quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Secel vai através do esporte revitalizar passeio público...

Iniciativa inclui aulas de tai chu chuan, capoeira e jogos de tabuleiro...

Sob a sombra das centenárias árvores do Passeio Público, atividades esportivas e lúdicas vão incrementar a partir do dia 22 de fevereiro a programação do local.

A novidade amplia as possibilidades de interação da população de Fortaleza com o espaço, com o Centro da cidade e com o outro através do esporte e do lazer.

A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, através de uma ação conjunta da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), leva para o Passeio Público, um bem tombado e mantido pelo Município, aulas de tai chi chuan, capoeira, e jogos de mesa e tabuleiro.

O Programa Espaço Oriental, da Secel, irá instalar um núcleo no local, promovendo aulas de tai chi chuan nas segundas e quartas-feiras, de 17h30 às 18h30. As aulas são abertas e não têm contra-indicação. Além de ser de baixo impacto, a prática é ainda indicada para todas as idades e tipos físicos.

Juntamente com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, as aulas também proporcionam espaços de socialização e a requalificação de espaços públicos. É uma maneira de fugir do clima de correria e compras do Centro, relaxando a mente e o corpo.

A programação regular da Secel também inclui aulas de capoeira, o jogo de luta que também é dança. Aulas abertas serão realizadas todas as sextas-feiras, de 17h às 18h. E todo primeiro sábado do mês, uma grande roda, promovendo o encontro entre os participantes.

Para o visitante casual, que pretende um descanso do calor da cidade, o Salão de Tabuleiro é uma ótima opção. São jogos de xadrez, dama, dominó e ping pong para o desfrute da população. É só chegar e participar.

Requalificação do Passeio Público

As atividades de esporte e lazer somam-se à programação cultural que já é desenvolvida pela Secultfor no Passeio através do projeto Sol Maior, realizado nas sextas-feiras e aos sábados. Nas sextas o pôr-do-sol é saudado por meio do encontro com diversas linguagens artísticas, sempre a partir das 17h. Aos sábados, a partir de meio-dia, é a música que dá o tom na hora do almoço, acompanhando a já tradicional feijoada.

O Passeio Público é um dos 23 bens históricos e culturais tombados na Gestão Luizianne Lins. Através da Secultfor, a Prefeitura de Fortaleza investiu, em 2007, no restauro do logradouro. As obras incluíram a recuperação do quiosque, dos monumentos, do gradil, dos bancos, das fontes, um novo projeto iluminação e a recuperação do jardim.

A partir de então, o Passeio Público tornou-se parada obrigatória para quem busca tranqüilidade, contato com a natureza e boa programação cultural.

A Prefeitura de Fortaleza investe ações como esta porque entende que as artes, a cultura, o esporte e o lazer são importantes aliados no processo de requalificação de espaços públicos simbólicos para a população de Fortaleza.

Serviço

Passeio Público

Rua Dr, João Moreira, s/n – Centro (ao lado da Santa Casa de Misericórdia)

Programação

Tai Chi Chuan no Passeio Público, segundas e quartas, de 17h30 às 18h30. Aulas de capoeira, nas sextas-feiras, de 17h às 18h. As atividades do Salão de Tabuleiro ocorrem de segunda a sábado, de 8h às 17h. Tudo a partir do dia 22 de fevereiro.

Mais informações com a assessoria de comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer no telefone 3105.1345, no e-mail imprensasecel@gmail.com ou através do sítio eletrônico: www.fortaleza.ce.gov.br/esporte.

Nenhum comentário: