terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Polícia: Delegado afastado é condenado...


Foi condenado a 35 anos e um mês de prisão o delegado da Polícia Civil e ex-superintendente do órgão, Francisco Carlos de Araújo Crisóstomo. A Justiça Federal do Ceará proferiu a sentença por meio do juiz Danilo Fontenelle Sampaio, da 11ª Vara.

O delegado estava afastado de suas funções e é acusado de praticar crimes contra a administração ambiental e contra o meio ambiente. A denúncia partiu do Ministério Público Federal e Crisóstomo agora deve recorrer contra a decisão da Justiça.

Conforme informa edição do jornal Diário do Nordeste desta terça-feira (07), “o processo contra o delegado derivou de uma mandado de busca e apreensão realizado por ocasião da ‘Operação Arca de Noé’, que prendeu um grupo de 14 pessoas que controlavam a organização ´Paratodos´, responsável pelo jogo do bicho no Ceará por mais de 30 anos”.

Busca
Em outubro do ano passado, agentes da Polícia Federal e fiscais do Ibama realizaram a busca na casa do delegado, situada no bairro Maraponga, e acharam dezenas de pássaros silvestres, além de 83 galos de briga que eram usados em rinhas. Ainda de acordo com o Diário, os animas são de 19 espécies da fauna silvestre brasileira. Entre eles havia uma Ararajuba, que, segundo o Ibama, está na lista dos que correm risco de extinção. Por conta disso, a PF abriu inquérito, que se transformou no processo. Na mesma operação, Crisóstomo e os controladores da organização ´Paratodos´ são investigados por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e lavagem´ de dinheiro.

Nenhum comentário: