quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Nos pênaltis, River Plate-URU surpreende e avança às semifinais...

  Foto: AP

O River Plate segue surpreendendo na Copa Sul-Americana e conseguiu na noite desta quarta-feira o que parecia impossível. Atuando fora de casa, o time uruguaio derrotou o San Lorenzo pelo placar de 1 a 0, empatou o confronto e, nos pênaltis, superou os argentinos por 7 a 6. Dessa forma, os vencedores conquistaram uma vaga na semifinal da competição continental.

Na próxima fase, o River Plate terá pela frente o vencedor do duelo entre o Vélez Sarsfield, da Argentina, e a LDU, do Equador, que se enfrentam nesta quinta-feira, na altitude de Quito. O primeiro confronto entre argentinos e equatorianos, realizado no último dia 20, em Buenos Aires, terminou empatado por 1 a 1.

Depois de vencer a primeira partida por 1 a 0, em pleno Estádio Centenário, em Montevidéu, o San Lorenzo começou o confronto acuado e pressionado pelo surpreendente River Plate. Logo nos primeiros minutos, os visitantes chegaram três vezes com perigo ao gol de Pablo Migliore. A melhor oportunidade criada ocorreu aos sete minutos, quando Córdoba disparou uma bomba e quase abriu o marcador.

Os argentinos, com a vantagem no confronto, passaram a administrar a posse de bola e controlar a partida. Contudo, a pouca criatividade do meio-campo do San Lorenzo impedia a criação de jogadas perigosas contra a meta do River Plate. Dessa forma, o primeiro tempo acabou sendo caracterizado pela falta de ambição dos argentinos, contrapondo ao espírito de luta dos uruguaios, que superava a falta de qualidade ofensiva.

Os visitantes acabaram sendo presenteados logo no primeiro minuto do segundo tempo. O meia Richard Porta aproveitou passe errado do experiente meio-campista Kily González, driblou o zagueiro e tocou na saída de Migliore. O resultado obrigava o San Lorenzo a partir para o ataque, forçando uma decisão por pênaltis em pleno estádio Nuevo Gasómetro.

O gol do River Plate aumentou a qualidade da partida e, principalmente, a vontade do San Lorenzo dentro de campo. Contudo, a boa marcação e aplicação tática dos uruguaios impediam qualquer tipo de avanço dos argentinos dentro de campo. Dessa forma, a decisão de uma vaga à semifinal acabou decidida nos pênaltis.

No desempate, Bottinelli parou em Dos Santos, logo a primeira cobrança do San Lorenzo, e deu a vantagem ao River Plate. Contudo, Rodríguez tentou bater com categoria, mas acertou a trave, colocando os argentinos novamente no confronto. Porém, naa oportunidade seguinte, Domínguez isolou. Nas cobanças alternadas, Dos Santos defendeu e garantiu os uruguaios nas semifinais.

Nenhum comentário: