quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Clássico decisivo para ambos...

Clique para Ampliar

Alvinegros e tricolores, que nesta temporada já se enfrentaram sete vezes, voltarão a campo no fim de semana, às 21h (Foto: BLOG ALS)

Clique para Ampliar

Julgamento no STJD, na próxima sexta-feira, pode tirar o goleiro Lopes do Clássico-Rei

Clique para Ampliar

Gramado do castelão, que em abril deste ano já passou por reformas, estará em nível 1 no Clássico (Foto: BLOG ALS)

Pelo menos em outras três oportunidades, Ceará e Fortaleza, já nesta década, jogaram em horários indigestos

A falta de bom senso da CBF conseguiu de uma só vez desagradar alvinegros e tricolores. Assim, o último Clássico-Rei de 2009, acontecerá às 21h, do sábado, o que já provocou revolta em torcedores e dirigentes.

Não era por menos. O Ceará está no G4 há 13 rodadas, e vem de ótima vitória sobre o Campinense, na Paraíba. Enquanto, o Fortaleza, que deixou a lanterna, chega ao clássico com duas vitórias seguidas e pode até sair da zona de rebaixamento.

Mas horários esdrúxulos para o maior duelo do futebol cearense não são novidades.

Como não se lembrar da decisão do 2º turno do Estadual de 2004. O duelo, que terminou com a vitória do Vovô por 1 a 0, aos 44 do 2º tempo, gol de Zezinho, foi disputado em um horário parecido: às 20h30min.

O resultado provocaria a marcação de mais dois jogos decisivos entre as duas equipes para definir o campeão cearense de 2004. Só que as partidas nunca aconteceram e, em 2005, o Fortaleza foi declarado campeão pelo Justiça desportiva.

O que poucos se recordam talvez é que naquela mesma (e conturbada) competição, a final do 1º turno - que marcou a vitória do Tricolor do Pici por 4 a 2 - foi decidida numa segunda-feira à noite, também às 20h30.

A data, inicialmente marcada para a decisão, foi no dia anterior, domingo. Porém, as fortes chuvas que caíram na Capital naquele dia, acabaram forçando a FCF a remarcar a partida.

Mas, inusitado mesmo, foi o horário do Clássico-Rei do dia 28 de outubro de 2001, pela Série B do Brasileiro. O jogo terminou 3 a 3, mas, para muitos, a maior lembrança deve ter sido do forte calor nas arquibancadas do Estádio Presidente Vargas, já que o duelo começou às 10h de uma manhã de domingo. O motivo: questões de segurança. Agora, até a Polícia Militar vê com preocupação a realização de um clássico desse porte, para um sábado, às 21h.

CASTELÃO
Grama sofrerá corte especial para sábado

A pedido dos dois clubes - Ceará e Fortaleza, a administração do Estádio Castelão vai cortar a grama no chamado nível um, o mais raso possível.

Segundo o titular da Secretaria de Esportes (Sesporte), Ferruccio Feitosa, dessa maneira, "a bola corre mais e o gramado fica mais leve". O campo de jogo também sofrerá um tratamento à base de germicidas.

Ferruccio Feitosa reconhece que o gramado tem deficiências, mas lembra que o problema só será resolvido com a reforma do Castelão, quando toda a drenagem e a grama serão mudadas. Para o secretário, pelo fato de estar recebendo todos os jogos dos times cearenses na Série B do Campeonato Brasileiro, o gramado "tem suportado bem a carga excessiva".

SEGURANÇA
Major George Benício pede mais ônibus para a partida

Um Clássico-Rei sempre exige um cuidado maior por parte das autoridades envolvidas em sua organização. Quando ele ocorre em uma noite de sábado, as medidas de prevenção devem ser ainda maiores.

Quem reforça essa afirmação é o major da Polícia Militar, George Benício, que será um dos responsáveis pela segurança da partida. Embora o comandante afirme não poder divulgar detalhes do planejamento para a partida - pois o mesmo ainda não foi concluído e só será apresentado na tarde de hoje, à imprensa, na já tradicional reunião para definir o esquema de segurança para o clássico -, ele faz uma ponderação a respeito da volta para casa dos torcedores. "Temos que saber se as empresas vão colocar mais ônibus à disposição. Porque você imagine, num jogo desses, que acaba às 23 horas, de umas quarenta mil pessoas, talvez umas quinze mil vão se deslocar de transporte coletivo. Tudo isso acaba afetando nosso planejamento".

O major afirma que o efetivo de policiais militares deverá permanecer semelhante ao que vem sendo empregado nos Clássicos-Rei de 2009.

DÚVIDAS
Ceará pode ter Vidal e ficar sem Lopes

Além das ausências do zagueiro Fabrício e do volante Heleno, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o time do Ceará pode ficar no Clássico-Rei sem o goleiro Lopes, que será julgado na próxima sexta-feira pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD, assim como o próprio clube, em virtude dos acontecimentos gerados a partir da validação do gol de mão do atacante Wellington Dias, no jogo em que o Vovô perdeu por 1x0 para o Paraná.

O titular da meta da equipe de Porangabuçu pode pegar de um a três jogos de suspensão, se punido. Havia a expectativa de que, como o julgamento será na sexta-feira, a pena só passasse a valer a partir do primeiro dia útil seguinte. Entretanto, o artigo 133 do CBJD prevê o cumprimento 24 horas depois. Por outro lado, o lateral esquerdo Fábio Vidal, segundo o médico Henrique César, se recuperou da luxação no ombro esquerdo e está à disposição do técnico Paulo César Gusmão.

A delegação do Ceará chegou no início da noite de ontem, de Campina Grande, em virtude de várias escalas. Muitos torcedores compareceram ao Aeroporto Internacional Pinto Martins para receber os jogadores. O elenco se reapresenta, hoje de manhã, em Porangabuçu.

32 MIL INGRESSOS
Venda antecipada começa hoje

Uma carga inicial de 32 mil ingressos para o Clássico-Rei do próximo sábado, será colocada à venda de forma antecipada a partir das 9h de hoje.

Os pontos de comercialização são as sedes de Ceará e Fortaleza e as lojas da Cearamor. Como o mando de campo é do Alvinegro, seus sócios-torcedores não pagarão, ao contrário dos leoninos. Os preços são R$ 20,00, cadeira superior e R$ 40,00, cadeira inferior.

Nenhum comentário: