segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Estatísticas da Série B - Quem está próximo do acesso...


O Vasco da Gama foi o primeiro clube a conquistar o acesso à elite do Brasileirão de 2010. Na tarde de sábado, o time carioca venceu o Juventude, por 2 a 1, no Maracanã, pela 34ª rodada do Brasileiro da Série B, e chegou aos 70 pontos, na liderança. Assim, o time carioca não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado, o Figueirense, que soma 57 pontos, mas restam somente mais 12 pontos em disputa. Agora, restam apenas mais três lugares no acesso à elite de 2010 e cinco times ainda possuem chances matemáticas de conquistar uma vaga. O matemático Tristão Garcia, do site Infobola, traz a projeção das chances de cada um dos seis que ainda estão na disputa por uma vaga no Brasileirão do próximo ano, isso restando apenas mais quatro jogos.

O vice-líder, Ceará, que soma 63 pontos, é o que tem mais chances para subir. O time cearense aparece com 93% de chances, segundo o matemático. O terceiro colocado, Guarani, com 62 pontos, também está muito bem cotado para conquistar o acesso, pois aparece com 90% de chances. Com isso, os dois clubes devem consolidar às vagas na elite nas próximas rodadas.

A luta pela quarta colocação está agitada. O Atlético-GO atual quarto colocado, com 58 pontos, aparece com 58 pontos, seguido de Figueirense, com 33%, e Portuguesa, com 25%. Figueira e Lusa têm a mesma quantidade de pontos, 57, mas os matemáticos entendem que a tabela do time catarinense é mais fácil. Com 52 pontos, a Ponte Preta ainda alimenta 1% de chances para subir.

Confira as chances de acesso:
Ceará - 93%
Guarani - 90%
Atlético-GO - 58%
Figueirense - 33%
Portuguesa - 25%
Ponte Preta - 1%

Nenhum comentário: