberem jogos de final de campeonato brasileiro. Se o jogo será no estádio eu não sei, mas liberado ele está".

Demonstrando preocupação com a sequência de jogos no Castelão, Ferruccio acenou para que o Castelão receba apenas o Clássico-Rei: "A principio o Castelão está liberado para o Clássico. A grama precisa de mais tempo para maturar. Após isso, o estádio poderá receber todos os jogos sem problema".

Aprovação

O secretário apresentou na segunda feira, o novo gramado do Castelão ao presidente da FCF, Mauro Carmélio, que o aprovou e confirmou o estádio como local para o Clássico-Rei. O jogo estava marcado anteriormente para o Junco, em Sobral.

Saiba mais

Prazos

A reforma do novo gramado do Estádio Castelão teve início em 11 de dezembro de 2009 e estava prevista para terminar somente na primeira quinzena de fevereiro

Indefinição

A assessoria de imprensa da Federação Cearense de Futebol informou que espera para hoje o documento da Secretária de Esportes liberando o Estádio para confirmar de forma oficial o Clássico-Rei para o próximo domingo, às 16h

Custo

A reforma do gramado do Castelão custou 493 mil reais.

SEM APROVAÇÃO
Luiz Müller diz que se fosse atleta não jogaria


A liberação do Estádio Castelão para o Clássico-Rei deve trazer um alento financeiro para os clubes e Federação.

No entanto, para o técnico do Fortaleza, Luiz Müller, a situação é diferente. "Se eu fosse atleta, não jogaria no Castelão. O gramado não está bom para a prática do futebol", declarou o treinador tricolor, que andou pelo campo ontem ao lado de Ferruccio Feitosa e do técnico do Ceará, René Simões.

Aliás, o comandante alvinegro, segundo a reportagem apurou, também seguiu o raciocínio do secretário Ferruccio Feitosa e preferia que a partida do próximo domingo fosse adiada, devido ao gramado não estar em condições ideais.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Copa Fortaleza Bela: Saem mais campeões de ligas...

Desportiva equipe campeã na Liga Alevive.


A Copa Fortaleza Bela 2009 está fazendo a bola rolar em campos e estádios da Capital desde o último dia 08 de janeiro. De lá para cá, as ligas esportivas têm definido seus campeões, que irão representá-las na segunda fase, com os melhores times da cidade.

O primeiro campeão é a Desportiva, que faturou o título da Liga do Alevive (SER I) ao vencer o time Vuco Vuco nos pênaltis por 4 a 3, após empate pelo placar de 1 a 1 no tempo normal. A partida foi realizada no último dia 17, no tradicional campo do Kankão.

E entre os dias 20 e 24 de janeiro, foram conhecidos mais campeões do torneio intraligas da Copa Fortaleza Bela. Um dos destaques da rodada ficou para a equipe do Venturoso, o mais antigo clube amador em atividade na Capital.

A equipe do Pio XII sagrou-se campeã do torneio avulso da Regional II ao golear o time Estrela do Mar por 5 a 1, em partida disputada no último domingo, no Campo do Ajax.

Finais

A rodada desta quarta-feira, 27 de janeiro, reserva muitas emoções durante a disputada de títulos em mais cinco ligas. Valendo uma vaga na próxima fase, os times Est. do Parque e Aerolândia (Regional II) se enfrentam no campo do Asas.

Já na Regional IV, Linense e Flamenguinho decidem o título da liga do Montese, a partir de 20h, no campo do Internacional. E para fechar a lista de campeões na Regional VI, vai ter rodada no Estádio Walter Lacerda, o popular Murilão.

Abrindo os trabalhos, Salgado da Gama e Asas disputam a final do torneio avulso, que reúne equipes que não fazem parte de ligas e associações esportivas. O pontapé inicial para a partida será dado às 19h15.

Confira abaixo as tabelas dos jogos finais do torneio intraligas da Copa Fortaleza Bela de Futebol Amador.

Finais do Torneio Intraligas

Regional I

Liga do Quintino Cunha – a definir

Liga do Alevive - Desportiva 1 (4) x 1 (3) Vuco Vuco
Data: 17/01/2010 – Campo do Kankão
Horário: 17h

Liga do Jardim Guanabara - Assunção 2 (4) x 2 (2) Cruzeiro
Data: 23/01/2010 – Estádio Thauzer Parente
Horário: 19h

Liga das Goiabeiras – Nápole 3 x 2 Meninos da Vila
Data: 23/01/2010 – Campo do Grêmio
Horário: 20h

Liga do Pirambu – Santa Rosa 3 x 0 Diamante
Data: 24/01/2010 – Campo Parque Oeste
Horário: 15h30

Liga dos 12 do Q.C. - Major Assis 1 (5) x 1 (4) J. Iracema
Data: 24/01/2010 – Estádio Thauzer Parente
Horário: 16h

Liga Regional – Amanhecer 4 x 1 Fortalezinha
Data: 24/01/2010 – Campo do Beira Rio
Horário: 17h

Regional II

Liga do Mucuripe – Maranhão 0 (5) x 0 (4) Guarany
Data: 20/01/2010 – Campo do Terra e Mar
Horário: 19h

Liga Lance R2 – Bandeirante 1 (5) x 1 (4) Meninos da Vila
Data: 21/01/2010 – Campo do Terra e Mar
Horário: 20h

Liga do Serviluz – Jamaica 1 (5) x 1 (3) Argentina
Data: 23/01/2010 – Campo do Serviluz
Horário: 15h30

Liga do Luc. Cavalcante – Interpool 5 x 3 São Caetano
Data: 24/01/2010 – Canto do Rio
Horário: 16h

Liga Regional – Venturoso 5 x 1 Estrela do Mar
Data: 24/01/2010 – Campo do Ajax
Horário: 9h15

Liga da Piedade – Est. do Parque x Aerolândia
Data: 27/01/2010 – Campo do Asas
Horário: a definir

Liga da P. do Futuro (Luxou) – Luxou x Tubarão
Data: a definir – Local: a definir
Horário: a definir

Regional III

Liga Regional – Vila Velha 2 x 1 Nacional
Data: 20/01/2010 – Campo Ceará-Mirim
Horário: 16h

Liga do Pq. Araxá – Papi Junior 4 x 2 Tigrão
Data: 20/01/2010 – Campo do Tigrão
Horário: 19h15

Liga Tocantins – Milan 1 (4) x 1 (1) Colorado
Data: 23/01/2010 – Campo do Tocantins
Horário: 16h

Liga do Pres. Kennedy – Rio Verde 2 x 0 Sibéria
Data: 23/01/2010 – Campo Ceará-Mirim
Horário: 16h

Liga do Rodolfo Teófilo – Ypiranga 1 x 0 Bairro de Fátima
Data: 23/01/2010 – Campo Novo Ideal
Horário: 16h45

Liga do Henrique Jorge – Natal (4) 0 x 0 (3) Portuguesa
Data: 23/01/2010 – Campo do Tocantins
Horário: 18h

Liga do Pq. Rio Branco – Barcelona 4 x 1 Uberaba
Data: 24/01/2010 – Campo Cefap
Horário: 15h30

Regional V

Liga Vila Manoel Sátiro – Ajax 1 (4) x 1 (2) Grêmio
Data: 24/01/2010 – Campo do Fluminense
Horário: 9h30

Liga da Maraponga – Estrela 1 (4) x 1 (2) 1º Vitória
Data: 24/01/2010 – Campo do Vitória
Horário: 15h30

Lidesc – Brasileirinho 4 x 1 Oeste
Data: 24/01/2010 – Campo do Olímpico
Horário: 16h

Liga Regional – Vital Brasil 1 (5) x 1 (3) Gráfica C. Neves
Data: 24/01/2010 – Pólo Conj. Esperança
Horário: 19h45

Liga do Pq. Genibaú – a definir
Data: 27/01/2010 – Local: a definir
Horário: a definir

Liga Tríplice Aliança – a definir
Data: a definir - Local: a definir
Horário: a definir

Liga do Mondubim – a definir
Data: a definir – Local: a definir
Horário: a definir

Regional VI

Liga do J. Walter – Aliança 2 x 1 Bofe de Elite
Data: 24/01/2010 – Campo do Nordeste
Horário: 9h30

Liga do Edson Queiroz – Novo Esporte 2 x 1 Onze da Vila
Data: 24/01/2010 – Campo Manibura
Horário: 9h40

Liga do Conj. Palmeiras – Novo Gama 1 x 0 Palmeiras
Data: 24/01/2010 – Estádio Walter Lacerda
Horário: 15h

Liga Santa Fé – Santa Fé 2 x 1 Santa Cruz
Data: 24/01/2010 – Campo Santa Fé
Horário: 15h45

Liga do Passaré – Bangu 0 x 0 Nova Conquista
Data: 24/01/2010 – Campo do AEC
Horário: 16h

Liga Regional – Salgado da Gama x Asas
Data: 27/01/2010 – Estádio Walter Lacerda
Horário: 19h15

Liga de Messejana – Viller x Palmeiras
Data: 27/01/2010 – Estádio Walter Lacerda
Horário: 21h

Mais resultados pelo subúrbio de Fortaleza


Copa Fortaleza Bela

Assunção 2x2 Cruzeiro
J. Iracema 1x1 Juventus
Fortalezinha 1x4 Amanhecer
Ypiranga 2x1 Bairro de Fátima
Ouro Preto 5x1 Sobral
Vila União 1x0 Monte Real
Interpool 2x1 Edson Queiroz
Messejana 1x0 Santista
Viller 3x3 Juazeiro
Linense 1x1 Novo Ideal
Tambaú 2x2 Estrela

LIGA DO QUINTINO CUNHA

Grêmio 3x2 C. do Trabalhador
Alto Sport 2x0 Grêmio

AMISTOSOS

Novo Maracanaú 2x0 Bahia
Tamatanduba 3x0 Grenal
Flamengo 3x6 Inter
Ajax 0x6 Santa Rita
Olímpico 3x2 Flamengo
Alto Sport 3x1 Novo Sport
Área Verde 3x2 Coritiba
São Joaquim 4x1 Ministrão
Jibóia 0x1 D. de Caxias
Goiás 4x0 Cruzeiro
P. Santa Maria 5x4 Perimetral
Barcelona 3x1 Piedade
Tigrão 2x1 Fortalezinha
Penharol 3x3 Lapada


Rinaldo assina contrato hoje com restrições...

Clique para Ampliar

Visão panorâmica: ao lado do preparador físico, Vladimir de Jesus, Luiz Müller, sentado, observa o treinamento

Diretoria deve ao jogador os vencimentos relativos ao ano de 2008, que precisarão ser honrados com o atleta

Somente hoje, ao meio dia, é que o atacante Rinaldo poderá assinar o seu contrato de profissional com o Fortaleza. Ontem, estava tudo pronto para isso acontecer, mas quando sentou à mesa de negociações, Rinaldo observou que não havia sido incluída uma cláusula decisiva.

"Faltava a cláusula que prevê o pagamento da importância que o clube me deve do ano de 2008. Orientado pelos meus advogados, Miguel e Márcio, não pude assinar, porém, a gente marcou um encontro com o advogado do Fortaleza, Franzé Gomes, para definir tudo amanhã (hoje), informou o jogador, ontem à tarde, após treinamento no Estádio Alcides Santos.

Rinaldo vem recebendo o apoio incondicional da torcida durante os treinamentos, sendo sempre muito aplaudido. O técnico Luiz Müller está atento à evolução física dos jogador durante os treinos da equipe.

A causa judicial do jogador com o Fortaleza gira em torno de R$ 70 mil. "Não há mais como evitar essa cobrança ao Fortaleza porque já transitou em julgado, me disse o meu advogado. A única saída é assinar o contrato, que freia a reclamação trabalhista", disse ele.

Sub-15

Após conquistar o vice-campeonato na I Taça do Interior Paulista, a equipe Sub-15 do Fortaleza retorna de São Paulo às 22 horas de hoje. E a diretoria emprestou o atacante Henrique, do Su b-18 , para disputar a Segunda Divisão local pelo Caucaia.

GRAMADO É A PREOCUPAÇÃO
Müller é contra jogo da 2ª Divisão no Pici


Usando o Estádio Alcides Santos como talismã no atual Campeonato Cearense, o Fortaleza já saltou da lanterna do Estadual para a quarta colocação. O Pici tem sido um caldeirão onde a torcida pressiona, e o Leão chega às vitórias. Mas, o técnico Luiz Müller teme que a realização de partidas pela Segunda Divisão, na casa do Tricolor venha a prejudicar o gramado e atrapalhar esse trunfo poderoso da equipe no campeonato.

Müller não quer polemizar nem entrar em confronto com a direção sobre isso, mas desabafou, por impulso, ontem, durante o coletivo dos suplentes e do pessoal que ainda não estreou. Informado de que ontem haveria o jogo entre Tiradentes e Maracanã, pela Segunda Divisão, o comandante falou de improviso: "Deveriam proibir, porque depois pode estragar a grama e eu é que tenho de ganhar os jogos aqui", queixou-se.

O próximo jogo da equipe será, amanhã, às 20h, no Alcides Santos contra o Horizonte, pela sexta rodada. O volante Leandro, com três cartões amarelos, vai desfalcar o time. Existem várias opções como Rogério, Fábio Recife e Régis

Copa do Nordeste pode voltar...

Clique para Ampliar

Clássico-Rei: Fortaleza, do volante Edmilson, e Ceará, do atacante Iarley, no último duelo pelo Nordestão

Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF, diz que há euforia dos times e que o torneio ainda será discutido

A Copa Nordeste, extinta em 2003 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) devido a falta de datas, pode voltar ao calendário brasileiro.

A edição de 2010 depende de um acordo entre a Liga Nordeste, formada por 16 times, e a CBF: os clubes precisam retirar uma ação judicial uma indenização de 15 milhões de reais contra a entidade pela exclusão da competição do calendário em 2003, mesmo sendo um sucesso de público e arrecadação para os times da região.

Para o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, um acordo entre as entidades é vital para a volta do torneio. "No momento este processo judicial inviabiliza a realização do campeonato. Se as partes entrarem um acordo, existe a possibilidade do torneio ser revitalizado", afirmou o diretor.

Porém Elísio tratou de "esfriar" os ânimos e garantiu que a competição ainda não passa de uma euforia após um encontro entre os clubes em Natal no último dia 14: "Não há nenhuma reunião agendada com os clubes da Liga Nordeste. O que houve foi um encontro em Natal, que ocasionou uma euforia e uma ansiedade na região para a realização do torneio. Mas não há nada definido, nem foi conversado. Mas asseguro que, em caso de acordo com a CBF, discutiremos a realização da copa junto com as federações", esclareceu.

Indagado sobre a inclusão no torneio no já apertado calendário brasileiro, o diretor afirmou que as datas não seriam problema, porém, não podem atrapalhar as competições organizadas pela CBF e Federações Estaduais: "Tudo é uma questão de consenso. As datas para realização do torneio existem, mas não podem prejudicar as competições organizadas pela CBF e Federações", advertiu.

Organização

Buscando viabilizar a competição, os clubes nordestinos se reuniram no último dia 14 para discutir os detalhes do torneio. Eles chegaram em um acordo quanto ao início da competição (25 de maio), formato da copa (que teria a primeira fase por pontos corridos e a segunda em mata-mata entre os quatro primeiros colocados) e transmissão de TV e patrocínios.

Indefinição

De acordo com Virgilio Elísio, apenas os clubes discutiram estas questões, que não chegaram ainda a CBF: "Nada chegou ainda ao departamento de competições. Estamos esperando o entrave jurídico se resolver. Não há uma fórmula de disputa, clubes participantes ou data de início do torneio. Se algo foi dito é apenas ideia dos times, e não da CBF, nada foi definido por nós ainda, muito menos nos reunimos com os clubes", garantiu.

Dezesseis times estão garantidos caso a competição seja viabilizada. Todos membros da Liga Nordeste: Ceará, Fortaleza, Náutico/PE, Sport/PE, Santa Cruz/PE, Vitória/BA, Bahia/BA, Fluminense/BA, Treze/PB, Botafogo/PB, América/RN, ABC/RN, Confiança/SE, Sergipe/SE, CRB/AL e CSA /AL.

Ferroviário

Após a Liga dos Clubes de Futebol do Nordeste divulgar previamente os participantes da competição, indicando Ceará e Fortaleza como representantes do Estado, o Ferroviário reivindicou uma vaga no torneio.

O anúncio foi feito através de sua diretoria e conta com o aval até dos outros clubes cearenses, Ceará e Fortaleza: "Como uma força do futebol cearense e nordestino, a diretoria do Ferroviário quer a participação da equipe no torneio. O clube precisa jogar torneios importantes e a reestruturação do clube passa pela inclusão na Copa do Nordeste", afirmou o diretor de marketing Evandro Ferreira Gomes.

A última participação do clube coral no Nordestão aconteceu em 1999.

Saiba mais
Edições

Em 1994, foi realizada a primeira Copa Nordeste, vencida pelo Sport/PE. Só em 1997 o torneio voltou a ser disputado, com o Vitória sagrando-se campeão. A partir daí, o torneio foi um sucesso de público, realizado até 2003

Última

A Copa foi disputada pela última vez em 2003. Na ocasião, o torneio foi esvaziado, pois não contava com o apoio da CBF e muitos clubes não participaram. Cancelada pela CBF, os clubes nordestinos processaram a entidade. A realização da nova competição, depende de um acordo entre as partes

DEFINIÇÃO
Liga do Nordeste agenda reunião

O dirigente Eduardo Serrano da Rocha, presidente da Liga dos Clubes de Futebol do Nordeste (LCFN) afirmou que um encontro com o departamento jurídico da CBF está marcado para o dia 28 de fevereiro. "A reunião definirá as pendências jurídicas dos clubes com a CBF. Esperamos finalmente viabilizar a competição", afirmou o dirigente.

Segundo Rocha, após a reunião com mentora do futebol brasileiro, será a vez dos clubes se encontrarem em março, ainda sem data definida, para fechar detalhes como times participantes, fórmula da competição e datas para os jogos: "Após a reunião com o departamento jurídico da CBF, reuniremos os clubes filiados à Liga. Precisamos fechar a duração do torneio, os times participantes e a fórmula, para apresentar ao departamento de competições da entidade", comentou.

Participantes

Ainda sem a definição dos clubes participantes, o dirigente garantiu que outros clubes podem pleitear uma vaga na competição, caso do Ferroviário, que já demonstrou interesse: "O número de participantes ainda está em aberto. Os clubes que quiserem participar do torneio podem entrar em contato com a Liga porém, não podemos inchar a competição", advertiu.

16 clubes estão garantidos caso a competição seja viabilizada. Todos membros da Liga Nordeste. No Estado, Ceará e Fortaleza estão confirmados.

Confira as escalas de árbitros da 6ª rodada da 1ª divisão cearense...


A Comissão de Arbitragem (CA) realizou o sorteio dos árbitros para os jogos da 6ª rodada do Campeonato Cearense da Primeira Divisão.

Para ver as escalas, clique aqui

Prefeitura atende reinvidicação de desportistas e PV terá capacidade de público aumentada...



Boa notícia para o futebol cearense. Na tarde desta segunda-feira, o Presidente da Federação Cearense de Futebol, Dr. Mauro Carmélio, na companhia do vereador Dr. Iraguassu Teixeira, fizeram uma visita ao Prefeito Municipal em exercício, Tin Gomes, no gabinete do Vice-Prefeito.

Dr. Mauro Carmélio e Dr. Iraguassu Teixeira, reinvindicaram ao Prefeito Tin Gomes, que a capacidade do estádio Presidente Vargas fosse aumentada de 19.800, para 20 mil torcedores, para que a praça esportiva possa receber jogos da Série A em 2011, já que o regulamento da competição não permite que os Clubes participantes joguem em estádios com capacidade abaixo deste número. Outra questão analisada na oportunidade, foram os camarotes e as cabines para a imprensa.

A boa notícia é que o prefeito Tin Gomes, atendeu prontamente a reinvidicação e confirmou que o tão querido PV, ao final desta reforma, terá capacidade para no mínimo 20.400 pessoas. Quanto aos camarotes e as cabines de imprensa, Tin Gomes afirmou que também fará o que for possível para atender ao pedido.

Clássico rei confirmado para o Estádio Castelão...


Na manhã desta segunda-feira, o Secretário de Esporte do Estado, Ferruccio Feitosa, recebeu o Presidente da Federação Cearense de Futebol, Dr. Mauro Carmélio, para tratar sobre a realização do primeiro Clássico-Rei do ano entre Fortaleza x Ceará no estádio Castelão, no próximo sábado, dia 31 de janeiro.

Com a obra de reforma do gramado concluída com antecipação, o secretário Ferruccio Feitosa se sensibilizou com o pedido do Dr. Mauro Carmélio para que o Clássico-Rei fosse realizado na maior praça esportiva do Estado, adiantando assim a abertura do estádio, prevista para o dia 11 de fevereiro.

No que diz respeito aos laudos que liberam o estádio para receber o torcedor, isso não será um problema, pois, de acordo com o Coordenador Administrativo e Financeiro da Sesporte, Gabrielle Cavalcanti , toda a documentação já está pronta e será enviada para a sede da FCF, até o final do expediente desta terça-feira, 26 de janeiro.

Ainda na oportunidade, o Secretário Ferruccio Feitosa, informou que convocará a imprensa nesta terça-feira, onde irá apresentar oficialmente o novo gramado do estádio, esclarecendo todas as dúvidas com a participação do engenheiro agrônomo da empresa Greenleaf, responsável pela obra, Alexandre Vieira. Na ocasião, também estarão presentes os presidentes do Ceará Sporting Club, Evandro Leitão, e do Fortaleza Esporte Clube, Renan Vieira.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SER IV realiza finais de ligas da Copa Fortaleza Bela...

Na foto, Marcos Pinto(SER IV) e Marquinhos(dirigente do Ouro Preto) Campeão da ALS
Foram realizadas no último sábado(23) e domingo(24) jogos de finais da Copa Fortaleza Bela, de algumas ligas pertencentes a SER IV. Foi dada toda a assistência por parte do gestor de Esporte e Lazer da SER IV, Marcos Pinto, que disponibilizou a todas as ligas preliantes, ônibus, bem como toda a infra estrutura de campos para as disputas dessas difíceis finais. Esteve presente aos jogos o Secretário de Esporte de Fortaleza, Evaldo Lima, que elogiou a organização empleitada nas partidas, e a tranquilidade com que elas se realizavam, isso fruto da organização empregada pelo gestor de esporte da SER IV, já bastante conhecida de todos os desportistas desta área. O coordenador da SER IV Emanuel Ferreira compareceu a todos os jogos, dando total assistencia ao bom andamento da competição.

Vamos aos jogos do dia 23/01:
Pela Associação da Liga da Serrinha: O Ouro preto venceu o Sobral por 5 x 1, no campo do Boa Vista, e ganhou a vaga;
Pela Liga da Cruz Grande: O Pque. II Irmãos venceu o União da Vila por 3 x 0, no campo do Boa Vista, e ficou com a vaga;

Vamos aos jogos do dia 24/01:
Pela Liga Unidos da Serrinha: O Barcelona venceu o 1º de Abril por 3 x 0, no Estádio Lacerdão, e ficou com a vaga;
Pela Associação da Vila Betânia: O 1º de Maio venceu o 5 de Novembro por 3 x 0, no Estádio da Vila Betânia, e ficou com a vaga.

Durante esta semana serão realizadas as decisões de mais 3 ligas. A Liga do Montese, fará dia 26/01, no campo do Internacional, sua final, entre as equipes do Linense x Flamenguinho;

A chave de equipes avulsas vai ser decidida dia 27/01, no Estádio Lacerdão, em jogo entre as equipes do Novo Olinda x Vila União.
A Liga da Vila União, espera o resultado de um protesto para realizar sua final.

A SER IV espera concluir com êxito suas finais e espera o sucesso de suas equipes, claro com êxito, na conquista do título da Copa Fortaleza Bela 2009.

São Paulo é campeão da copinha 2010...



O São Paulo é tricampeão da Copa São Paulo de Júnior. Na manhã desta segunda-feira, o Tricolor venceu o Santos, por 3 a 0, nas cobranças de pênaltis, após empate no tempo normal, por 1 a 1, em final disputada no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O gol santista foi marcado por Renan Mota, aos 18 minutos do primeiro tempo, enquanto o Tricolor empatou somente aos 40 minutos da segunda etapa, com Ronieli.

O último título do Sampa tinha sido em 2000, quando bateu o Juventus na decisão, por 2 a 1. Portanto, é o fim de um jejum de 10 anos. O primeiro título foi em 1993. Para conquistar o título, o São Paulo teve que jogar muito, já que fez um primeiro tempo abaixo das expectativas alcançadas ao longo da competição, pois chegou à decisão com 100% de aproveitamento.

Santos, Santos...
No primeiro tempo, o Santos mostrou o motivo de estar na decisão da Copinha. Mesmo com o São Paulo tendo todo o favoritismo e 100% de aproveitamento – até então –, o Peixe começou pressionando e criou as principais jogadas de ataque, mas parava na defesa menos vazada da competição, com somente dois gols sofridos.

Apesar disso, o time santista chegou ao primeiro gol aos 18. Allan Patrick, um dos melhores em campo, fez boa jogada pelo lado esquerdo e serviu Renan Mota. O atacante dominou, invadiu a área e tocou por entre as pernas do goleiro Richard, que saiu para tentar fechar o ângulo do gol.

O Tricolor ainda conseguiu o gol no primeiro tempo, mas o árbitro Thiago Duarte Peixoto anulou a jogada, pois assinalou impedimento no inicio do lance, antes da conclusão de Marcelinho, que, aliás, foi o jogador do Sampa que mais assustou o goleiro Rafael, pouco exigido na etapa inicial.

Segurando...
No segundo tempo, o São Paulo voltou com postura mais ofensiva. O Tricolor necessitava do gol de empate, para, ao menos, levar a decisão do título para as penalidades. O único problema era que o Santos aproveitou as jogadas de contra-ataque e quase fez o segundo gol aos seis minutos. Renan Mota saiu na frente do goleiro Richard, que cometeu falta dura fora da área, mas salvou o Tricolor.

Após isso, o São Paulo poderia ter igualado o placar aos oito, quando Ronieli chutou colocado do lado esquerdo da área e mandou a bola muito perto do ângulo de Rafael. Já o atacante Lucas Gaúcho, artilheiro da competição, não apresentou o mesmo futebol dos jogos anteriores. Muito nervoso em campo, o jogador foi substituído. O técnico Sérgio Baresi preservou o atleta de ser expulso e prejudicar o elenco.

Empate e...
Nos últimos 15 minutos, o técnico santista, Narciso, recuou o time tirando o jovem Nicão. Assim, o Tricolor foi ao ataque e levou perigo. Aos 34, Casemiro desviou de cabeça após cobrança de escanteio e carimbou o travessão do goleiro Rafael, que já estava batido no lance. Sabendo que a pressão poderia surtir efeito, o Sampa continuou no ataque e o gol de empate chegou aos 40. Ronieli acertou um lindo chute da entrada da área e mandou no ângulo esquerdo de Rafael, que pulou atrasado.

Após o empate, o São Paulo continuou em cima, enquanto os santistas reviviam na memória recente o duelo diante do Palmeiras na semifinal, quando venciam por 3 a 1 e sofreram o empate nos cinco minutos finais. Aos 43, o Tricolor teve um lance sensacional para empatar, mas o chute de Zé Vitor parou na zaga santista. No último minuto, Bruno Uvini tocou de cabeça e Rafael fez uma defesa milagrosa para levar o jogo para as penalidades.

...pênaltis!
O Tricolor abriu o placar com Jeferson, enquanto Alan Patrick errou e deixou o Sampa em vantagem. O segundo do São Paulo foi de Dener, que deslocou o goleiro Rafael. Pelo Peixe, o zagueiro Alemão chutou forte no canto esquerdo, mas Richard fez uma brilhante defesa e aumentou a vantagem. Marcelinho marcou o terceiro, enquanto o goleiro Richard garantiu o título com mais uma defesa, dessa vez na cobrança de Renan Mota.

Ficha Técnica

São Paulo (3) 1 x 1 (0) Santos

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo-SP
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto
Renda: R$ 247.000,000
Público: 23.413 pagantes
Cartões amarelos: Felipe Aguaí, Casemiro, Richard, Lucas Gaúcho (São Paulo); Tindurim e Alan Patrick (Santos)
Gols: Ronieli 40'/2T (São Paulo); Renan Mota 18'/1T (Santos)

São Paulo
Richard; Felipe Aguaí (William), Fabiano, Bruno Uvini e Felipe (Paulo Henrique); Zé Vitor, Casemiro, Jeferson e Marcelinho; Ronieli e Lucas Gaúcho (Dener).
Técnico: Sérgio Baresi.

Santos
Rafael; Chrystian, Renato, Alemão e Wesley (Rafael Caldeira); Elivélton, Alan Santos, Alan Patrick e Nicão (Kássio); Renan Mota e Dimba (Tindurim).
Técnico: Narciso.