domingo, 6 de dezembro de 2009

Série A 2009: Encerrada temporada mas com euforia e baixarias...

Terror da torcida do Coritiba no Couto Pereira

Euforia - Festa do MENGO no Maraca...

O Campeonato Brasileiro deste ano foi o mais equilibrado dos últimos tempos, e a última rodada, disputada neste d
omingo, não fugiu à regra. Após levar um susto e sair perdendo para o Grêmio, o Flamengo virou e venceu por 2 a 1, ficando com o título e acabando com um jejum que já durava 17 anos. O Internacional goleou o Santo André por 4 a 1 e sentiu o gostinho do título por mais de uma hora, mas com a vitória flamenguista ficou com o vice-campeonato.

São Paulo e Cruzeiro venceram Sport e Santos, respectivamente, e completam o quarteto que disputará a Copa Libertadores. O time mineiro terminou em quarto e terá que disputar a Pré Libertadores. O Palmeiras, que ficou boa parte do campeonato na liderança, terminou em quinto e viu o sonho da América se transformar em pesadelo ao perder para o Botafogo, por 2 a 1.
Na parte de baixo da tabela, os cariocas Fluminense e Botafogo conseguiram o que parecia impossível e escaparam do rebaixamento. O Tricolor se livrou ao arrancar um empate sem gols com o Coritiba, enquanto o Botafogo escapou da queda ao bater o Palmeiras.

Festa no Maraca!
Quase 90 mil torcedores flamenguistas presentes no Maracanã vibraram com a vitória sobre o Grêmio, por 2 a 1. Mas o triunfo não foi nada fácil. O Grêmio surpreendeu e abriu o marcador com Roberson, mas David e Ronaldo Angelim balançaram as redes e viraram para o Fla, garantindo o título após 17 anos e a festa da massa.

Com o resultado, o Flamengo, que assumiu a liderança apenas na penúltima rodada, somou 67 pontos, contra 65 do Inter. Os dois clubes, mais Corinthians (campeão da Copa do Brasil) e São Paulo garantiram vaga na Libertadores. O Cruzeiro ficou com a pré-Libertadores. O Grêmio se despediu na oitava colocação, com 55 pontos.

De alegria a frustração!
O Internacional fez a sua parte e goleou o Santo André, por 4 a 1, neste domingo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Mas com a vitória do Flamengo sobre o Grêmio o título ficou na Gávea. O Colorado chegou a sentir o gostinho do título por mais de uma hora, mas a virada rubro-negra acabou com a festa.

Com isso, o Internacional terminou o Brasileirão como vice-campeão, com 65 pontos, mesma pontuação do São Paulo, mas com uma vitória a mais. O Santo André, por sua vez, não conseguiu o milagre de escapar do rebaixamento e está de volta à Série B. O clube paulista terminou na 18ª colocação, com 41 pontos.

Tricolor dá show, mas fica em terceiro
No Morumbi, o São Paulo não encontrou dificuldades para golear o Sport, por 4 a 0, com destaque para o matador Washington, autor de três gols na partida. O outro gol foi marcado pelo goleiro Rogério Ceni, em cobrança de falta. Apesar da goleada, o Tricolor ficou sem o título depois de ficar com a taça nos últimos três anos.

O São Paulo se despede do Brasileirão com 65 pontos, mesma pontuação do vice-campeão Internacional, que fica na frente pelo número de vitórias. O Sport, por sua vez, termina a competição de forma melancólica, e com mais uma derrota ficou com 31 pontos, na lanterna.

Alegria de um lado e tristeza de outro!
O Botafogo conseguiu se livrar do rebaixamento e, de quebra, ainda tirou o Palmeiras da Copa Libertadores da América de 2010. O Fogão bateu o Verdão, por 2 a 1, no Engenhão, e chegou aos gols da vitória no segundo tempo, com o zagueiro Wellington e com o atacante Jóbson. Robert descontou para o Palmeiras.

Dessa maneira, o Fogão chegou aos 47 pontos e encerrou sua participação na 15ª colocação, graças ao empate entre Coritiba e Fluminense, que rebaixou o time paranaense. Já o Palmeiras, que poderia até mesmo ser campeão, ficou sem a Libertadores, que era tido como prêmio de consolação,

Flu consegue milagre!
Há algumas rodadas todos colocavam o Fluminense como virtual rebaixado, e o time carioca chegou a ter 99% de chances de cair. Mas com uma reação incrível, o Tricolor escapou da queda ao empatar com o Coritiba, em 1 a 1, na capital paranaense. Marquinhos abriu o placar para o Flu, e Pereira empatou.

Com isso, o Fluminense terminou na 16ª colocação - a primeira fora da zona da degola - com 46 pontos, enquanto o Coritiba ficou com 45 pontos, em 17° lugar, e terá que disputar a Série B em 2010.

Confira os resultados dos jogos deste domingo:


São Paulo-SP 4 x 0 Sport-PE
Santos-SP 1 x 2 Cruzeiro-MG
Barueri-SP 0 x 0 Atlético-PR
Coritiba-PR 1 x 1 Fluminense-RJ
Internacional-RS 4 x 1 Santo André-SP
Flamengo-RJ 2 x 1 Grêmio-RS
Vitória-BA 2 x 2 Goiás-GO
Botafogo-RJ 2 x 1 Palmeiras-SP

Veja a classificação final!

Nenhum comentário: