quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Começou a Copa do Brasil...o campeonato mais democrático do mundo...

Diego Souza foi autor do único gol da vitória do Palmeiras sobre o Flamengo-PI Foto: Agência Lance

O Palmeiras não fez uma boa estreia mas pelo menos conseguiu a vitória em seu primeiro jogo na Copa do Brasil. Jogando fora de casa, o time paulista venceu o Flamengo-PI por apenas 1 a 0 e terá de confirmar o favoritismo no Palestra Itália, em jogo previamente marcado para o dia 24 de fevereiro.

O único gol da partida foi marcado por Diego Souza. Aos 29min do segundo tempo o camisa 7 recebeu passe na área, fez bela finta em seu marcador e chutou no canto direito do goleiro Erivélton, que ainda tocou na bola antes de ela entrar no gol.

O atacante Jardel, que atraiu a atenção de toda mídia, pouco fez. Com o gol sofrido no segundo tempo, o jogador só foi entrar, depois de muita insistência, nos acréscimos e nem na bola tocou. Mas garantiu que se tivesse a portunidade teria empatado a partida. Promessa que fica para ser cumprida em São Paulo.

Mas até o lance do gol de Diego Souza, o Palmeiras pouco conseguiu criar para abrir o placar. No primeiro tempo, as duas equipes cansaram de errar passes e pouco trabalho deram aos goleiros adversários.

Tanto que o lance de maior perigo só foi sair na etapa final, quando o atacante Joniel foi ajudar na defesa e com um chute errado quase encobriu o goleiro Erivélton, um dos destaques do jogo e que garantiu ao Flamengo-PI uma chance para tentar surpreender o Palmeiras.

Com um jogo mais aberto e com o Flamengo-PI se soltando mais, o Palmeiras conseguiu achar um espaço para abrir o marcador. Depois do gol de Diego Souza, o time paulista dominou as melhores ações, encurralou o adversário, mas não conseguiu evitar o segundo jogo da primeira fase da Copa do Brasil.



São Raimundo - PA 1x 0 Botafogo - RJ

Branco comemora o gol da vitória do São Raimundo Foto: Agência Lance

O São Raimundo surpreendeu o time do Botafogo que, completo, não conseguiu fazer uma boa estreia na Copa do Brasil. Com a vitória por 1 a 0 - gol de Branco, aos 23min do segundo tempo -, o São Raimundo vai com uma boa vantagem para o o jogo da volta, marcado, previamente para o dia 24 de fevereiro que decidirá o classificado para a Segunda Fase da competição.

Os muitos torcedores que estiveram presentes no Colosso dos Tapajós presenciaram um primeiro tempo bastante disputado. Enganou-se quem acreditou que o Botafogo encontraria moleza em Santarém, pois foi o São Raimundo quem começou melhor no jogo. A equipe paraense explorou bastante as laterais do campo, com Leandrinho e João Pedro. O meia Michel também apresentou perigo ao Fogão nos minutos iniciais da partida.

Com bom toque de bola, os donos da casa arriscaram algumas vezes de fora da área. Aos 6min, com Leandrinho, e aos 13, com Filho, o São Raimundo tentou abrir o placar do meio da rua, dando trabalho ao goleiro Jefferson, que afastou todas as possibilidades com segurança.

Por sua vez, mais uma vez o Botafogo optou pelo alto como o melhor caminho para concluir as jogadas. Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro buscaram Loco Abreu diversas vezes. O uruguaio esbarrou, porém, na forte marcação do São Raimundo dentro da área e não conseguiu converter as finalizações.

Na segunda metade da primeira etapa, o Botafogo por pouco não abriu o marcador. Aos 28min, Marcelo Cordeiro surpreendeu a zaga do São Raimundo acertando um canhão na trave do goleiro Labilá, após bela jogada pela esquerda.

Com Somália no lugar de Eduardo e um pouco mais embalado, o Botafogo voltou para o segundo tempo do jogo com melhor domínio de bola e insistindo nas jogadas aéreas para colocar a redonda nas redes do São Raimundo. A boa atuação do goleiro Labilá, porém, garantia o empate para os paraenses: aos 15min, Herrera disparou pela direita e bateu cruzado com categoria, mas Labilá realizou bela defesa.

Mas o São Raimundo também voltou com vontade e, por diversas vezes, aproveitou os espaços livres deixados pela zaga botafoguense para tentar as finalizações. Fahel quase entregou aos 18min, após escorregar na saída de bola e deixar o caminha livre para o ataque do São Raimundo. A oportunidade foi desperdiçada por Branco, que foi interceptado por Fábio Ferreira que correu atrás do prejuízo.

A falha de Fahel se repetiu aos 23min, com a bola no alto. Desta vez, Branco não economizou e marcou o único gol do jogo: 1 a 0, para alegria da torcida paraense no Colosso dos Tapajós e para o desespero de Joel Santana, que logo após o lance substituiu Fahel pelo jovem atacante Caio.

Com a modificação, o setor ofensivo do Botafogo ganhou mais mobilidade, mas mesmo assim continuou pecando nos contra-ataques. Desta forma, o São Raimundo garantiu o jogo de volta contra o Botafogo, no Rio de Janeiro e tem a oportunidade de avançar de fase na Copa do Brasil.



Souza - PB 1 x 2 Vasco - RJ

O técnico vascaíno Vágner Mancini preferiu escalar uma equipe reserva para enfrentar o Sousa-PB, nesta quarta-feira, e quase pagou um preço alto. No sufoco, o time carioca conseguiu vencer o clube paraibano por 2 a 1, pela partida de ida da primeira fase da Copa do Brasil. O time carioca saiu perdendo, virou, mas não evitou o jogo de volta em São Januário.

A próxima partida, que definirá quem avançará à segunda fase da Copa do Brasil, será realizada dia 24 de fevereiro, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, às 21h50 (de Brasília).

Mancini preferiu poupar seus principais jogadores para se preparar para a semifinal da Taça Guanabara. O Vasco enfrentará o Fluminense, neste sábado.

Para avançar à próxima fase, basta o Vasco empatar por qualquer placar. Se perder por 1 a 0, o time carioca ainda estará classificado, já que fez mais gols fora de casa. Qualquer vitória do Sousa-PB por dois de diferença classifica o time paraibano.

O Vasco encontrou dificuldades desde o início do duelo. E quem abriu o marcador foi o time da casa, para delírio da torcida. Aos 14min do primeiro tempo, o vascaíno Paulinho saiu jogando errado, Ribinha recuperou na esquerda, invadiu a área e cruzou. Manu, quase em cima da linha, colocou o Sousa na frente.

Para empatar o confronto, o Vasco precisou contar com a habilidade do goleiro Tiago. O arqueiro reserva saiu de sua área para marcar o gol de empate dos cariocas. Aos 16min do segundo tempo, Mir fez falta em Robinho dentro da área e o árbitro Nielson Nogueira Dias marcou pênalti. Tiago cobrou e, com paradinha, deixou tudo igual.

O Vasco continuou tentando e a persistência deu resultado somente aos 46min do segundo tempo, quando Geovani Maranhão cruzou da direita e Elton aproveitou para arrematar. A bola ainda pegou em Mir antes de entrar para selar a vitória vascaína.



Araguaia-MT 1 x 3 Grêmio-RS

Com dois gols de Borges, Grêmio vence Araguaia-MT e elimina jogo de volta da primeira fase Foto: Natalia Espanholi/Futura Press

O Grêmio tomou um susto ao sair atrás no placar, mas virou em cima do Araguaia-MT e venceu por 3 a 1, em jogo disputado em Rondonópolis nesta quarta-feira e válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Gledson abriu o placar para os mandantes, mas Borges, duas vezes, e Fábio Rochemback, viraram para o time gaúcho.

Com isso, o Grêmio se classifica sem a necessidade do jogo de volta e só aguarda por seu adversário. Na segunda fase, o Tricolor pega o ganhador de Votoraty e Treze-PB. No jogo de ida, o time paulista goleou por 4 a 0, em Votorantim, colocando um pé na próxima fase.


JV Lideral-MA 0 x 0 Ponte Preta

Longe de mostrar um bom futebol, mesmo porque as condições eram adversas, a Ponte Preta empatou sem gols com o JV Lideral, no Estádio Panelão, no interior do Maranhão, na cidade de Porto Franco, nesta quarta-feira à noite, na sua estréia na Copa do Brasil. O resultado vai forçar o jogo de volta, em Campinas, dia 24, quando quem vencer fica com a vaga. Um empate com gol interessará ao time maranhense.

O empate deve ser considerado bom para os campineiros. Inicialmente, entraram em campo com um time misto, com vários garotos. O campo era pequeno, com grama muito alta e que ficou mais impraticável ainda no segundo tempo com um verdadeiro temporal que assolou o estádio.


Assu-RN 0 x 3 Atlético-GO

O Atlético-GO confirmou sua boa fase e não tomou conhecimento do Assu-RN nesta noite de quarta-feira, em jogo válido pela Copa do Brasil. A vitória por 3 a 0 diante dos campeões potiguares eliminou o jogo de volta e o time goiano já pode voltar seu foco para o campeonato estadual, onde faz bela campanha. A partida foi realizada no Estádio Edgarzão, em Assu-RN.

Com a vitória por três gols de diferença, o Atlético-GO elimina o campeão potiguar, se classifica para a próxima fase e vai enfrentar o Bahia, que venceu o Vitória-ES por 2 a 0 e também assegurou a classificação antecipada.


Tigres-RJ 2 x 2 Fortaleza - CE

Na primeira partida de sua história pela Copa do Brasil, o Tigres-RJ mostrou espírito lutador para arrancar um empate, por 2 a 2, com o Fortaleza, em casa, após sair perdendo por 2 a 0 no primeiro tempo nesta noite de quarta-feira. A partida foi realizada no Estádio Los Larios, em Duque de Caxias.
Com o resultado, o time do Ceará tem a vantagem de empatar por 0 a 0 ou 1 a 1. O Tigres precisa vencer o jogo para se classificar ou empatar por três gols ou mais. Uma nova igualdade por 2 a 2 leva o jogo para os pênaltis. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 24, às 21 horas, no Estádio Castelão, em Fortaleza. O clube que triunfar no confronto pega o vencedor de Araguaiana-TO x Guarani.



São Domingos-SE 1 x 1 Sampaio Correa-MA

O Sampaio Correa conseguiu uma importante vantagem para garantir uma vaga à segunda fase da Copa do Brasil. O time "boliviano" foi até Aracaju e arrancou um empate, por 1 a 1, contra o São Domingos-SE, na noite desta quarta-feira, no Estádio Batistão, pela rodada de ida da primeira fase.

Com este resultado, os maranhenses atuam pelo empate sem gols ou então uma vitória simples no jogo de volta, que acontece no próximo dia 24 de fevereiro, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. Em compensação, os sergipanos precisam vencer ou então empatar por mais de um gols. Um novo 1 a 1 leva a disputa aos pênaltis.


Potyguar-RN 0 x 0 Paysandu-PA

Potyguar e Paysandu fizeram uma partida muito feia na noite desta quarta-feira, em Currais Novos-RN. Sem nenhuma inspiração, o jogo terminou empatado por 0 a 0 e será realizado no próximo dia 24, a partida de volta pela primeira fase da Copa do Brasil.

Com o empate sem gols, o Potyguar agora joga por um resultado igual com gols para se classificar. O Paysandu precisa vencer em casa para avançar. Caso o time de Natal vença ficam com a vaga.


Vilhena-RO 2 x 2 Atlético-PR

O Vilhena mostrou ao Atlético-PR quem manda no Portal da Amazônia. Jogando em casa, o VEC ficou no 2 a 2 diante do Furacão, no jogo de ida pela primeira fase da Copa do Brasil. O time visitante abriu o placar com Rhodolfo, mas o Vilhena virou com Magrão e Jessé. O Furacão ainda empatou com Chico. Todos os gols foram no primeiro tempo.

Agora, o jogo de volta acontece no próximo dia 24, na Arena da Baixada, em Curitiba. O Atlético se classifica vencendo, mas o empate sem gols ou por 1 a 1 também classifica o time paranaense. Já o VEC precisa de empate por três ou mais gols. A vitória também classifica o time rondoniense. Novo empate por 2 a 2 e a vaga será decidida nas penalidades. Quem seguir encara o vencedor de São Domingos-SE e Sampaio Corrêa-MA.


Vitória-ES 0 x 2 Bahia - BA

O Bahia não teve problemas para vencer o Vitória-ES, na capital capixaba, por 2 a 0 e eliminar a partida de volta pela primeira rodada da Copa do Brasil. Os gols da vitória foram marcados por Rodrigo Gral e Ananias.

O próximo adversário do Tricolor da boa terra será o Atletico-GO, que venceu o Assu-RN, por 3 a 0, eliminando o jogo de volta. O jogo acontecerá nos dias 17 ou 31 de março.


Corinthians-PR 1 x 0 Juventude - RS

Na primeira partida de sua história pela Copa do Brasil, o Corinthians-PR bateu o Juventude-RS e estreou com o pé direito na competição. O Timão paranaense venceu o confronto desta quarta-feira por 1 a 0, em jogo realizado no Estádio Janguito Malucelli, em Curitiba.

Os dois times voltam a campo no próximo dia 24, no estádio Alfredo Jaconi. O Juventude precisa de vencer por dois gols de diferença para conseguir a classificação. Caso faça o mesmo resultado do jogo de ida, a decisão vai para os pênaltis. Qualquer outra vitória alviverde por um gol de diferença, garante o Timãozinho.


Cerâmica-RS 1 x 1 Paraná - PR

O Cerâmica conseguiu segurar o Paraná e ficou no empate, por 1 a 1, com o time paranaense, no jogo de ida pela primeira fase da Copa do Brasil. Em duelo realizado na noite desta quarta-feira, os times ficaram na igualdade no Estádio Passo d'Areia, em Porto Alegre, já que o Cerâmica é de Gravataí, interior gaúcho. O gol do time mandante foi de Bruno Alex, enquanto que Pará empatou para o Tricolor.

Agora, os times voltam a campo no próximo dia 24, no Estádio Durival de Brito, em Curitiba. O time gaúcho joga pelo empate por dois ou mais gols, enquanto os paranaense podem empatar sem gols. Um novo empate por 1 a 1 leva a decisão da vaga para a cobrança de penalidades. O vencedor estará classificado. Quem avançar terá pela frente Brasília-DF ou Sport, que fazem o jogo de ida também no dia 24.


Votoraty - SP 4 x 0 Treze-PB

Numa tarde onde os zagueiros viraram artilheiros, O Votoraty goleou o Treze-PB, por 4 a 0, em Votorantim, na tarde desta quarta-feira, pelo jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil. O Tigre fez uma grande partida e o jogo que teve de tudo: lindos gols, confusão, cai-cai e fortes emoções.

A partida terminou aos 40 minutos do segundo tempo, depois que o Treze, que tinha sete jogadores em campo - teve quatro expulsos -, fez "cai-cai” e o árbitro acabou terminando o jogo antes do tempo regulamentar por número irregular de atletas do time paraibano.

Com este resultado, o Votoraty vai para o segundo jogo, dia 24 de fevereiro às 20 horas, no Estádio Amigão, em Campina Grande, podendo até perder por três gols de diferença que ainda fica com a vaga. Uma vitória do Treze por quatro a zero leva a decisão para os pênaltis. Vitória paraibana por mais de quatro gols de saldo, dá a vaga ao Galo da Borborema. Quem passar neste confronto pega o ganhador de Grêmio-RS e Araguaia-MT.

Nenhum comentário: