domingo, 14 de fevereiro de 2010

Taça Guanabara: Vasco na final...

Vasco e Fluminense empataram sem gols na noite deste sábado, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela abertura das semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Com isso, o classificado para a decisão teve que ser conhecido nas cobranças de pênaltis. Melhor para o cruz-maltino, que ganhou por 6 a 5 e avançou para a final. Agora, a equipe de São Januário espera pelo ganhador do duelo entre Flamengo e Botafogo, que jogam na quarta-feira de Cinzas, às 21h50 (de Brasília), para conhecer seu rival da decisão.

O duelo deste sábado foi marcado por muita correria e disposição das duas equipes. Uma prova disso foi o excessivo número de cartões amarelos, sendo 11 no total. Nos pênaltis, todos os jogadores converteram as penalidades, menos o tricolor Alan, que desperdiçou já na série alternada.

O jogo - As duas equipes começaram a partida mostrando que pareciam dispostas a tomarem a iniciativa do confronto. Tanto que mal a bola rolou, e já aconteceram duas finalizações. No primeiro minuto, Cássio exigiu uma grande defesa do goleiro Fernando Prass após cabeçada. No lance seguinte, Léo Gago cobrou falta e a bola passou à esquerda da meta defendida por Rafael.

O confronto seguiu com um fato curioso. O Vasco tinha mais posse de bola, porém as finalizações perigosas passaram a ser quase que exclusividade do Fluminense. O Tricolor, por sinal, quase abriu o marcador aos nove minutos. Fred ganhou dividida com a zaga rival e chutou para uma bela defesa de Fernando Prass. No rebote, Conca mandou sobre o gol.

Fred, por sinal, procurou desempenhar o papel de ponto de referência do ataque tricolor. Tanto que esteve sempre presente nas chances de gol de seu time. Aos 22 minutos, o atacante cobrou falta e forçou Fernando Prass a fazer boa defesa. Em outra cobrança de bola parada, aos 36, o camisa 9 do Tricolor mandou a bola à esquerda da trave, com perigo.

A última emoção do primeiro tempo novamente contou com Fred. Ele foi lançado livre, mas demorou a finalizar diante do goleiro e viu Souza se recuperar e impedir o arremate, que poderia ser fatal para o time de Vágner Mancini.

A segunda etapa teve um ritmo muito mais intenso. Novamente, as equipes assustaram de cara. Aos cinco minutos, Fred recebeu na área, tentou encobrir o goleiro, mas Fernando Prass salvou. Dois minutos depois foi a vez de Carlos Alberto cruzar, Elder Granja cabecear livre e Rafael operar um verdadeiro milagre. Já aos dez, Alan recebeu cruzamento de Mariano e escorou para fora.

O jogo continuou em bom ritmo e aos 13 minutos Fred mostrou que os grandes jogadores também têm momentos patéticos. Ele foi lançado, driblou o goleiro e preferiu se atirar ao chutar. O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca percebeu a simulação e, corretamente, advertiu o atleta tricolor com o cartão amarelo. A artimanha quase custou caro sete minutos depois, quando Márcio Careca cruzou e Philippe Coutinho completou para a defesa de Rafael.

Após os 30 minutos, o ritmo do jogo começou a diminuir, com as duas equipes começando a temer por um gol decisivo. Mesmo assim, alguns lances aconteceram, como aos 32, quando Fred recebeu na área e chutou sobre o gol. O Vasco respondeu aos 41, quando Magno foi lançado no contra-ataque e chutou para fora, assustando Rafael. Porém, nenhuma das equipes conseguiu tirar o zero do marcador.

Bola na rede apenas nas cobranças de pênaltis. Converteram para o Vasco: Dodô, Fernando, Márcio Careca, Philippe Coutinho, Carlos Alberto e Nilton. No Fluminense, os artilheiros foram Fred, Gum, Cássio, Conca e Marquinho. Porém Alan desperdiçou a última cobrança e deu o triunfo aos vascaínos.Olaria vence e vai à final - Pelo Torneio Moisés Mathias de Andrade, prêmio de consolação para os times melhores colocados que não se classificaram para as semifinais, o América foi derrotado por 2 a 1 pelo Olaria, na Rua Bariri, no Rio de Janeiro.

O Diabo, dirigido pelo tetracampeão Bebeto, abriu o placar com Gérson, porém Ivan e Aleílson garantiram a virada. Agora, o Olaria vai decidir o título no próximo domingo com o vencedor do confronto entre Madureira e Boavista, que jogam na quarta-feira, no Maracanã, na preliminar de Flamengo x Botafogo.

Nenhum comentário: