terça-feira, 1 de setembro de 2009

Série B: confira as chances de Ceará e Fortaleza para acesso e 'degola'...

Ceará está bem cotado para conseguir o tão sonhado acesso, Fortaleza tem que reagir para escapar da degola.

O BLOG ALS, realizou uma pesquisa nos dois principais sites nacionais de estatística para saber as chances de Ceará e Fortaleza na Série B. Atualmente, enquanto o Vozão está bem na tabela, na 4º colocação e abrindo o G4, o Tricolor está mal das pernas, na 18º posição, amargando a zona de rebaixamento.

Vozão tem 1,2% de chances de levantar a taça
Nos dois sites, as porcentagens de um dos clubes serem campeões é mínima. Mesmo o Ceará, bem melhor colocado, aparece com poucas chances. Segundo o Chance de Gol, o Vozão tem 1,2% de chances de levantar a taça. Já o Tricolor, com 15 pontos a menos que o Alvinegro, aparece com apenas 0,01% de chances de terminar em primeiro, segundo o mesmo site.
nfobola: Fortaleza não teria mais chances de garantir vaga à Série A

Já as porcentagens de subir para a Série A, pelo menos para o Ceará, são bem mais alentadoras. O Infobola aponta que o Vovô tem hoje 66% de chances de garantir o acesso, enquanto o Fortaleza não teria mais chances. O Chance de Gol é ainda mais otimista em relação ao Ceará, apontanto o time de PC Gusmão com 73,2% de chances de subir, enquanto o Fortaleza ainda teria 0,10% de conseguir, numa grande reação na reta final, garantir a subida.
Leão com 59% de chances de cair para Terceirona; Ceará livre do pesadelo

Quando o assunto é o rebaixamento, o Fortaleza tem muito com que se preocupar. O Tricolor, segundo o Chance de Gol, tem 33% de chances de cair. Já o Infobola traz números bem mais preocupantes para a equipe de Márcio Araújo, apontando 59% de chances do descenso.

Do lado alvinegro, a situação é bem tranquilo em relação a isso. O Chance de Gol afirma que ao Ceará só resta menos de 0,01% de chances de cair, enquanto o Infobola considera nula a chance da equipe ser rebaixada.
RETROSPECTIVA
Histórico de acessos e descensos

Porcentagens à parte, quantos pontos precisam os clubes cearenses para conseguir escapar do rebaixamento e garantir o acesso à primeira divisão em 2010? Vamos então a um comparativo com os três últimos anos.

De 2006 a 2008, o último clube rebaixado - ou seja, o 17º colocado - fez, respectivamente, 44, 45 e 45 pontos. Já o último clube que garantiu o acesso - ou seja, o 4º colocado - fez, nesses anos, respectivamente 61, 59 e 63.

CÁLCULO 1 - 8 vitórias para o Ceará subir - Nesse prognóstico, com 37 pontos, o Ceará precisaria de cerca de 8 vitórias nos 17 jogos restantes para se garantir na Série B no ano que vem. Para subir, seriam necessários entre 22 e 26 pontos.

CÁLCULO 2 - 8 vitórias para o Leão seguir na Série B - No caso do Fortaleza, atualmente com 22 pontos, para escapar da degola, a equipe necessita de cerca de 8 vitórias dos 17 jogos restantes.

CÁLCULO 3 - 13 vitórias em 17 jogos para o Leão subir - Para subir de divisão, seriam necessários de 37 a 41 pontos, nos 51 pontos ainda em disputa. Ou seja, Leão teria que vencer 13 dos 17 jogos restantes.

Um comentário:

gerniel disse...

reage fortaleza vms pelo menos ficar na segunda